Populares Mês

terça-feira, 21 de janeiro de 2014


Nota de abertura para que não hajam confusões:
Atenção!, quando digo que desisto não é, obviamente, do F.C.Porto nem significa que atirei a toalha, deixei de acreditar que vamos ser campeões. Não, nada disso. Confio totalmente no brio, carácter e nas capacidades dos nossos profissionais, como acredito plenamente que na hora da verdade, das grandes decisões, a marca do Dragão, aquilo que nos distingue, nós temos e os outros não têm, vai fazer a diferença, nos vai levar ao tetra. Desisto é de de dar "recados", se assim posso dizer, ao nosso treinador. Isto é, acabaram as Cartas abertas ao nosso Mister; Para o Paulo Fonseca; etc. Não vale a pena. Temos o que temos, é com o que temos que vamos conseguir o título, principal objectivo da época.

Pinto da Costa falou e como disse num dos posts anteriores, foi um corrupio. Santos e santinhos, guerras e guerrinhas, freteiros com e sem calo no cu, pinhas e pinhões, silvas e silveiras, gente com e sem caspa, gordos, magros, gente que só bebe água e gente que prefere o Cutty Sark, altos e baixinhos que precisam de almofadas debaixo do traseiro, toda a corja se sentiu na obrigação de mandar bitaites. O Presidente do F.C.Porto delíra, goza com a situação, está-se nas tintas, mas não deixa de ser curioso o comportamento desta gente, destes babões, vendilhões do templo, gente sem carácter, espinha e vergonha na cara.

Quem vem ao Dragão até à morte e são muitos - nem digo o número de visualizações de páginas que atingi... -, sabem que mais que me queixar dos árbitro, trato aqui a forma como são tratados pela comunicação social os erros dos juízes, quando prejudicam ou beneficiam o F.C.Porto ou o Benfica. Tomemos por exemplo a mão de Mangala e a mão e braço de Cardozo no célebre jogo que os Dragões venceram com um golo de Maicon em fora de jogo. Mangala, indiscutível, devia ter levado cartão, jogou andebol, disse Mister Chiclete, serviu como principal argumento para dizer que ASD errou para os dois lados. Sobre Cardozo? Apenas nós adeptos portistas falamos disso na altura, os benfiquistas e a comunicação social? Mão de Cardozo? Não, só viram o fora-de-jogo de Maicon.

Momento infantil:
- Olá amiguinhos, cá está de novo o Bruno, o peluche da moda. Meus amiguinhos, hoje vamos falar de futebol e de novas e originais propostas para melhorar o futebol português que o Bruno tem e que mereceram destaque de capa no jornal do tio Quim.
Primeira proposta:
Sorteio puro e profissionalização dos árbitros
Segunda proposta:
Redução do IVA...
- Pára, Bruno, isso já tem barbas...

Notas finais:
Cada um sabe de si e Deus sabe de todos, mas quem fez no passado as piores campanhas contra António Oliveira quando era treinador do F.C.Porto? SIC e Record. Curiosamente, onde comenta e é colunista António Oliveira? SIC e Record. Sem comentários. Mas tenho memória de elefante, não esqueço, nem perdoo.

Não vejo o Dia Seguinte, nem o Prolongamento e agora nem o Trio d' Ataque. O futebol é coisa séria, devia ser discutido com seriedade, programas onde se passa 3/4 do programa a discutir, cada um puxando a brasa à sua sardinha, questões de arbitragem e onde, salvo raríssimas excepções, o F.C.Porto é discriminado, os seus paineleiros têm quase sempre menos tempo para argumentar e estão quase sempre em desvantagem de dois contra um, não me interessam. Na semana passada, por acaso, estava a fazer zapping, apanhei e falei do ensaio sobre a cegueira, de Manuel Serrão. Disse que não gostei, houve quem gostasse, OK, cada um ficou na sua. Ontem também não vi, nem em zapping e portanto não sei o que lá foi dito. No entanto, no facebook, estão a dizer que ontem Barroso falou muito do quarto golo no último Porto-Penafiel - percebe-se porquê...- e ninguém lhe lembrou que frente ao Marítimo, o Sporting, também para a Taça da Liga, foi claramente beneficiado. Repito, não vi, apenas apanhei no facebook, mas se é verdade... tenho pena, dar troco nestas situações, é o mínimo que se pede a quem é paineleiro portista.

Não, não é culpa da comunicação social que o F.C.Porto esteja em terceiro lugar e jogue mal. Mas que há um tratamento jornalístico faccioso, sectário, discriminatório, que trata factos iguais de forma diferente, branqueando ou extrapolando, conforme dá jeito a um certo clube, há e isso é claro, nítido, uma vergonha. Porque isso não é de agora, não deve servir para justificar o injustificável.


Entradas e saídas no mercado de Janeiro, artigo e análise do meu amigo das estatísticas e curiosidades:
Janeiro de 2013 Treinador Vítor Pereira
Entradas 2: Izmaylov e Liedson.
Saídas 4: Miguel Lopes, Rolando, Iturbe e Kleber.
Janeiro de 2012 Treinador Vítor Pereira
Entradas 3: Danilo, Lucho e Janko.
Saídas 5: Fucile, Souza, Guarín, Belluschi e Walter.
Janeiro de 2011 Treinador André Villas Boas
Não se registaram entradas.
Saídas: Castro e Ukra.
Janeiro de 2010 Treinador Jesualdo Ferreira
Entradas 2: David Addy e Ruben Micael.
Saídas 2: Sapunaru e Prediger.
Janeiro de 2009 Treinador Jesualdo Ferreira
Entradas 2: Cissokho e Madrid.
Saídas 3: Lino, Bolatti e Pelé.
Janeiro de 2008 Treinador Jesualdo Ferreira
Entradas 2 : Helder Barbosa e Rabiola.
Saídas 3 : Rui Pedro, Edgar e Helder Postiga.
Janeiro de 2007 Treinador Jesualdo Ferreira
Entradas 2: Lucas Mareque e Renteria.
Saídas 4: Ezequias, Sokota, Tarik e Diogo Valente.
Janeiro de 2006 Treinador Co Adriaanse
Entradas 1: Anderson.
Saídas 1: Helder Postiga.
Janeiro de 2005 Treinador Vítor Fernandez
Entradas 5: Leandro, Leo Lima, Ibson, Leandro Bonfim e Pitbull.
Saídas 5: Hugo Leal, Derlei e Carlos Alberto.
Janeiro de 2004 Treinador José Mourinho
Entradas 3: Sérgio Conceição, Carlos Alberto e Maciel.
Saídas 2: Tiago e Hugo Almeida.

ILACÇÕES/CONSIDERAÇÕES :
1 - Nas 2 últimas temporadas e respectiva janela de Mercado de Inverno, o FC Porto fez uma aposta clara em jogadores maduros, para o curto prazo: Lucho, Janko, Izmaylov e Liedson, são disso exemplo, Quaresma é um sinal que essa política irá continuar.
2 - Nas últimas 10 temporadas, entre aquisições/regressos/empréstimos e no Mercado de Inverno e entre as 22 aquisições/regressos efectuados, poucos foram os que assumiram a titularidade, apenas 5: Carlos Alberto, Anderson (só na época seguinte), Cissokho, Danilo (só na temporada seguinte) e Lucho.
3 - Épocas com menos mexidas no Mercado de Inverno, identificam-se 2: Com Co Adriaanse em 2006, registaram-se apenas uma entrada e uma saída, FC Porto em Maio de 2006 conquista a "dobradinha". Com Villas Boas em 2011, foram emprestados os jovens Castro e Ukra, mas não se registam entradas, FC Porto em Maio 2011 comquista o "triplete".
4 - Temporadas com mais mexidas no Plantel no Mercado de Inverno, identificam-se 2: Com Vítor Fernandez em 2005, 5 saídas e 5 entradas, o FC Porto em Maio de 2005 não conquista qualquer título. Com Vítor Pereira (1ª época) em 2012, 5 saídas. e 3 entradas, o FC Porto em Maio de 2012 é Campeão Nacional. Curiosamente, nestas 2 temporadas com mais mexidas, há contrastes curiosos, se com Vítor Pereira tais mexidas trouxeram francas melhorias, com Vítor Fernandez e Couceiro a 2ª parte da temporada foi penosa.
5 - Não é habitual no Mercado de Inverno o FC Porto vender/emprestar activos neste período, mas há 2 excepções: Em 2005 com Fernandez foram vendidos 4 titulares: Costinha, Maniche, Carlos Alberto e Derley. Outra excepção, em 2012 com Vítor Pereira foram vendidos/emprestados 3 habituais titulares: Fucile, Guarín e Belluschi. Curiosamente, ambas as temporadas são posteriores a conquistas Europeias Fantásticas e que provocam inevitavelmente uma enorme cobiça.

Foto de destaque, "sacada" ao Paulo Jorge Oliveira

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset