Populares Mês

domingo, 24 de novembro de 2013


Não coloco em causa as capacidades de Paulo Fonseca, a sua dedicação e o seu profissionalismo, muito menos digo: com este treinador não vamos a lado nenhum, portanto deve sair. Também não sou do tipo que quando os resultados não surgem a culpa é só do treinador. E tenho bem a noção das exigências, não exijo que o F.C.Porto ganhe a Champions League, goleie e dê show de bola em todos os jogos. Pelo contrário, sou um adepto realista, com a noção das limitações que existem e das dificuldades que é treinar o Melhor Clube Português. Apenas transmito, sempre de boa-fé, aquilo que constato.

Ontem depois de ter finalizado e publicado o post, enviei um SMS a um amigo, dizendo das minhas preocupações, pelo(s) empate(s), como é óbvio, mas mais do que isso e na sequência da preocupação manifestada no post, sobre a evolução que Paulo Fonseca viu e eu não vi. A resposta foi: "Não, o pior foi mesmo o empate". Não concordo e é isso que vou tentar explicar porquê:
É mentira que no jogo de ontem continuamos a errar muitos passes? Não
É mentira que falhámos quase sempre no momento de soltar a bola e no último passe, a chamada assistência para golo? Não
É mentira que muitas vezes e em condições favoráveis, dávamos um toque a mais, perdíamos a possibilidade de desequilibrar e aproveitar a desorganização do Nacional, pior, ao perder a bola fomos apanhados em contra-pé, principalmente pelo lado esquerdo? Não.
Não voltamos a ser pouco contundentes no último terço do campo, pouco eficazes e daí, apesar do domínio e da percentagem da posse de bola, oportunidades flagrantes apenas duas, uma de Lucho logo após o 1º golo e outra já no último minuto do tempo de descontos, por Jackson? Sim.
Idem para os muitos cantos e remates. Tantos cantos e tantos remates e apenas 1 golo?
Não voltamos a cometer erros primários? Sim.
Então como se pode falar em evolução, se os erros e os defeitos no jogo de ontem, são os piores, daqueles que custam pontos? Não, eu não vi evolução e fico preocupado quando o treinador diz que viu. Um bom diagnóstico é fundamental para saber as melhores terapias a receitar e quando Paulo Fonseca vê evolução tenho receio que tudo vá continuar na mesma... A não ser que a bitola esteja muito baixa e qualquer evolução, mesmo que a qualidade fique abaixo dos mínimos exigíveis, já seja motivo de satisfação.
Sinceramente, acho que passa muito por aqui, pela falta de consciência do que é a cultura do F.C.Porto, um dos problemas que o treinador dos Dragões tem de resolver rapidamente.
Este post é de um portista que não se conforma, mas que vê conformismo em muitos portistas que já estão na fase de encolher os ombros. Não, não é por aí, vamos melhorar, temos de melhorar.


Quando alguns abutres já esvoaçavam e esfregavam as mãos, Pinto da Costa recuperou rapidamente e ontem lá estava no seu lugar na Tribuna do Dragão. Os GRANDES LÍDERES são assim. Pena que as suas tropas não tenham o seu estofo, a sua garra, determinação e vontade de vencer. Ontem tínhamos de ganhar, por todos os motivos e mais um: o regresso do Presidente.

Para analisar com calma e ponderar, este resumo/artigo de PT. Sempre que houve chicotada não fomos Campeões:
Decorridas 13 temporadas desportivas neste Século XXI (de 00/01 a 12/13), estamos portanto na 14ª época desportiva neste século, vamos avaliar classificões e pontuações respectivas do F C Porto à 10ª jornada e posteriormente identificar Classificação Final do nosso Clube.

O F C Porto em 13 temporadas neste Século, ganhou 9 Campeonatos, foi 2 X Vice Campeão e 2 X 3º Classificado.
Avaliando os 9 Portos Campeões à 10ª Jornada :
02/03 24 pontos, FCP era 1º, F C Porto de Mourinho Campeão!

03/04 28 pontos, FCP era 1º, F C Porto de Mourinho Campeão!
05/06 21 pontos, FCP era 3º, F C Porto de Adriaanse Campeão!
06/07 25 pontos, FCP era 1º, F C Porto de Jesualdo Campeão!
07/08 26 pontos, FCP era 1º, F C Porto de Jesualdo Campeão!
08/09 20 pontos, FCP era 3º, F C Porto de Jesualdo Campeão!
10/11 28 pontos, FCP era 1º, F C Porto de Villas Boas Campeão!
11/12 24 pontos, FCP era 1º E-aequo F C Porto de Vítor Pereira Campeão!
12/13 26 pontos, FCP era 1º Ex aequo, F C Porto de Vítor Pereira Campeão!

Ilacção 1ª:
Em 05/06 com Adriaanse e em 08/09 na 3ª temporada de Jesualdo, o F C Porto era 3º Classificado à 10ª Jornada, mas foi Campeão!
Avaliação dos 4 Portos não Campeões neste século à 10ªJornada :

00/01, 25 pontos, FCP era 1º, F C Porto de Fernando Santos foi Vice!
01/02, 19 pontos, FCP era 3º, F C Porto de Octávio e posteriomente Mourinho terminará também em 3º Classificado.

04/05, 22 pontos, FCP era 1º, F C Porto de Vítor Fernandez, e posteriormente de Couceiro será Vice!
09/10, 20 pontos, FCP era 3º, F C Porto de Jesualdo termina no 3º lugar!

Ilacção 2ª:
Em 00/01 com Fernando Santos, em 04/05 com Vítor Fernandez era 1º Classificado à 10ª Jornada, mas terminará como Vice!

Ilacção 3ª :
Neste século o F C Porto regista 2 chicotadas psicológicas e em ambas a troca de Treinadores não trouxe melhorias classificativas. 

Nota conclusiva: o Porto na presente temporada e à 10ª Jornada, é líder e decorridas 14 temporadas neste século, essa liderança do F C Porto no primeiro terço do Campeonato acontece pela 10ª vez!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset