Populares Mês

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015


Para mim é claro: só conseguiremos ganhar as guerras no futebol português se formos tão fortes fora do campo como dentro dele. E não, não me estou a referir a fazer as coisas pelo outro lado, ser mais importante colocar a nossa gente na Liga e nos centros de decisão, que contratar um bom ponta-de-lança, como disse o presidente do Benfica sem ninguém achar um escândalo. Não, refiro-me a um F.C.Porto activo e agressivo na política de comunicação, a um F.C.Porto capaz de agir no tempo certo e no momento oportuno, contra a falta de ética, deontologia, isenção e rigor. Por isso aplaudi a reacção de Julen Lopetegui, por isso achei muito bem que o F.C.Porto tivesse reagido em comunicado contra as mentiras escritas sobre a transferência de Hernâni. Mais que o preço e as qualidades do jogador - há sempre quem ache caro, quem ache barato, quem ache que não traz nada e quem ache que pode trazer muito. A isto o futuro responderá... sendo certo que quem faz prognósticos no final do jogo acerta sempre, quem nunca decide nunca comete erros -, o que está em causa é a mentira, a extrapolação ou omissão, conforme dá jeito. Ou alguém acredita na bondade da forma como são apresentados certos factos e notícias relativas ao F.C.Porto, em comparação como são apresentadas notícias semelhantes relativas a outro(s) clubes? Que não têm quase sempre segundas intenções? Que não têm objectivos de confundir ou perturbar, criando instabilidade num lado e estabilidade no outro? Claro que Jackson pode sair no final da época, todos podem sair, o F.C.Porto é um clube vendedor. Mas com o mercado fechado e o jogador a dizer: «Só tenho na minha cabeça fazer bem o meu trabalho no FC Porto e, quando chegar esse momento da transferência, logo veremos», qual o objectivo de colocar em destaque: «Espero dar o salto no próximo mercado»?
Portanto, esta guerra é de todos os portistas, não é apenas do F.C.Porto clube /SAD. É óbvio que o clube/SAD tem meios que nenhum de nós tem e as reacções têm outro impacto. Mas se cada um fizer um bocadinho de esforço, primeiro, não reagindo a quente perante certas notícias; depois, quando elas forem comprovadamente falsas, denunciar a falsidade; então até poderemos não ter os mesmos meios - neste país vergonhosamente centralista isso não é possível -, mas daremos muita luta, eles pensarão duas vezes antes de dizerem e escreverem certas coisas.
Às vezes perante silêncios incompreensíveis e reacções incoerentes, podemos perguntar se vale a pena... mas isso deve passar. Vale sempre a pena se a alma de Dragão não for pequena.

Nota final, é um e-mail enviado para o jornalista do panfleto da queimada, Santos Neves
«Santos Neves, se é sério, prove!
Ontem em comunicado o F.C.Porto é claro: Hernâni não custou 4, muito menos 4,5 milhões de euros. Mesmo sabendo disso, Santos Neves volta à carga e diz que o ex-Vitória custou 4 milhões. Mas mais, Santos Neves diz que o F.C.Porto gastou esta época 50 milhões, mais que Sporting e Benfica juntos. Porque pelas minhas contas o F.C.Porto gastou à volta de 35 milhões e já incluo os 11 de Adrián que é um negócio especial, fico à espera que Santos Neves prove onde gastou o F.C.Porto mais de 50 milhões. Se não provar é caso para dizer que Santos Neves é mais um desonesto e trauliteiro made in panfleto da queimada.»

PS - "Ou como dizia alguém lá do Norte, prognósticos só no fim". É assim que Eduardo Barroso fala. O Cutty Sark não mata, mas moe!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset