Populares Mês

terça-feira, 22 de agosto de 2017


O enviado do Dragão até à morte, ao Seixal, disfarçado, como se compreende - eles são uns anjinhos que nunca fazem mal a ninguém, mas convém ter alguns cuidados - conseguiu chegar à fala com Eliseu, o da Vespa, como é conhecido entre os adeptos do Benfica. E quando esperava encontrar um jogador feliz, exuberante, disponível, não encontrou nada disso, encontrou um Eliseu triste, amargurado, inconsolável. À pergunta:
- O que se passa, Comendador? - convém sempre tratar os jogadores do clube do regime desta e da forma que se segue, é meio caminho andado para ter sucesso na abordagem -, ouviu como resposta:
- Estão a discriminar-me, meu amigo!
- Como assim, craque?
- Como assim?! Até o Conselho de Arbitragem achou que eu devia ser expulso. Por acaso sou menos que o Luisão, Pizzi, Jonas ou Samaris?
- Nada, melhor lateral-esquerdo do mundo!
- Então o Luisão arranca um jogador do Moreirense pela raiz, como quem arranca um pinheiro; cresce e encosta a cabeça ao árbitro Nuno Almeida; o Pizzi leva o 4º amarelo ainda na 1ª volta e apesar de ter entradas que até eram para mais que amarelo, nunca atinge o 5º, passa a época sem cumprir castigo; o Jonas, de forma provocatória e deliberada, atira-se contra o NES; o Samaris, agarra e derruba pelo pescoço, Alex Telles; tal como eu, nenhum, sofre consequências no jogo, mas em relação a eles o Conselho de Arbitragem nem tuge nem muge e comigo foi diferente, vêm dizer que devia ser expulso? Mas o que é isto?
- É o VAR, Eliseu, agora há o VAR, campeão europeu e tu mesmo assim... Vê o que aconteceu ao Jorge Sousa...
- Não sei, mas que estou zangado, estou, para mais, ao contrário do que aconteceu com os colegas que citei, nenhum cartilhado me veio defender... melhor, apenas o Pedro Guerra, mas esse mais valia estar calado, a defesa dele virou-se contra mim.
- Tens toda a razão, Eliseu, onde já se viu uma coisa dessas? Se é verdade que no Benfica todos gozam de total impunidade, nunca lhes acontece nada e têm sempre a propaganda, cartilheiros, freteiros e recadeiros a defendê-los, porque carga de água devia ser diferente contigo? Porque veio o Conselho de Arbitragem botar faladura? Não andarás a abusar e a dar muito nas vistas? 
- Não, é verdade que bato em tudo que mexe, mas nessa matéria somos muito competitivos no Benfica, porquê só a mim? Vou ficar marcado, na próxima vou comer.
- Não vais nada, ídolo, vais ser o novo Pizzi.

Aí, valentões da queimada!
Vítor Serpa, director entre aspas do panfleto da queimada, veio, todo ufano, elogiar o trabalho que a redacção do seu jornal fez sobre quase tudo o que se passou no túnel de Alvalade, envolvendo os presidentes do Sporting e do Arouca. Depois, com autoridade de quem não tem autoridade moral para nada, atira: "Há uma geração rasca no nosso futebol".
De poucas vergonhas nos túneis, quase ninguém escapa, quase todos têm telhados de vidro. Mas confusões com Rui Costa no túnel do Bessa, confusão no túnel da Luz com jogadores do Estoril, Nacional, árbitro Pedro Henriques, aí, o panfleto da queimada é cobarde, faz o que sempre fez quando se trata do Benfica: esconde, omite, branqueia. Como branqueou o caso dos e-mails, das claques ilegais, do assassinato do adepto italiano do Sporting, do caso Porta 18, das constantes arruaças, insultos e ameaças de Vieira, incluindo a vergonhosa invasão de um estúdio de televisão para fazer uma grande peixeirada ou as miseráveis campanhas da Benfica TV. Sobre isso nunca Serpa foi capaz de dizer que há gente rasca e que precisa de ser afastada do futebol. Quando é alguém ligado a outro clube, é vê-lo todo lampeiro apregoar a moral e os bons costumes. Conversa da treta! Mas Serpa pode começar a dar o exemplo, afastando aqueles que na redacção da Bola não têm ética, deontologia, fazem jornalismo com a camisola do Benfica vestida, cachecol ao pescoço e bandeira na mão.

Nota final:
Como tinha mais meia-hora de sauna marcada no metro das 20 horas, saí uns minutos antes do final do F.C.Porto 3 - Moreirense 0, não vi qualquer quid pro quo entre Sérgio Conceição e Otávio. Mas como até Miguel Sousa Tavares toca no assunto...
Foi levando muito nas orelhas do treinador Sérgio Conceição, quando estava ao serviço do Vitória S.C., emprestado pelo F.C.Porto, que Otávio cresceu como jogador, garantiu o direito a regressar. Portanto, se o treinador entendeu novamente dar-lhe uma reprimenda, o jovem brasileiro só tem de perceber que é para o bem dele, ouvir e calar.
Se até Casillas, o único que tem estatuto no futebol europeu, o melhor do mundo, está sujeito...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset