Populares Mês

terça-feira, 13 de maio de 2014


Primeiro, uma equipa vencedora tem de ter boas condições de trabalho, desde um centro de treinos de boa qualidade, passando por um departamento clínico atento e competente, até a uma estrutura de apoio que resolva rapidamente todos os problemas de forma que os profissionais estejam apenas concentrados em treinar e jogar. 

Depois, tem de ter um treinador que junte conhecimento prático ao teórico, seja um verdadeiro líder, isto é, alguém capaz de se impor pela competência e que a partir daí tenha o grupo na mão, saiba transmitir convicção, assertividade, motivação. Um líder em quem os jogadores acreditem e sigam sem reticências.

Finalmente, os ovos com que se fazem as omeletes. Bons jogadores.
Uma equipa equilibrada, tem de ter craques, aqueles que fazem a diferença e decidem, mas um onze de craques, raramente formam um conjunto forte. São precisos outro tipo de jogadores. São preciso aqueles que estejam disponíveis para se sacrificarem, darem tudo, terem mais trabalho para que os outros possam brilhar. Jogadores que façam bom balneário, andem sempre com a mesma cara e mentenham sempre a disposição para o trabalho, quer joguem de início, quer sejam suplentes utilizados, quer vão em alguns jogos para a bancada. Jogadores que sintam orgulho em jogar no F.C.Porto, estejam de corpo e alma no F.C.Porto.
O primeiro item está preenchido. Os segundos e terceiro, veremos... Sendo que se o tiro no segundo for certeiro, mais fácil se tornará o êxito no terceiro. É um desafio difícil, mas e vou-me repetir, não estejamos já a prever o pior. Já enfrentamos mais dificuldades e demo-lhes saída.

Notas finais:
Luís Filipe Vieira convidou todos os presidentes de clubes da 1ª e 2ª Liga para a final de Turim, menos Pinto da Costa. Acho muitíssimo bem. Pinto da Costa, único que já ganhou várias provas europeias, ia sentir-se deslocado.

É incrível como alguém pode distorcer tanto a realidade dos factos como Miguel Sousa Tavares faz neste artigo.
Conheci pessoalmente Jorge Mendes quando ele ainda estava a dar os primeiros passos como empresário de jogadores futebol e trouxe para o F.C.Porto um jogador, agora treinador, com quem mantenho uma boa relação de amizade, Nuno Capucho. Acompanho a carreira dele, reconheço-lhe a competência que faz dele o melhor empresário do Mundo. Mas dizer-se que Jorge Mendes teve um papel determinante no F.C.Porto que ganhou a Champions em 2004 e a Liga Europa em 2011, é uma completa distorção da realidade. Na equipa de 2004, Mourinho era representado por Jorge Baidek quando chegou ao F.C.Porto, dos titulares, apenas dois jogadores eram de Jorge Mendes quando ingressaram nos Dragões: Deco e Costinha. 
Na equipa que em 2010/2011 ganhou tudo, incluindo a Liga Europa, André Villas-Boas não era de Jorge Mendes, não foi Jorge Mendes que trouxe os jogadores nucleares e mais importantes nessa conquista: Helton, João Moutinho, Falcao, Hulk, Guarín, Fernando, Rolando, Sapunaru, Otamendi, Alvaro Pereira, Varela... Podia citar vários jogadores que Jorge Mendes trouxe para o F.C.Porto e que não deram certo, acontece com os melhores e muitas vezes não significa que os jogadores não tenham valor, mas não vou fazê-lo. Apenas pergunto: haverá maior gato por lebre, para citar Miguel Sousa Tavares, que Paulo Fonseca que Jorge Mendes colocou esta época no F.C.Porto?
Pelos vistos, quando dá certo, mérito do Jorge Mendes, quando dá errado... demérito dos responsáveis do F.C.Porto. Bela teoria, sim senhor
Critique-se tudo, mas critique-se com verdade e não com um chorilho de mentiras.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset