Populares Mês

sexta-feira, 23 de outubro de 2015


Foi uma excelente semana europeia para os clubes portugueses, apenas o Benfica destoou ao perder em Instambul frente ao Galatasaray por 2-1. F.C.Porto e Sporting eram claramente favoritos, fizeram jus a esse favoritismo, cumpriram a sua obrigação, ganharam os seus jogos. Já o Belenenses conseguiu uma excelente e surpreendente vitória em Basileia, o Braga venceu o Marselha e não sendo um feito tão grande como o dos azuis da Cruz de Cristo - os minhotos nos últimos anos já são considerados no futebol europeu -, é também muito relevante. Foram pontos muito importantes para o ranking da UEFA e por isso o destaque. É bom que não sejam quase sempre os mesmos a pontuar. Como é este Braga moralizado que domingo visita o Dragão, fica o aviso sobre a qualidade da equipa de Paulo Fonseca. Os bracarenses são um adversário forte, vai ser um jogo difícil, se queremos e queremos muito, continuar a ganhar, somar a 21ª vitória consecutiva nos jogos em casa e beneficiar do que vai acontecer na Luz, então é preciso que apareça sobre o relvado do mais belo estádio do mundo, uma versão do melhor Porto, um Porto de qualidade superior.

Soltas e boas, quentinhas... 
O sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal ditou a viagem do F.C.Porto até aos Açores para defrontar o Angrense, clube do CNS. Será certamente um dia de festa na cidade de Angra do Heroísmo, uma das duas cidades da Ilha Terceira e acredito que o jogo vai ser disputado no Estádio João Paulo II que tem todas as condições para receber muito público, permitir uma transmissão televisiva, honrar tão ilustre visitante. Mas o F.C.Porto não é o primeiro grande clube português a defrontrar o Angrense para aprova rainha do calendário futebolístico português. Não, já antes, em 1967, o Benfica tinha visitado a Ilha e tinha deixado bem vincado o porquê de ser considerado o clube do regime - ver aqui (*). É uma história curiosa, foi há 48 anos, mas que encontra paralelismo nos dias de hoje. É, não faltam exemplos de tratamento de excepção em benefício do dito mais maior, melhor, grande clube do universo. Seja no campeonato, seja na Taça de Portugal. Como se viu no Arouca-Benfica, no Vianense-Benfica e se vai ver no Tondela-Benfica.

Toda a sorte do mundo para o Nuno Capucho neste novo desafio da sua carreira, treinar o histórico Varzim S.C., filial nº1 do F.C.Porto.
- Que sejas feliz, amigo!

Pedro Marques Lopes, com a ironia que o caracteriza - aprendeu, entre outros, com Pinto da Costa -, diz que nesta questão das Caixas douradas, uma camisolinha do Eusébio, mais uns jantarinhos para árbitros, árbitros auxiliares, delegados e observadores, não há nos portistas um sentimento de injustiça, há apenas uma vontade gigantesca de rir. E como rir dizem que faz bem à saúde, vamos todos dar umas grandes gargalhadas e venham mais caixinhas douradas para não pararmos de rir.

Hoje levam um bónus, uma espécie de dois em um. Para além do Pedro Marques Lopes têm também a crónica do Pimpim.
Para ler basta clicar sobre a imagem.

(*) Porque pode haver dúvidas e mais tarde desaparecer da página do Luís Filipe Marques, fica aqui o texto do jogo Angrense-Benfica que era para ser da Taça de Portugal, mas passou a jogo particular.
"Um compromisso da Taça que passou a jogo particular
Sete anos mais tarde, como campeão dos Açores, o Angrense regressou à Taça de Portugal. Uma vez mais, foi emparelhado com o Benfica mas o jogo da 3ª eliminatória não se chegou a realizar.
«Devido a compromissos internacionais, o Benfica não estava em condições de apresentar a sua equipa principal na data em que deveria ser disputada a eliminatória. Em vez de efetuar o jogo, o Angrense aceitou a proposta dos benfiquistas para um jogo particular, a realizar mais tarde, com todos os jogadores da equipa que conquistou o título nacional dessa época», é possível ler na revista publicada no 83º aniversário do clube.
Nos registos ficou uma desistência do Angrense e a passagem do Benfica à eliminatória seguinte, onde acabou por ser afastado pela Académica de Coimbra.
O clube da Luz manteve a promessa e apresentou-se na Terceira em junho, com Eusébio e companhia, para deleite dos locais. Vitória por 6-1 no jogo particular."
Retirado daqui

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset