Populares Mês

terça-feira, 2 de setembro de 2014


Guarda-Redes:
Helton, Fabiano, Andrés Fernández e Ricardo Neves;
Defesas:
Danilo, Opare, Maicon, Reyes, Martins Indi , Marcano, Alex Sandro e Josè Angel;
Médios:
Rúben Neves, Campaña, Casemiro, Herrera, Óliver, Brahimi, Evandro e Otávio;
Avançados:
Quaresma, Tello, Jackson, Aboubakar, Adrián, Quintero, Kelvin e Ricardo Pereira.

Não é o plantel perfeito - isso nem nos clubes dos magnatas de dinheiro fácil acontece...? -, mas é um plantel com muitas e variadas soluções em qualidade e quantidade. Um plantel que dá ao treinador a possibilidade de utilizar de vários sistemas tácticos, utilizar um modelo de mais posse ou um futebol mais directo, gerir, alterar sem receio de baixar o nível durante os jogos. Julen Lopetegui não se pode queixar. Nunca o F.C.Porto durante os 32 anos do consulado de Pinto da Costa, fez tantas vontades ao seu líder da equipa técnica como esta época e esse esforço merece ser realçado.
Agora é fazer opções para a lista Champions e vamos ao trabalho. São estes que temos, é com estes que temos de contar para atingir os objectivos que pretendemos. Que Deus nos ajude e a sorte nunca nos vire as costas.

Óliver lesionou-se e nós ficamos tristes. Gostamos dele, da sua irreverência, do seu enorme talento, da sua entrega, da forma como chegou ao F.C.Porto e pegou de estaca, parece um dos nossos - tenho, temos? pena que não seja, esperança que possa vir a ser. Mas a sua lesão não é um drama. Não é nas pernas, nos joelhos ou nos pés, é no ombro e como ele não é avançado, não vai andar a saltar e chocar contra defesas, o problema vai resolver-se no prazo máximo de 4 semanas. Para além disso, pode ir fazendo certos exercícios, não perde completamente a forma e recuperará o ritmo com facilidade.

Otávio, foi o penúltimo reforço a chegar e é complicado falar de um jogador que não conheço - só vi uns vídeos no You Tube e isso não significa nada. No YouTube todos são craques -, dizer que ele tem características que já temos no plantel e portanto, para quê? Para além disso e segundo consta, se foi como alguém já disse no blog, uma oportunidade de negócio, investimento baixo - 2 milhões por 30% do passe -, porque não? Esperemos para ver. Até porque para o lugar que procuravamos veio Campanã. E se de Otavinho não sei nada, de Campaña ainda estou mais às escuras. Apenas sei que é internacional espanhol nos escalões inferiores, da formação do Sevilha, foi contratado pelo Crystal Palace, emprestado pelos ingleses ao Nuremberga e esta época ao Sampdoria, jogou no último fim-de-semana pelos italianos, antes do F.C.Porto o contratar por empréstimo, dizem que sem direito de opção. Tem a vantagem de Lopetegui o conhecer bem. Eu, como sempre, espero para ver, mas achei piada já ver alguns a zurzir, com o argumento: se não deu no Crystal Palace vai dar no F.C.Porto? Como se num futebol directo, bola quase a nunca passar pelo meio-campo, fosse o mesmo que jogar numa equipa que privilegia a posse e o toque.

Kelvin, ao contrário do que disse ontem, não chegou a ir para a Académica nem para os franceses do Évian. Não sei se estas hipóteses eram verdadeiras, não sei se ele recusou... não esquecer que Kelvin pode entrar na lista B para a UEFA. E porque a lista UEFA vai ser complicada de fazer, o 90+2 e percursor dos banhos gelados, tem  Eu já dei voltas e mais voltas e não está fácil... quanto mais a quem tem de fazer opções e explicá-las, de forma que quem fica de fora fique mobilizado e motivado, apesar da desilusão do momento.

Rolando também ficou e foi inscrito. Sei que recusou sair para a Turquia, por empréstimo, mesmo com um salário altíssimo. Não sei o que vai acontecer agora... se vai ficar a trabalhar sozinho ou na equipa B. Na equipa principal, depois de tudo o que se passou e pelo que se vai conhecendo de Lopetegui... não acredito. Seria a surpresa do ano.
Aguardemos para saber onde jogará Rolando na próxima época... porque para Janeiro já não acredito muito. 

Diz o panfleto da queimada, com a subtileza rafeira e rasteira que o caracteriza: José Campaña é a solução depois de falhados Clasie e Darder. É possível, mas nós encontramos uma solução. Outros não encontraram solução nenhuma. Talvez porque tivessem sonhado muito alto: Leroy Fer, Chicharito, Abel Hernández, Van Ginkel, Campbell... ou será que foi apenas palha para burro comer?
- Vila Pouca, não digas isso, eles na queimada são muito equilibrados, não são nada facciosos e sectários, muito menos freteiros, recadeiros e outras coisas terminadas em eiros...

Carta de solidariedade a João Querido Manha.
João, meu caro amigo, quero expressar-te todo o meu apoio e solidariedade nesta hora difícil, agora que estás de saída do Record. Como é possível, meu querido manhosinho, tu, um exemplo de rigor, competência, equidistância, um indivíduo de moral à prova de bala, defensor dos pobres e oprimidos, cuja a ética e a deontologia todos os dias estão aí para quem quiser ver, saires, assim, chutado, da direcção do Record? Logo agora, manhosinho, que o jornal estava imparável, vendia como nunca?
João, já sabes, se precisares de desabafar ou mesmo chorar baba e ranho, tens sempre o meu ombro à tua disposição.
Um xi deste amigo de todas as horas, principalmente das más,
Manuel Vila Pouca

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset