Populares Mês

sexta-feira, 29 de novembro de 2013


Plagiando o Jorge do Porta 19, mas dizendo ouve lá ó Paulo, como não és cego, nem surdo e tenho-te como um profissional e homem sério e não um bazófias que nunca seria capaz de dizer, como tu disseste: " O meu futuro não é importante, importante é o F.C.Porto"; como tenho a certeza que já percebeste que os adeptos portistas não vão em conversa da treta; mesmo sabendo que muitas vezes o discurso parece absurdo para fora e faz sentido para dentro; já deves ter percebido que estás a ver um filme a cores, quando muitos, eu incluído, vêem um a preto e branco. Assim, creio que concordarás comigo que não podemos, jogo após jogo, cometer os mesmos erros defensivos; ter a mesma ineficácia ofensiva; jogar bem umas vezes a primeira-parte, outras a segunda; estar a ganhar por um e não ir à procura do outro que garanta a tranquilidade; continuar a errar uma enorme quantidade de passes; raramente fazer o último passe em condições; fazer 60 remates, mas só 10% na direcção da baliza; ter 17 cantos e tirar muito pouco proveito disso; pressionar só com o Lucho; meter pouca gente no apoio a Jackson; seres reactivo e não não pró-activo no banco; pior que tudo, desperdiçar pontos frente a equipas muito inferiores ao F.C.Porto. Portanto, meu caro, como não sei, porque não sei qual o termo de comparação, o que queres dizer quando falas em evolução - se a bitola for Belém, esquece...-, chegou a hora de pedir, se não melhoria nos pecados que enunciei, que haja evolução nos resultados e voltemos às vitórias. Nesta altura já me contento apenas com isso e não é pedir muito, concordarás.
Ah, meu caro Paulo, já disse, mas repito: gosto de treinadores convictos e que quando acreditam no seu trabalho, não mudam à primeira, nem segunda contrariedade. Mas, atenção, não gosto de treinadores teimosos e que só mudam quando batem com a cabeça na parede. Utilizando o teu critério e o teu desprendimento sério, termino dizendo que para bem do F.C.Porto em primeiro lugar e para teu bem, no final do jogo frente à Académica é fundamental que cantemos: Coimbra tem mais encanto, vestida de azul e branco...

O árbitro é João Capela, auxiliado por Ricardo Santos e Pedro Felisberto
 
Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Carlos Eduardo, Quintero, Defour e Herrera;
Avançados, Jackson, Licá, Ricardo, Varela e Josué.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Josué e Lucho; Varela, Jackson e Licá.
 

Estatísticas e curiosidades em torno do Académica - F.C.Porto:
No próximo sabado em Coimbra, o Académica - F C Porto será o jogo nº 62 realizado entre ambos na cidade de Coimbra, podemos mesmo considerá-lo um Clássico do Futebol Português, pese embora alguns hiatos, mormente no pós Revolução de Abril, períodos esses em que a Académica mergulhou na II Liga ou II Divisão Nacional. O F C Porto nesses 61 confrontos em Coimbra ganhou 39 jogos, empatou 12 duelos e saiu derrotado em 10 jogos; marcou 108 golos e sofreu 52 golos. Nos últimos 20 confrontos do F C Porto em Coimbra o saldo é francamente positivo, o FC Porto vence 16 deles e apenas empata 4 jogos. Porém, a tendência acentua-se nas ultimas 10 temporadas consecutivas, 9 vitórias do F C Porto e apenas 1 empate.
Vejamos então resultados e marcadores respectivos, dos ultimos 20 duelos do F C Porto em Coimbra com a Académica para o campeonato:  
1977/78 - Académica 0 - FC Porto 0
1978/79 - Académica 0 - FC Porto 2, golos: Gomes 2 e Vital.
1980/81 - Académica 0 - FC Porto 0
1984/85 - Académica 0 - FC Porto 3, golos: Gomes, Vermelhinho e Jaime Magalhães.
1985/86 - Académica 1 - FC Porto 2, golos: Futre e André.
1986/87 - Académica 1 - FC Porto 3, golos: Gomes 2 e André.
1987/88 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Raudney.
1997/98 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Auto-golo.
1998/99 - Académica 0 - FC Porto 2, golos: Zahovic e Rui Barros.
2002/03 - Académica 1 - FC Porto 1, golo: Derley.
2003/04 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Mc Carthy.
2004/05 - Académica 0 - FC Porto 0
2005/06 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Hugo Almeida.
2006/07 - Académica 1 - FC Porto 2, golos: Bruno Alves e Adriano.
2007/08 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Lucho.
2008/09 - Académica 0 - FC Porto 3, golos: Rolando, Lisandro e Mariano.
2009/10 - Académica 1 - FC Porto 2, golos: Bruno Alves e C Rodriguez.
2010/11 - Académica 0 - FC Porto 1, golo: Varela.
2011/12 - Académica 0 - FC Porto 3, golos: James, Walter e Guarín.
2012/13 - Académica 0 - FC Porto 3, golos: Mangala, Danilo e Castro.

Curiosidades:
Nos ultimos 20 confrontos entre a Académica e FC Porto em Coimbra, o resultado mais comum foi a vitória do FC Porto por 1-0, foi essa a tendencia em 6 jogos.
Pedroto, Villas Boas e Pedro Emanuel, todos eles começaram as suas carreiras como treinadores principais ao mais alto nível justamente na Académica. Mas também Domingos Paciência, Jorge Costa ou José Guilherme (actual Treinador dos Sub17 do FC Porto) tiveram também passagens como técnicos principais da Briosa.

Carlos Simões e o esquerdino Costa chegaram ao FC Porto nos anos 70 e oriundos da Académica,  ambos se sagraram Campeões Nacionais com o FC Porto de Pedroto.
Os laterais esquerdos Lino e Rafa chegaram ao FC Porto oriundos da Académica, sagrando-se ambos em períodos diferentes Campeões Nacionais pelo FC Porto. Curiosamente, em Coimbra mora um interessante lateral esquerdo brasileiro com nome de musico, Djavan, oportunidade também para observar e atentar jovens valores que emergem no futebol português.

A ultima derrota do FC Porto para o campeonato em Coimbra aconteceu a 15 de Novembro de 1970  (derrota por 3-2), mas foi também a 19 Novembro de 2011 que o FC Porto perdeu em Coimbra para a Taça de Portugal e por "gordo" 3-0. Não, não há aqui qualquer superstição do "gato preto" de Novembro e de Coimbra, todavia o FC Porto joga Sabado em Coimbra no dia 30 de Novembro!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset