Populares Mês

terça-feira, 17 de julho de 2018


Como estava prometido e já está a ser cumprido, o ritmo abrandou, estarei aqui sempre que achar necessário, mas os posts diários ou quase, que foram a prática durante mais de 11 anos, é coisa do passado. Assim, para além daquilo que for publicando e também da continuidade do Felisberto - alô, Felisberto, nem telemóvel, nem e-mail, logo que possas... -, a partir de agora também o Gil Lopes vai fazer uma perninha e mandar uns bitaites - o meu obrigado ao Gil Lopes. E já está aí o primeiro.

"O país do faz de conta".
Amigos portistas, aceitei o convite que muito me honra do Manuel Vila Pouca, e espero com os meus Posts conseguir contribuir com o engrandecer da força que nos une, que são as Vitórias do F.C.PORTO. Vivemos em vários sectores de atividade num país do faz de conta.
Existem "n" situações na política que são deploráveis, e num país onde a moral fosse um barómetro, muitos políticos (e muitos outros a eles associados) estariam a prestar contas á justiça e seriam certamente punidos, assim são mais os processos que se arrastam ao longo de anos nos tribunais, sem que a justiça se cumpra.

Porque trago este assunto?
Porque no topo da "hierarquia" do estado é onde deveria existir uma maior Honra em servir o país e assim passar um exemplo para outros sectores de atividade, sectores vários onde obviamente se inclui o futebol.
E aqui chegados, verificamos que existe um clube que está acima do poder político e do poder judicial, só isso justifica que após terem sido acusados de vários crimes continuem todos de uma forma tranquila a assobiar para o lado.
E são tantos os processos que corro o risco de me esquecer de algum:
O processo desencadeado pelos E-mails com início em junho de 2017; A Operação Lex (onde um Juiz desembargador é visado na investigação); Seguido do processo E-toupeira (com um funcionário judicial detido); Suspeitas de lavagem de dinheiro na Benfica SAD (quando uma empresa não consegue detetar a saída de 2 milhões das suas contas); Operação Mala Ciao (o caso do Aliciamento de jogos comprados pelo clube do regime durante a Época passada).

Juntando a estes processos na justiça, existem situações bastante estranhas, como por exemplo, gostava de saber o que impede o IPDJ de colocar as claques do clube do regime no seu devido lugar e declara-las ilegais á luz dos regulamentos vigentes, impedindo dessa forma que as mesmas possam frequentar as instalações do clube e de receber apoio do clube.
Outro exemplo foi a forma como surgiu o grupo G15, todos sabemos que o Salvador é apenas mais um peão, e que ao chefiar o grupo dos restantes 15 clubes para que votassem a favor sempre do mesmo isso iria condicionar as normas e regras que se tentam implementar na Liga para que se melhore e se corrija o que está errado, desta forma o clube do regime continua a controlar as suas marionetas a seu belo prazer.

Também na FPF e no conselho de arbitragem e de justiça se passam situações menos claras, como a já falada passagem do arbitro Bruno Paixão do terreno para o VAR, este que foi desde há 2 dezenas de anos um péssimo arbitro com os mais variados clubes a terem queixas dele, mas como é que agora ainda o promovem para o VAR?
Assim, existem também aqui, no futebol, "n" situações que colocam o clube do regime em cheque, com a sua forma de controlar tudo e todos, e nesta vontade de controlo, fica claro que muitas vezes passaram o risco e que cometeram crimes de forma a facilitarem as suas conquistas dos últimos 4 títulos, pelo menos estes.
É tal a promiscuidade entre alguns órgãos de soberania e o clube do regime, que só quem anda distraído pode pensar que o poder político não faz pressão junto do poder judicial para que não aconteça nada ao seu querido clube...
É o tal país do faz de conta, que prefere esconder o que está mal em vez de o confrontar e tentar punir quem prevarica.
Se fosse um outro qualquer clube a ser acusado destes crimes, por esta altura na comunicação social já existiriam pedidos públicos para descida de divisão ou que o clube fosse punido justamente tanto na justiça civil como na desportiva.
E o que faz a comunicação social deste país, ou melhor, de Lisboa?
Em alguns casos uma reportagem de 1, 2 minutos na TV, ou uma pequena crónica num jornal, mas sem o realce que corresponda ao real prejuízo que as práticas destes crimes sugerem, e mesmo na comunicação social generalista quantos debates foram feitos sobre estes temas?
Nunca interessa realmente a estes órgãos divulgar muita informação negativa sobre o clube do regime, pergunto eu, do que têm medo, repito, do que têm medo para não fazerem uma investigação jornalística a sério sobre todos estes casos?
E em alguns casos, principalmente na comunicação social desportiva onde esta passa uma esponja por cima destes casos, fingindo que os mesmos não aconteceram, fazendo todo o possível para que o assunto passe despercebido, nem que para isso tenham passado os últimos 2 meses a desfazer no Sporting.
E isto apenas acontece porque o clube do regime tem realmente um controlo sobre muitos órgãos da comunicação social em Portugal, (melhor dizendo, em Lisboa).
E assim, como diz um velho ditado, enquanto o pau vai e vem, folgam as costas...
Já no estrangeiro todos os assuntos que tentam encobrir por cá foram amplamente noticiados lá fora, talvez porque o jugo do clube do regime não os abrange.

Por fim, sabemos todos que o nosso titulo o ano passado foi conquistado a ferros, com um espírito de enorme perseverança, crença e companheirismo que era latente dentro de campo..., se este ano conseguirmos voltar a alcançar esse espírito, estaremos com uma parte do caminho feito, mas isso pode não ser suficiente, vamos ter de continuar a combater os tentáculos do polvo que este ano vai fazer de tudo fora do campo para recuperar o titulo que brilhantemente o F.C.PORTO conquistou dentro do campo.
Portanto, apenas mantendo um espírito de união (ainda que critico QB em alguns casos) entre a Equipa e os adeptos através do Mar Azul, e assim dessa forma, conseguiremos com uma grande probabilidade de sucesso atingir o Bicampeonato, mas temos de nos manter unidos em prol de um bem comum...

PS - O MST está de férias...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset