Populares Mês

terça-feira, 8 de março de 2016


Quando o meu amigo Rogério Paulo Almeida(RPA) e portista dos bons - posso atestá-lo -, alguém que nasceu e cresceu com Pinto da Costa - primeiro, como responsável pelo futebol, depois como Presidente do clube, mais tarde também da SAD -, faz um post como o que podem ler mais abaixo, é porque atingiu o limite, está muito triste, desencantado, desiludido. Pode haver quem ache que o Rogério perdeu a memória, foi excessivo, injusto, ou, pelo contrário, quem ache que está a ser pertinente, objectivo, construtivo. Eu acho que nesta altura em que o F.C.Porto já teve eleições para a SAD - ando há semanas a tentar saber porquê, quando o clube, que é maioritário na sociedade, tem eleições a 17 de Abril e o prazo de apresentação de candidaturas decorre até 17 de Março. Mas ninguém me consegue explicar. Talvez na AG do dia 14 se faça claridade...- e vai ter para o clube, o texto do RPA merece ser publicado e discutido no Dragão até à morte. Quem quiser, faça o favor... obviamente, com o respeito que é devido a quem dirige o F.C.Porto e ao RPA.

«Meu Porto, por onde andas?
Senhor Presidente e restante Direcção, até quando o que se está a passar?
Até quando vai continuar a querer fazer crer juntos dos adeptos e sócios estar a zelar e a defender incondicionalmente o Clube, quando são inúmeras e recorrentes as situações que mostram precisamente o contrário?
Até quando esta incompetência que nos tem presenteado de há vários anos para cá?
Até quando vai continuar a permitir, propiciar e contribuir para todo este enxovalho diário desportivo e decorrente gozo mediático para com o nosso Clube, e que se vai intensificando a cada época que passa?
Até quando o seu constante aligeirar de responsabilidades no que toca à gestão da equipa de futebol, como se esta não lhe dissesse directamente respeito, e os sucessivos e constantes erros apenas fossem fruto de circunstâncias momentâneas ou de fatalidades impossíveis de dominar ou prever?
Até quando vai continuar a participar, promover e permitir que em negociações relacionadas com o Clube e SAD, nomeadamente no que toca à contratação, venda e renovação de contratos de jogadores, mas não só, o interesse puro, único e total do Clube e da SAD não esteja exclusivamente em primeiro lugar?
Até quando esta gestão que transforma custos salariais nunca vistos em resultados desportivos ridículos?
Até quando a contratação de sucessivos jogadores não revendáveis, jogadores emprestados e jogadores que não revelam qualquer identificação presente nem futura com o Clube?
Até quando entrevistas ao canal do clube e outros órgãos de comunicação social em que, de forma despreocupada e até alheada da realidade, demonstra e confessa incompetência nos mais diversos actos de gestão por si realizados anteriormente, recorre ao humor, mais do que gasto, no sentido de aligeirar e de esquivar-se dessa mesma incompetência, faltando ainda, inclusive, aqui e ali, a alguma verdade?
Até quando vai continuar a comportar-se como dono exclusivo do Clube e da SAD, com uma atitude cada vez mais nepótica, como se não tivesse que provar, justificar, merecer, de forma concreta, consistente e diária, a sua indigitação para o cargo?
Até quando as aparições cada vez mais inconsistentes, fabricadas, para as câmeras, tristes, de pouca assertividade e interesse, em entrevistas ou eventos, em relação à maioria dos temas do Clube, nomeadamente no que respeita ao futebol e aos acontecimentos cada vez mais obscenos que vão sucedendo a cada jornada relacionados com a arbitragem e seus meandros?
Até quando vai continuar a tratar os adeptos e sócios do clube como figuras menores, decorativas e desprovidas de visão e de conhecimento sobre a realidade do que se passa no Clube e na SAD?
Até quando vai continuar a desrespeitar os associados do Clube em Assembleia-geral, não respondendo às suas questões, faltando ao seu dever como Presidente?
Até quando vai continuar a tratar os sócios e adeptos cada vez menos como tal e cada vez mais como clientes?
Até quando vai continuar, a cada nova eleição que se avizinha, com a rábula da Comissão de Recandidatura, tentando a todo o custo fazer crer que não é o Senhor a parte mais interessada no processo e que apenas está a fazer um qualquer favor aos sócios e adeptos em continuar, como se grande parte destes não percebesse a sua estratégia e intenção?
Até quando vai continuar a apresentar-se a eleições sem qualquer programa eleitoral concreto, objectivo e consistente, a não ser o recurso constante às memórias do passado, às habituais mensagens subliminares e a inócuas frases feitas?
Até quando vai continuar a eleger-se a si mesmo e aos restantes membros da Direcção para a administração da SAD, antes mesmo da efectivação das eleições do Clube – detentor de 74,59% da própria SAD – e de sequer o prazo de apresentação de candidaturas estar fechado?
Até quando vão continuar as mensagens subliminares, no sentido de apenas cativar os sócios a seu favor e de marcar negativamente possíveis adversários em eventuais futuras lutas eleitorais?
Até quando os nossos rivais e respectivos presidentes – um deles não passando mesmo de um garoto insolente – vão continuar a passar-lhe a si e ao F. C. Porto os recorrentes atestados de incompetência dos últimos anos?
Até quando vamos ter um Presidente e uma Direcção com menos vontade de ganhar e menos ambição do que os presidentes e direcções dos clubes rivais e cada vez mais apenas agarrados e voltados para as histórias e conquistas passadas?
Até quando vai continuar a usar em vão e apenas como palavras ocas os por si tão propalados e gastos quatro pilares, quando é o próprio Senhor que, como Presidente, não os segue de forma incondicional e consistente?
Até quando vão continuar estes seus comportamentos e atitudes dúbias que inspiram cada vez menos liderança, confiança e respeito dos demais, dentro e fora do Clube?
Até quando vamos continuar a ter um Porto cada vez menos Porto e cada vez mais descaracterizado, mediano e até mesmo vulgar?
Senhor Presidente, não tenha dúvidas que, com mais dois ou três anos desta gestão ausente, errática, incompetente e por vezes mesmo ridícula, será uma questão de tempo até o Senhor e restante Direcção serem, por sua vez, enxovalhados e empurrados do Clube pelos associados e, consequentemente, da SAD.
O Porto está doente.
Acordem, meus senhores.
Mudem de atitude.
Se querem realmente que a galinha dos ovos de ouro não morra.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset