Populares Mês

quarta-feira, 20 de maio de 2015


Nota de abertura:
Agora dá-me para isto... É preciso ter calma, há muita coisa a circular sobre o F.C.Porto, notícias cuja intenção até se pode perceber, mas cujo conteúdo é completamente descabido, injusto e até provocador. São sinais dos tempos... tempos de carência, de silêncio e de alguma desorientação. Como estou nisto por paixão e porque o F.C.Porto está acima de tudo e de todos, não quero contribuir para acirrar ânimos. Na altura que o Dragão até à morte for para dividir e não para somar... então já não há nenhuma razão para continuar activo.

Perguntas ao Presidente:
- Senhor Presidente Pinto da Costa, li no Jogo que o senhor esteve reunido várias horas com Julen Lopetegui para tratar da próxima época. Se foi verdade, acho bem. Não fazia sentido, para mim, contratar um treinador por 3 anos, treinador que foi a primeira, segunda e terceira opção, dar-lhe um poder como nenhum outro teve no seu longo consulado de 33 anos à frente dos destinos do F.C.Porto, Clube e SAD e terminar a ligação ao fim da primeira época. Espero que tenham falado sobre tudo, tenham feito uma análise exaustiva, concordado no diagnóstico e nas terapias a aplicar para que 2015/2016 seja bem melhor do que 2014/2015. Depois, senhor Presidente, se não for pedir muito, gostava que o senhor desse uma entrevista de fundo, toda virada para o futuro a curto prazo, falasse sobre muitas das preocupações que o universo do F.C.Porto, tem.

Por exemplo: mesmo que os tempos sejam outros, porquê este Porto calado, conformado, sem alma e sem o espírito guerreiro, a antítese do Porto de outras épocas e não muito longínquas? O senhor que sempre foi a voz do F.C.Porto, a sua voz tem uma importância e um impacto que mais nenhuma outra tem; era o senhor o primeiro dos dragões a dar o peito às balas; era o senhor o líder que motivava, mobilizava, galvanizava o portismo, agora aparece tão pouco, porquê? Não quer ou não pode? Não acha que isso tem contribuído para a falta de mística de que tanto falam algumas das referências do passado, algumas que até nos deixam arrepiados quando falam do F.C.Porto? Ainda a este propósito, não acha que o treinador, atacado desde o primeiro dia que chegou, deu sempre a ideia de um homem só contra o mundo? Que todo o pelintra se achou no direito de lhe "bater" e nunca ninguém saiu em sua defesa?

Senhor Presidente, nestes tempos de crise, vamos continuar a investir, ter um plantel de 26 ou mais jogadores e ainda equipa B? Ou depois desta época em que tanto gastámos nos custos com o pessoal - jogadores - e nada ganhámos, vamos reduzir custos, apostar mais nos jovens da equipa secundária? E por falar na equipa de Luís Castro, está contente com o seu percurso, com a evolução dos "miúdos" e o trabalho do técnico? Idem para a restante formação?

Está o senhor satisfeito com o Porto Canal, em particular com a parte que não tem a ver com os conteúdos F.C.Porto? E com a política de comunicação? Acha-a activa, objectiva, coerente?

Senhor Presidente, sendo o F.C.Porto um clube que tem várias parcerias com fundos, como será o futuro, se, como se perspectiva, eles forem proibidos?

E como estamos em relação ao principal patrocinador das camisolas do futebol portista? Pelo menos, conseguiremos um contrato ao nível do que tínhamos com a PT ou isso é impossível?

Acha o senhor Presidente que este campeonato foi um campeonato normal ou com claras influências externas? Porque nunca reagiu o F.C.Porto e através do seu líder, às sucessivas poucas vergonhas, um exemplo, o escandaloso caso Miguel Rosa e Dayverson? Não acha estranho o silêncio da FPF sobre as poucas vergonhas de Guimarães? E também não é estranho que a Liga esteja tão calada sobre o assalto de que foi vítima o Vitória? Acha que chega o presidente do Benfica disponibilizar-se para pagar os prejuízos?
O que acha o senhor Presidente se diria neste Portugal centralista, se todas as poucas vergonhas do último domingo, tivessem como protagonistas os portistas?

Senhor Presidente, todos sabemos da importância que tem a presença do F.C.Porto na Champions, cujas receitas são fundamentais para o nosso equilíbrio orçamental e para que os nossos jogadores estejam sempre na grande montra do futebol mundial, mas acha que desde que estejamos na fase de grupos da prova rainha da UEFA tanto faz ficar em primeiro no campeonato como em segundo, uma corrente de opinião que se vai acentuando e que parece vir do interior do clube?

Amanhã tentarei colocar algumas questões a Julen Lopetegui.

Notas soltas:
Como gosto de ler as críticas que alguns "moralistas" do manto sujo da queimada vão fazendo sobre alguns tristes acontecimentos que se vão passando no futebol português. Têm uma moral!

Jonas é novo na paróquia e por isso é natural que tenha pena de não ver Lopetegui reconhecer o trabalho do Benfica. Mas com a ajuda do Gabi, do JJ e do Luisão e restantes colegas que já levam uns anos disto, vai lá chegar.

Nunca pensei dizer isto, mas estou de acordo com o pipa de água choca quando diz que Jesus é um treinador de trazer por casa, o rei das Taças da Liga, mas quando se trata de Champions falha quase sempre. E as finais são para perder, acrescento eu.

- JJ, depois do F.C.Porto é o Sporting? Eh pá, o Vieira dá-te a "pasta", está descansado!

- Então Quim, já foste à Bola-Branca mandar bocas ao Julen Lopetegui?
- Ainda não.
- Mas prepara-te, não deve falar muito...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset