Populares Mês

sexta-feira, 21 de novembro de 2014


No seu artigo de hoje no panfleto da queimada, Pedro Marques Lopes disserta sobre atitude e liderança, dá o exemplo do Roy Keene e Alex Fergusson, conclui que os treinadores que são líderes e por consequência, mais capazes de incutir a atitude e o espírito correcto, fazem a diferença, num mundo do futebol em que de tácticas, estratégias, sistemas, modelos, etc, todos sabem. Concordo, já tinha abordado o assunto aqui, mas o grande líder, o que faz a diferença, é aquele que junta à liderança, que tem de ser natural, a capacidade de montar equipas fortes para sob ponto de vista estratégico e táctico, sem esquecer a coragem e ousadia para no banco mexer em tempo. E nisso os treinadores ingleses não são muito bons. Há equipas britânicas que ganharam na atitude - Celtic na final da Taça dos Campeões disputada em Lisboa, frente ao Inter; Nottingham Forest, treinado por Brian Clough, frente ao Liverpool; Aberdeen com Alex Fergusan no banco, frente ao Real Madrid na Taça das Taças (no ano seguinte, época 1983/1984, levou um banho completo do Porto de Pedroto) -, mas com excepção do grande Liverpool de Kenny Dalglish, Ian Rush e Graham Souness ou o Manchester de Bobby Charlton e George Best, as equipas inglesas tinham grandes dificuldades em se impor e tudo só começou a mudar quando importaram treinadores e jogadores, mudaram regras que não faziam sentido, como era o caso de não serem permitidas substituições. Aliás, Bobby Robson, o melhor treinador de campo, isto é, no treino dia a dia que vi no F.C.Porto, no banco só mexia quando lhe gritavam.
Rematando: nos dias de hoje, uma equipa com boa atitude e até mais forte fisicamente, mas sem estratégia, tacticamente desorganizada e descompensada, perde muito mais vezes do que ganha, a uma equipa com organização, estratégia e táctica correcta, mesmo que tenha menos atitude e menos físico. E nem falo da parte técnica. Podem ser equivalentes nesta matéria.

André Silva e Ivo Rodrigues renovaram contrato até 2019. André tem uma cláusula de 25 milhões, Ivo de 30. Já andava muita gente nervosa, o facto ainda não estava consumado e já tinham zurzido nos responsáveis portistas, sobre a saída, que era certa, de André Silva. Não se confirmou e agora esperemos que os dois jovens não defraudem as expectativas, venham no futuro a corresponder a todas as esperanças neles depositadas.

Demagogias
Pois, a RTP garantir a Champions é um desperdício de dinheiros públicos, não é importante, o futebol não interessa, é coisa menor, deixem lá isso para os privados. A Champions que dá grandes audiências e tem retorno, não pode ser, mas aquelas pimbalhadas que transmitem nas tardes de sábado, por exemplo, em que massacram as pessoas para fazerem chamadas de valor acrescentado, aí não há problemas, devem ser a custo zero. E já nem falo de nos jogos importantes e quando há grande sucesso desportivo, aí estão eles todos pimpeiros nas tribunas, às vezes até pedem convites a gente pouco recomendável. Mas fica bem estigmatizar o futebol, fazer demagogia, como se fosse por isso que a RTP tem problemas, está em crise.
Apetecia-me atirar à cara de Marques Guedes com tantos e tantos desperdícios de dinheiros públicos, mas não vale a pena... Sou muito crítico da forma como a televisão pública trata o F.C.Porto - por exemplo: está em Angola uma delegação do F.C.Porto, liderada pelo seu responsável máximo, o Presidente Pinto da Costa; a RTP tem um correspondente em Luanda, Paulo Catarro; alguém já viu uma notícia no canal público sobre essa visita? Mas, não confundo as coisas.

No panfleto da queimada de ontem, Nuno traumatismo ucraniano Paralvas, dá como certa a transferência de Enzo Pérez para o Valência na reabertura do mercado de Janeiro, por 30 milhões de euros. Diz mais, que Peter Lim, o dono do clube espanhol, depois de ter oferecido 25 milhões mais o passe de Jonas, no Verão, oferta que o Benfica não aceitou, agora vai chegar-se à frente e vai dar 30.  Quer dizer, Lim ofereceu 25+Jonas, depois libertou Jonas sem nenhuma exigência e o brasileiro ingressou no Benfica a custo zero e agora vai dar 30? Sinceramente, não sei como fez fortuna o multimilionário de Singapura, mas não deve ser a fazer negócios destes, de certeza absoluta.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset