Populares Mês

sexta-feira, 24 de maio de 2019


Amanhã, frente ao Sporting, o F.C.Porto tem a possibilidade de terminar a época com a conquista de um título, a Taça de Portugal, algo que já não acontece desde 2011. Não fará esquecer a perda do principal objectivo da época, o campeonato, objectivo que a determinada altura pareceu muito bem encaminhado, mas a conquista da 2ª prova mais importante do futebol português atenuará a desilusão, dará o elan necessário para 2019/2020, possibilitará a disputa de mais um troféu, a Supertaça Cândido de Oliveira.

Para o conseguir o F.C.Porto tem de jogar melhor do que fez no último jogo do campeonato. Aí, frente a um adversário reduzido a 10 jogadores desde muito cedo, a equipa de Sérgio Conceição nunca apresentou um futebol capaz de criar grandes problemas à equipa leonina, praticamente só foi perigosa em lances de bola parada. E este item é o único que mantém ou até melhorou, o nível da temporada anterior. Nos restantes, salvo algumas, que não foram muitas, excepções, o futebol portista perdeu qualidade. A dinâmica, fluidez, capacidade de pressionar alto e de forma organizada, de atacar rápido e colocar vários jogadores na zona de finalização, que a caracterizava nos seus momentos de maior fulgor, deu lugar a um futebol pouco fluído, lento, precipitado, previsível e que de uma forma resumida se pode caracterizar por bola na frente para Marega. E se os adversários não saírem, jogarem em bloco baixo, ficarem na expectativa, pior, as dificuldades aumentam. O F.C.Porto tem bola, mas não sabe o que fazer com ela, salvo os desequilíbrios criados por Brahimi ou Corona - lamentavelmente e injustamente fora da final.
Portanto e concluindo, que amanhã no Jamor apareça a versão do melhor Porto, porque como gostamos de dizer, no F.C.Porto as finais são para ganhar e estaremos sempre mais próximo de o conseguir se jogarmos bem. Se jogarmos mal e ganharmos, também serve, mas juntar o útil ao agradável, seria óptimo, terminar em beleza.

Por mais que o leitor grite até ficar louco, o discurso que Galamba lhe colocou no papel em letras em letras garrafais para não se atrapalhar e enganar - mesmo assim não é fácil... -, que o título do Benfica é a vitória da verdade desportiva, isso não passa de um chavão, a cassete do costume, uma mentira muitas vezes repetida não passa a ser verdade, apenas revela uma grande falta de originalidade. Sim, porque quem está atento ao futebol português sabe que só há verdade desportiva no futebol português quando é o Benfica a ganhar. Mesmo quando esses títulos vêm acompanhados de alguns dos maiores escândalos, como tem acontecido nos últimos anos e este particularmente. E é também assim na disciplina, justiça ou arbitragem. Basta recordar o que se dizia sobre este campeonato quando o SLB não estava na frente, basta recordar as pérolas do passado e que variavam entre as classificações estão aldrabadas pelos árbitros, até ao título do F.C.Porto é um tributo dos árbitros.
Mas neste país de eunucos e neste estado lampiânico, não admira. Até um alguém como Vieira, um tipo sem nível e educação, um bronco da pior espécie é rei.

Como é que se pode lutar contra isto?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset