Populares Mês

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Meus caros amigos, Dragões como eu, é um facto que o jogo da nossa equipa perdeu brilho, fulgor, intensidade. É inquestionável e disso temos todos dado conta nos últimos tempos: aquele futebol bonito, tricotado, que chegou a empolgar, aparece pouco, apenas a espaços e como foi o caso de ontem, só durou 25 minutos. Também é notório que há um desgaste físico e emocional, a confiança não abunda e a falta que fazem jogadores nucleares, como são Falcao e Álvaro Pereira, é mais que evidente. Mas se tudo isso é verdade, também temos de valorizar o que de bom temos feito no campeonato, agora Liga Zon Sagres e aí, a nossa "performance" é notável: em 19 jogos, 17 vitórias e 2 empates, com 44 golos marcados, 7 sofridos e um avanço, para o 2º classificado, de 11 pontos, embora com um jogo a mais. Mais, ultrapassar as crises exibicionais a ganhar, também tem que ser enaltecido e destacado.

Serve esta introdução para dizer o seguinte: mesmo quando os dados são estes, a propaganda vermelha não abranda, não desiste e usa todos os meios possíveis e imaginários para, aproveitando o mau momento, exibicional apenas, repito-o, dividir, lançar a confusão, desestabilizar. São jogadores que vão para aqui e para ali; são entrevistas programadas para a altura mais conveniente; são colunistas e paineleiros sempre com a mesma agenda; e agora, é uma onda de boatos, espalhados pelos pasquins mais propensos a divulgá-los, dizendo isto e aquilo, colocando em causa o bom nome e o profissionalismo dos nossos jogadores. Ontem recebi um mail, de um amigo, sobre os boatos que envolvem Walter, Souza e Falcao. A minha resposta foi, mais coisa menos coisa, esta: "vamos lá filtrar o que é notícia do que são boatos que, têm origem em agências de comunicação a trabalhar para o clube do regime e que são colocados em pasquins rascas, sem vergonha e sem pudor, sempre muito solícitos e prontos a propagandeá-los, com o objectivo claro, de dividir e confundir."
Vai uma aposta, como esta semana vão estar na berra o portismo do Domingos; amizade Pinto da Costa, António Salvador; e a transferência, hipotética, de Lima para o F.C.Porto?

Meus caros amigos, Dragões como eu, uma coisa é discutirmos a qualidade do nosso jogo, as opções do nosso treinador, outra coisa é deixarmo-nos impressionar por boatos que, quem anda nisto há muito tempo, já está mais que habituado e aparecem sempre em alturas decisivas. Alguém tem dúvidas que estamos na hora das grandes decisões? Braga e a eliminatória frente ao Sevilha, vão dizer muito do que vai ser a parte final da temporada portista.
Eu acredito que daremos uma resposta à altura das circunstâncias, uma resposta à Porto. Mas é fundamental recuperar a confiança, a alma e a crença que demonstamos em vários momentos, principalmente, até ao jogo frente ao Benfica e terminou com o histórico, 5-0. 

Nota final: para mim e para a maioria dos portistas, é notório que falta um ponta-de-lança ao jogo portista e Walter nem para o banco vai. É estranho, mas meus caros amigos, Dragões como eu e como tese: tudo que acontece no interior de um grupo de trabalho é para resolver no interior do grupo de trabalho e não na praça pública. Não sei as razões porque "Bigorna", tão elogiado, nem sequer é convocado, mas acredito que devem haver razões que o justifiquem. Confiemos e não especulemos.

PS - Meus caros amigos, digam-me como se deve tratar um tipo, dito jornalista, de nome Manha, que diz e cito de cor: "o árbitro deu um concerto de apito, perto de 50 faltas, com o objectivo do jogo ter um ritmo baixo que interessava ao F.C.Porto..." Nem precisam de me dizer, eu sei que pensam como eu...

Aos responsáveis do meu clube, pergunto: acham que isto é jornalismo? Não é, pois não? Então porque esperam para denunciar este indivíduo junto de quem de direito, deixando bem claro que vão tomar todas as providências para que este javardo - sim javardo! - não volte a colocar os pés no Dragão? Sempre fomos um clube de luta, de combate, que não tem medo de nada e de ninguém. Ultimamente, contra a vontade de muitos e a nossa história mais recente, permitimos tudo e mais alguma coisa, na esperança que passemos a ter uma imagem melhor. Meus amigos, será que ainda não perceberam que o F.C.Porto, neste país, é preso por ter cão e preso por não ter? Não perceberam ainda, que só seremos bonzinhos quando deixarmos de ganhar? Façam-se respeitar!

O que disse para o Manha, aplica-se ao caniche branquinho, delgadinho e às pintinhas vermelhas.

Não acredito que o Lima, do S.C.Braga venha para o F.C.Porto e ponto final.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset