Populares Mês

segunda-feira, 12 de setembro de 2011


Ela aí está, a prova rainha da UEFA, a Champions League. O F.C.Porto, melhor clube português e que mais participações tem na prova, inícia amanhã a 16ª, defronta os ucranianos do Shakhtar, clube que traz belas recordações, quando, na já longuínqua época de 1983/84 e para os quartos-de-final da falecida Taça das Taças, o defrontamos e eliminamos - na altura não se chamava Shakhtar, mas Shaktior Donetsk e os resultados foram, 3-2 nas Antas, 1-1 na Ucrânia.
Era o nascimento do F.C.Porto como grande clube europeu, um clube que daí para a frente ousou e ganhou coisas muito importantes, tornando-se naquilo que nessa altura era apenas um sonho, de muito poucos, o clube português com mais títulos internacionais. Também o Shakhtar mudou muito e não foi só no nome. De equipa praticamente desconhecida em 1984, os ucranianos são, neste momento, uma das mais fortes equipas europeias, uma equipa recheada de belíssimos jogadores, muitos brasileiros, dos melhores - Jadson, L.Adriano, Douglas Costa, por exemplo -, um treinador experiente e competente, M.Lucesco. Portanto, apesar da história do F.C.Porto frente a equipas da Rússia ou das suas ex-repúblicas, ser francamente positiva, só um bom Porto, um Porto das grandes noites europeias, pode aspirar a ganhar e iniciar da melhor maneira uma prova onde tem grandes responsabilidades e quer chegar longe. O ensaio geral frente ao V.Setúbal, deu boas indicações, indicações que esperamos ver confirmadas amanhã, 19:45, no mais belo estádio do mundo. Estarei lá e espero, no mínimo, tanta gente como no encontro com a equipa sadina... A equipa precisa e merece o nosso apoio.

O árbitro é o alemão Felix Brych, auxiliado pelos seus compatriotas, Thorsten Schiffner e Mark Borsh.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Bracali
Defesas, Fucile, Otamendi, Mangala, Maicon e Alvaro;
Médios, Souza, Fernando, Moutinho, Belluschi e Defour,
Avançados, Varela, James, Hulk, Kléber, Djalma e C.Rodríguez.

Dossier de imprensa da UEFA, sobre o jogo.

Equipa provável
Antevisão de Vítor Pereira:
FC Porto nunca perdeu na estreia em casa
"Grande responsabilidade. Se nunca perdeu, também não pode perder comigo. O Shakhtar é uma grande equipa europeia, vencedora da Taça UEFA, uma equipa que levou o Barcelona a prolongamento na supertaça, jogadores com muita qualidade, de selecção brasileira. Um clube e uma equipa que nos vai criar problemas, mas estaremos em condições de dar a resposta à altura. As soluções que apresentaremos amanhã serão de grande qualidade e a equipa estará à altura do jogo".

Objectivos para a Liga dos Campeões
"Partimos com a ilusão de fazer a melhor Champions possível. Estamos claramente em crescendo em termos de qualidade de jogo. Partimos confiantes e acreditamos ser possível seguir em frente e chegar à próxima fase".

Regresso à Champions
"Depois de uma época de muito sucesso na Liga Europa, vamos ter agora nova exigência, numa competição mais forte. O que fizemos no passado não significa nada se não dermos continuidade. Estamos a crescer como equipa, para nos tornarmos mais agressivos e acreditamos muito no nosso trabalho e na qualidade dos nossos jogadores e apesar das dificuldades que os adversários nos colocarão acreditamos estar em condições de dignificar um passado de sucesso que este clube tem".

Rolando e Guarín castigados
"Preferia poder contar com toda a gente, não nos vamos agarrar a isso e quem amanhã jogar vai com certeza dar resposta à altura de um jogo destes. O nível competitivo em termos de treino é enorme, os jogadores estão habituados a competir entre eles, e julgo que vai ser mais um jogo importante, de grande qualidade, pelo valor das duas equipas. Esperamos que amanhã, com a nossa massa associativa a apoiar-nos, proporcionarmos um grande espectáculo e garantir a vitória".

Ambiente mágico da Liga dos Campeões
"Jogar uma Champions é o sonho de qualquer treinador. Vi muitos jogos na bancada e não há ambiente mais mágico que o da Champions. É uma competição que reúne os melhores jogadores, as melhores equipas, que cria um ambiente diferente das outras provas. É um orgulho estar aqui, saberia que esse dia chegaria, para participar com o nosso jogo de qualidade, dinâmico e agressivo. Sabemos que estamos muito no início e acreditamos num jogo de qualidade, mas sabemos que vamos defrontar uma grande equipa. O Shakhtar pode não ter o impacto de outros emblemas, mas neste momento é das equipas mais poderosas da Europa e quem está por dentro do futebol não tem dúvidas sobre isso. Foi para isto que trabalhei a minha vida toda".

Ausência de Sapunaru
"O Sapunaru é um profissional que só não joga se não puder mesmo, que quer fazer os jogos todos, mas não está em condições porque veio com uma lesão da Roménia. Temos pena que não possa fazer parte das opções".

Comissão de arbitragem vai fazer avaliação pública?
"As questões da arbitragem deixo para o senhor Vítor Pereira, mas espero que como no ano passado haja uma avaliação de cinco em cinco jornadas e estou curioso para perceber se há uma relação entre os clubes que mais protestam a as arbitragens".


E de James Rodríguez:
Shakhtar com qualidade no ataque
"Amanhã creio que vai ser uma partida complicada, o Shakhtar tem jogadores de muita qualidade no ataque, mas nós também temos qualidade, vai ser um bom jogo".

FC Porto vai tentar vencer
"Todos são bons e vêm cá para fazer um bom jogo, mas nós também somos fortes e vamos tentar fazer bom jogo e ganhar".

Primeiro a vitória, depois os golos
"Temos de pensar primeiro em que ganhe o FC Porto, mas se fizer golos também será bom. O primeiro objectivo é sempre o FC Porto ganhar. Para mim será especial jogar a Champions e amanhã esperamos que corra tudo bem. Nos últimos três jogos estive a bom nível e consegui fazer golos. Tentamos sempre para que saia tudo da melhor maneira".

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset