Populares Mês

quarta-feira, 14 de maio de 2014


Apesar de uma época muito fraca, o F.C.Porto tem 10 jogadores com possibilidades de estarem no Mundial. Se não houver nenhum contratempo de última hora, os já garantidos, Herrera, Reyes, Defour e Mangala e os que ainda não estão certos, mas fazem parte dos 30 pré-seleccionados: Ghilas, Varela, Quaresma, Rolando - sim, Rolando até ver é jogador do F.C.Porto -, Quintero e Jackson Martínez, estarão no Brasil. Não conto com Fucile porque termina o contrato. Isto numa temporada em que ao fazer uma retrospectiva é muito difícil escolhar um jogador, um único que se tenha destacado. Jackson porque foi o melhor marcador do campeonato? Nem por isso, fez uma época muito diferente, para pior, da anterior. Fernando? Fez bons jogos, mas foi irregular, em alguns até perdeu a traquitana e foi expulso. Mangala? Grande em Frankfurt, sem dúvida, mas tão pequeno em Belém, por exemplo. Os laterais, Danilo e Alex? Também não. Tanto faziam grandes jogos como faziam jogos fracos. Não, ninguém fez uma época boa.

Ao contrário de alguns orgãos de comunicação social que ao mínimo indício disparam em todas as direcções e depois fazem figurinhas tristes - o exemplo Alvaro Pereira é apenas mais um e bem demonstrativo de um certo jornalismo... -, só falo de algumas possibilidades para o F.C.Porto quando elas têm hipóteses de se concretizar. Assim, se falei em Ricardo e Evandro é porque podiam ser verdadeiras. Como não sei nada de Raúl Jiménez no F.C.Porto não vale a pena especular. É um jovem avançado, um valor emergente no futebol mexicano, está convocado para o Mundial, foi muito importante na qualificação mexicana para o Brasil... Mas nunca ouvi nada sobre o assunto.

Explorado à má fila em vida, explorado à má fila depois de morto. Canonizem-no e rezem ao Santo Eusébio. Que interessa que o homem só tenha ganho uma taça? O que interessa que esta final seja a Liga Europa? Nada, o que interessa é a propaganda e assim coloca-se Eusébio com duas taças dos campeões nas mãos e grita-se: tragam a terceira! 
É o panfleto da queimada em todo o seu esplendor. É a marca dos delgados, guerras, neves, serpas e afins, é a marca dos comerciantes de papel armados em jornalistas. É a marca de um jornalismo bafiento, vendido e salazarento.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset