Populares Mês

segunda-feira, 7 de março de 2016


No rescaldo de mais uma grande desilusão - têm sido tantas... mais nos últimos três anos que nos trinta anteriores no consulado de Pinto da Costa à frente dos destinos do F.C.Porto -, deixemos a arbitragem mais para a frente e olhemos para as nossas culpas. Depois do que aconteceu no clássico entre Sporting e Benfica, alguém acha que o F.C.Porto fez em Braga aquilo que precisava fazer para se assumir como candidato ao título? Para mim, não, não fez nada. Quando era preciso raça, alma, transcendência, comer a relva, fazer um bom jogo, durar os 90 minutos, o F.C.Porto jogou e não a um nível muito alto, durante cerca de 25 minutos. Depois desse período prometedor, foi desaparecendo, acabou a cometer erros graves e que lhe custaram caro. E erros todos cometem, mas quando eles são frequentes, não pode haver contemplações, não devemos reduzir tudo que aconteceu ontem na Pedreira, a uma má arbitragem. Não estamos a falar de amadores, nem de iniciados, falamos de profissionalismo ao mais alto nível e pago como tal. Portanto, tem de haver responsabilização, exigência e essa começa por se dizer, quando é mau, é mau! Os meninos não gostam? Paciência. Qual é o problema? Como disse após o jogo frente ao Gil Vicente, não é com paninhos quentes, dizendo que é branco quando é notoriamente preto, que se consegue ter sucesso. Não foi a pensar assim que chegamos até aqui. Importa referir que esta questão arrasta-se no F.C.Porto e não é apenas culpa de quem treina, começa mais acima. Voltando ao jogo de ontem, apesar de todas as vicissitudes porque temos passado e que nos foram criadas pelo árbitro, não era possível fazer bem mais, num jogo que poderia mudar a história do campeonato? Era. Até poupamos na Taça para estarmos fortes em Braga... Há coisas que estão a acontecer no futebol do F.C.Porto, que se repetem e que são a antítese do que era a nossa forma de actuar.

Arbitragem:
Ai Peseiro foi expulso, Jesus fez muito pior, com Xistra e com Tiago Martins e não foi expulso? Mas onde está a novidade? Quantas vezes aqui denunciei os critérios diferentes dos árbitros, nas análises ao F.C.Porto em comparação com os seus dois rivais, na forma como analisam as questões disciplinares e os lances nas grande áreas? Muitas! Manuel Mota, Manuel Oliveira, Nuno Almeida, Rui Costa, Xistra, Jorge Ferreira, etc., são exemplos de árbitros que quando se trata do F.C.Porto são rápidos no gatilho, a mostrar vermelhos, a marcar penalties, mas quando se trata do Benfica, em particular, não passa nada. O clube do regime não teve um único vermelho - se teve, foi apenas uma vez e foi um duplo amarelo, mas a pedido, para que o jogador cumprisse castigo numa prova diferente e ficasse disponível para o campeonato -, nem um penalty contra. Mais, quantas vezes jogou o F.C.Porto contra 10? E os seus rivais? Mais, quando aquele que é considerado o melhor árbitro do momento, Artur Soares Dias, um árbitro com experiência e internacional, em Alvalade, meus senhores!, permite que Renato Sanches passe 90 minutos a dar encontrões nas costas, entradas às pernas e culmina a sua actuação com uma patada bárbara, assassina e que colocou em risco a integridade física de um companheiro de profissão e podia ter causado uma lesão gravíssima a Bryan Ruiz, o que fez o árbitro? Deu uma de valentão de pacotilha, mandou o protótipo nº50 de novo Eusébio, levantar, mas na hora de mostrar cartão, encolheu-se, ficou pelo amarelo. Vergonha! Maicon e Imbula, por muito menos, viram vermelho directo. OK, não foi Soares Dias, mas os critérios não têm de ser uniformes? Cada árbitro aplica a lei conforme lhe apetece? Mas estas coisas não aconteceram neste tempo mais recente, não, têm anos e o que fez o F.C.Porto no combate contra esta nojeira, onde podemos acrescentar o critério de nomeações à la carte de Vítor Pereira? Nada, veio hoje, quando o título começa a ser uma miragem e através do Dragões Diário, dizer aquilo que já devia ter dito faz tempo. Um bom exemplo: ficar em silêncio na altura da arbitragem mais escandalosa da época, a de Xistra em Guimarães, no Vitória S.C - Benfica e vir falar dela agora...  Poupem-me, até para não ter de recordar o que foi dito, sobre arbitragem, por Juca Magalhães, na entrevista ao presidente do F.C.Porto, no Porto Canal... Os outros quando se sentem lesados incendeiam os campeonatos, ameaçam tudo e todos, obrigam o responsável pela arbitragem a pôr-se de joelhos e a pedir desculpa, colocam os seus peões de brega a fazer o trabalho sujo e nós?

Este é um bom exemplo de como a escumalha trata os assuntos do futebol português. Quando numa época extraordinária do F.C.Porto, 2010/2011, em que os Dragões ganharam a Supertaça, Taça de Portugal, Campeonato e Liga Europa, com uma superioridade indiscutível, onde aconteceu de tudo, desde goleadas até humilhações históricas, o panfleto da queimada atreveu-se a dizer, depois de uma arbitragem de Xistra, também em Braga e que o Benfica considerou negativa, aquilo que a foto do lado mostra. Lindo e significativo. Mas atenção, eles sempre foram uns facciosos, sectários, com dois pesos e duas medidas. A diferença é que antes eram considerados inimigos e tratados como tal, agora são amigos chegados, convidados para as nossas festas. E isso tira-me do sério, faz-me reflectir muito. Recuo a tempos de seca, onde, tal como acontece agora, éramos os tipos porreiros... mas que não ganhavam nada. É por isso que quando ouvi Jorge Nuno Pinto da Costa dizer que o F.C.Porto é um baluarte contra o centralismo, a minha reacção foi dizer: era!

Nota final:
Porque o tempo passa e tudo continua na mesma, outra questão que começa a ser preocupante: o Porto Canal continua a não passar na NOS. Lamentável, pois impede milhares de adeptos do F.C.Porto de verem, pelo menos, os jogos do seu clube. Será que o F.C.Porto, com o peso institucional que tem, não podia e devia, influenciar as operadores a entenderem-se em nome dos interesses de todas as partes, mas em particular dos interesses dos adeptos do F.C.Porto?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset