Populares Mês

quinta-feira, 6 de abril de 2017


Cenário virtual:
Este é um cenário virtual, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência:
Imaginem que um árbitro assistente era acusado pelo F.C.Porto de não ter assinalado um penalty no último minuto de um jogo, jogo que perdeu por 1-0.
Passados uns dias esse árbitro assistente era ameaçado, idem para a sua família, até lhe riscavam o carro, factos que eram apresentados numa queixa à polícia.
Chamado a novo jogo do F.C.Porto, desta vez para a Taça de Portugal, 1ª mão das meias-finais, deixava passar um fora-de-jogo claro no último minuto, tendo daí resultado um golo, com esse golo, uma vitória portista por 2-1.
Poucos tempo depois deste último jogo, um dirigente e um ex-dirigente do F.C.Porto, atiravam-se ao árbitro assistente, dizendo que errou de propósito, a eliminatória estava resolvida para um e encaminhada para outro, o objectivo do fechar os olhos à irregularidade, foi para prejudicar no futuro o F.C.Porto, quando voltasse a um jogo dos azuis e brancos, pudesse voltar a prejudicá-los e como já os tinha beneficiado, ninguém se atreveria a criticá-lo, também teve como objectivo, disseram os mesmos personagens, criar problemas a um árbitro persona non grata para o principal rival dos Dragões.
Na 2ª mão, o resultado foi 3-3, como se viu, afinal a eliminatória não estava nada encaminhada e muito menos resolvida, sem esse golo irregular o F.C.Porto ficava fora da final da Taça de Portugal.
Pergunto: o que aconteceria neste cantinho à beira mar plantado? Não vale dizer que as pressões, coacções e condicionamentos, compensam.

A cartilha porque se rege a madraça:
Na terça-feira ao ver o Universo Porto - da Bancada, finalmente fez-se claridade - não digo fez-se luz desde que ela se apagou em 03/04/2011 -, tive respostas para aquilo que já em 2012 nos posts  Optimezsporte e Benfica, com Carlos Xistra pelo meio e Janela opaca, me deixou com a pulga atrás da orelha. Como se prova, esta história já vem, pelo menos, desde 2012, mas só agora a Janela deixou de ser opaca, ficou escancarada com a divulgação da cartilha. Meus amigos, aquilo é uma coisa do outro mundo. Como se fosse pouco pagar a alguém para esmiuçar um jogo, passar acontecimentos que lhes interessam desse jogo, para o papel, sempre com o objectivo de confundir, perturbar, desestabilizar, pressionar, coagir, condicionar, incendiar o futebol e depois ainda há gente que para além de receber os papéis, sem pudor e vergonha na cara, transmite ipsis verbis o que lá vem escrito, nem que para isso faça as figuras mais ridículas e patéticas.
Então, se for preciso mentir, mentem, descaradamente. Se for preciso deturpar, deturpam, descaradamente. Se for preciso perseguir, perseguem, descaradamente. Se for preciso inventar, inventam, descaradamente. E mesmo que as imagens provem que é preto, eles dizem que é branco, repetem até à náusea que é branco, não se importando nada de fazer figuras ridículas, serem alvo de chacota - exemplo: Pedro Guerra, no lance entre Jonas, o conhecido palhaço Bambi e Nuno Espírito Santo, disse que só quem não jogou à bola é que não percebe que o palhaço Bambi foi empurrado e não teve como evitar o choque com NES. Outro exemplo: Hugo Gil, dizer que o director de comunicação do F.C.Porto, Francisco J.Marques, telefonou com nome falso para um fórum da TSF.
Meus amigos, estamos perante fundamentalismo da pior espécie e pior, é feito por trás da cortina, logo muito mais perigoso. Para agravar, é feito por gente que está disposta a tudo. Perante estes dados - em boa hora trazidos ao conhecimento público -, um perigo notório para o futebol e para a verdade desportiva, ninguém fica chocado? Ninguém pede a intervenção das autoridades do futebol e extra futebol?
Onde páram os porcos da bola, os ratos e ratazanas que até culpam Pinto da Costa pelo buraco na camada de ozono?

O escândalo BTV:
Por essa Europa fora, são muitos os clubes que têm canais de televisão. Mas nos principais campeonatos do futebol europeu, o único campeonato em que um clube transmite os seus jogos em casa, no seu canal, é o campeonato português, e o clube é o do regime, é o Benfica.
Quando há decisões de ordem disciplinar que são tomadas com base nas imagens televisivas, quando as observações e notas aos árbitros, também têm em conta imagens de televisão e no futuro, idem para o vídeo-árbitro, um futebol que se quer credível não se pode permitir a estas brincadeiras. Por todas as razões, mas até para evitar polémicas como aconteceu no último clássico, com as imagens, ora extrapolando, ora omitindo, ao sabor das conveniências do dono do canal. O história da BTV não o recomenda para as transmissões dos seus jogos no principal campeonato do futebol português. É preciso pôr fim a isso.

Quem não os conhecer que os compre...:
Quem os vê ou lê e não os conhece, até pode ser levado a pensar que são sérios, isentos, equilibrados, equidistantes, estão verdadeiramente preocupados, não têm nada a ver com este clima que se instalou no futebol português. Como os conhecemos, sabemos o que dizem e escrevem, depois não tem correspondência na prática, não os compramos. Refiro-me aos jornalistas, alguns apenas entre aspas, outros que não passam de uns freteiros e recadeiros.
Acho um piadão quando eles acusam os clubes, os grandes em particular, de patrocinarem guerras, qualquer dia vai haver uma tragédia, disse ontem um no panfleto da queimada. Apetece perguntar: como se compatibiliza esse desejo de paz, com ter como colunista Rui Gomes da Silva, o Chouriço, cujo lema é: olho por olho dente por dente, reconhecido até entre muitos benfiquistas, como um incendiário, provocador e agitador da pior espécie? Estarei a ser sectário, deixar falar o meu coração que só tem uma cor - azul e branco -, se disser que os paineleiros, colunistas, portistas que falam nas rádios e televisões, são os mais sensatos e equilibrados? Estarei a puxar a brasa à minha sardinha se disser que o Porto Canal, nos espaços F.C.Porto, é também o mais recatado de todos? Acho que não. Podia dar outro exemplo sintomático, outro benfiquista, que é político e deputado no activo, Telmo Correia. Oiçam-no na Antena 1 e depois digam-me alguma coisa sobre o seu comportamento. 

O Governo levou hoje a efeito uma reunião com várias entidades ligadas ao futebol: FPF, LPFP, CA, SJ, etc.. OK, nada contra, mas tenham a coragem também de encarar e enfrentar de frente, uma comunicação social facciosa, sectária, desonesta, os ratos de esgoto que dizem tudo que lhes apetecem sem que ninguém os chame à pedra. É que toda esta gente tem muito mais responsabilidades que os adeptos, na grande maioria, gente simples e que está cega pela paixão.

Todos queremos paz, tranquilidade, um futebol melhor. Mas como digo muitas vezes, não à custa do F.C.Porto ter de abdicar de lutar por títulos. Não culpando o F.C.Porto de todos os males que existem no futebol português.

O destaque do dia, made in panfleto da queimada:
«Petit, dos grandes, só não consegue travar o Benfica.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset