Populares Mês

terça-feira, 7 de maio de 2019

“Quem não sabe porque ganha…não sabe porque perde!”(*)

Numa semana pouco habitual e difícil para o nosso clube, marcada por emoções fortes e até antagónicas, a sensação que fica é que estaremos perante um fim de ciclo iminente mas que, enquanto não acontece, funciona como uma espécie de tumor que vai alastrando e enfraquecendo o corpo, neste caso… um clube. O NOSSO clube! Não se trata de fazer o euromilhões à 2ª feira mas… os nossos principais problemas estão identificados há muito e é precisamente nestas alturas que se fazem sentir de forma mais dura e visível! A tensão gerada entre adeptos e o grupo de futebol, a infelicidade de Iker Casillas e as lamentáveis cenas pós jogo com o Aves são perfeitamente reveladoras do nosso estado de saúde interno e que é maliciosamente aproveitado pelos abutres da CS e dos nossos rivais que, com a diferença abismal de armas que os favorecem, tiram partido disto com um brilhozinho nos olhos… Quem (ainda?...) manda no FC Porto devia de uma vez por todas perceber o que se passa e traduzir o seu alegado amor ao clube num derradeiro acto de ser EFECTIVAMENTE Porto e preparar a sucessão ponderada e programada, sob pena de este Porto manso e abúlico poder penar por demasiado tempo e de forma muito dificilmente reversível!

Obviamente que todo este ruído afecta todas as secções do clube e as modalidades não serão excepção! Tudo isto nos enfraquece, o ânimo dos adeptos fica pouco exuberante… a energia fica nos mínimos e não passa para quem devia quando é necessário… Talvez por isso, este fim de semana tenha sido fraco para as nossas modalidades, com excepção do nosso actual “porta-estandarte” andebol (e não foi fácil!!!) pois o basket perdeu os dois jogos contra os dois principais rivais, enquanto o hóquei, apesar de ter sido um bom jogo (mais uma arbitragem sem palavras…) perdesse também o seu jogo em casa do Sporting, acabando dessa forma a sua participação na Taça de Portugal 2018/19… Salvou-se novamente o andebol, com uma vitória importantíssima no reduto do Belenenses, o que a juntar à derrota do Sporting na Luz, nos acaba por abrir a porta do título, haja competência e sorte para derrotar os leões na próxima 4ª feira, no Dragão Caixa! Termino dizendo o seguinte: o nosso clube passa inequivocamente por convulsões internas de grande magnitude mas também de… grande risco para o “nosso” futuro! Todos podemos digitar umas coisas nos blogs, facebooks e twitters…alertar para um sem número de situações degradantes que retratam o nosso desporto mas…tudo isso nunca chegará para mudar este estado de coisas! As armas são desiguais mas o nosso PRINCIPAL problema está em nós! Nós é que temos de mudar e melhorar em MUITA coisa, sem olhar para o lado, pois não adianta nada estarmos sempre a olhar para o que o inimigo faz SE nós não estivermos “bem de saúde”, fortalecidos e estruturalmente preparados como num passado “recente”! Com todo o polvo descoberto, com toda a podridão destapada e provada, aconteceu… NADA! Ou seja, para os combater teremos de ser NOVAMENTE muito melhores ou…esqueçam! Para já…terá a palavra o presidente e…OS ADEPTOS!
(*) - Peço desculpa por ter saído um pouco do tema mas… tudo está interligado! Infelizmente…

Andebol:
Jogo importantíssimo na deslocação ao recinto do Belenenses, a anteceder um clássico com o Sporting, na próxima 4ª feira, que poderá ser decisivo nas contas do título. Foi um jogo quase sempre equilibrado, em que fomos jogando o suficiente para controlar, mas sem comprometer o resultado, excepto na parte final, em que naturalmente disparámos no marcador, fruto da qualidade do plantel, não obstante ter havido uma arbitragem bastante difícil de digerir (Magus Andersson deitou as mãos à cabeça algumas vezes…), sobretudo quando comparada com as da EHF mas…infelizmente e, mais uma vez, estamos já habituados a estes cenários! Os 26-33 finais, são totalmente justos, com grande destaque para o prodígio cubano Yoan Balasquez, com 9 golos a ainda para António Areia e André Gomes, com 5 e 4 golos, respectivamente
Com a derrota do Sporting na Luz por 25-24, o clássico frente aos leões na próxima 4ª feira será da maior importância (era bom encher o Caixa…com claque e tudo!) rumo ao tão desejado título. E este grupo BEM merece esse apoio, pois estes sabem bem o que é SER PORTO!

Notícia e resumo
Classificação Andebol 1

Próximos jogos:
FC Porto – Sporting CP (Campeonato Andebol 1) Dragão Caixa / Qua / 08 Mai - 20h30
FC Porto – AA Águas Santas (Campeonato Andebol 1) Dragão Caixa / Sáb / 11 Mai - 18h00

Basket:
Após 13 vitórias consecutivas…2 derrotas consecutivas e logo diante dos dois principais rivais na corrida para o título! Primeiro, no reduto da nossa “besta negra” UD Oliveirense, por claros 88-68 num jogo com muitos erros nossos e contra a equipa da casa “ferida” e, ontem, em pleno Caixa frente ao regime, num jogo equilibrado mas também com muitos erros (percentagem ridícula de lances livres convertidos!), por 73-76 o que se traduziu na confirmação do 3º lugar da tabela e que nos faz ficar na dúvida sobre que Porto teremos nos playoffs, que começam já esta semana, frente ao Terceira Basket…
Agora seguem-se dois jogos difíceis contra os 2 principais rivais, primeiro Oliveirense, depois…regime, se bem que dificilmente algo irá mudar na classificação antes do PlayOff…

Notícia e resumo jogo com Oliveirense
Notícia e resumo jogo com o SLB
Classificação LPB

Próximos jogos:
FC Porto – Terceira Basket (LPB / 1º jogo PlayOff) Dragão Caixa / Sex / 10 Mai - 20h30
FC Porto – Terceira Basket (LPB / 2º jogo PlayOff) Dragão Caixa / Dom / 12 Mai - 15h00

Hóquei em patins:
Fomos eliminados da Taça de Portugal, após derrota no reduto do Sporting por 8-7 num jogo em que até fizemos uma grande exibição mas em que fomos claramente traídos por uma arbitragem habilidosa e medonha (é pena que se fale pouco da corrupção nesta modalidade…) mas também, porque no FCP não gostamos de ser avestruzes, por erros próprios, uma vez que tivemos por 3 vezes vantagens de dois golos que não soubemos segurar, confirmando que a nossa maturidade mental tarda em se afirmar, logo numa péssima altura em que muito se decide…De facto começa a ser quase inexplicável que num jogo em que estávamos a banalizar o Sporting, em pleno João Rocha, com a experiência que temos na equipa, não consigamos estabilizar e matar um jogo que nos corria de feição, num ambiente adverso!!! Cabestany melhorou muita coisa mas esta pecha…custa-nos títulos e é bom lembrar que a Final 4 da Liga Europeia está aí à porta e o adversário é a besta Barcelona! Para não falar do final do campeonato que está quase mas…ainda não!
Por isso, muita cabecinha porque estes jogos começam a ganhar-se, não no ringue mas na cabeça e ISSO também se treina! Uma equipa como a nossa TEM q ser campeã europeia! Pelo menos UMA vez (e para o ano não há capitão Hélder Nunes…).

Notícia e resumo
Classificação campeonato nacional

Próximos jogos:
FC Barcelona – FC Porto (Liga Europeia – 1/2 Final) P. João Rocha / Sáb / 11 Mai - 12h00
AD Valongo – FC Porto (Campeonato Nacional) P. M. Valongo / Dom / 19 Mai - 16h00

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset