Populares Mês

sábado, 13 de julho de 2013


Nota de abertura:
Grande entusiasmo e milhares de portistas receberam e apoiaram a equipa em Sion. É uma prova da GRANDEZA E DO CRESCIMENTO F.C.PORTO que nos enche de orgulho e que só os pobres de espírito, tristes e invejosos, não vêem - tudo à nossa custa. À custa das nossas vitórias, títulos, dinâmicas internas e sem ajuda de ninguém. Pelo contrário, contra boicotes, campanhas sujas, tratamentos de enteado.  

Adiante. Para o 2º jogo do estágio, frente a um Marselha com alguns belíssimos jogadores, forte e bem mais difícil que os holandeses do MVV, o F.C.Porto venceu por números claros, 3-0 - Izmaylov, Jackson e Iturbe -, mais do que isso, fez uma excelente exibição e deixou óptimas indicações para o futuro.
Não foi uma exibição perfeita, não, houve coisas que precisam ser melhoradas e de que falarei mais à frente, mas foi uma exibição que teve muitas coisas boas. Primeiro, um ritmo já muito aceitável; depois,porque tivemos aquilo que tínhamos nos melhores períodos da época passada, pressão e circulação; finalmente, parece-me que há uma nova e mais dinâmica forma de atacar. O que quero dizer é que o Porto de Paulo Fonseca, mesmo sem grande contundência na hora de decisão - ainda há muitos toquezinhos, quando se pedia mais objectividade e os cruzamentos não saíram bem -, coloca mais gente a atacar, mais gente na zona de finalização. O que não gostei, mais nos 45 minutos iniciais que na etapa complementar, foi o seguinte: ao atacarmos com muitos e colocarmos muita gente na zona de finalização, não podemos perder bolas fáceis em zonas perigosas; não podemos estar desorganizados quando o adversário a recupera; não podemos deixar os defesas, por falta de ajudas ou ajudas tardias, um para um, com os avançados. Podíamos ter pago caro esses erros e ter ido para o intervalo, não a ganhar pela diferença mínima, resultado que era justo, porque fomos melhores, mas com outro resultado.

Na 2ª parte já não permitimos tantas veleidades, controlamos totalmente o jogo, tivemos uma entrada forte e marcamos mais dois golos - Jackson, numa bela desmarcação e após um passe açucarado de S.Defour; e um golo para mais tarde recordar, de Iturbe. O facto do Marselha ficar reduzido a 10 no final da 1ª parte, ajudou, mas há mérito da forma como nos organizamos, principalmente no meio-campo. Depois, começaram as substituições, o ritmo baixou, a qualidade também, mas uma constante: o F.C.Porto sempre por cima, sempre dono e senhor do jogo e a vencer sem discussão, uma bela equipa.

Dos novos:
Pouco tempo para Reyes e Tiago Rodrigues, Licá e naturalmente, não deu para ver nada; mais tempo para Carlos Eduardo, Ghilas, Herrera, Josué e destes, nota mais para Josué, com o senão da marcação de livres, sempre mal; Carlos Eduardo entrou bem, mas saiu mais tarde; Ghilas teve poucas bolas em condições, mas fez pela vida; Herrera entrou nervoso, acalmou, precisa de tempo para perceber a nova realidade

Dos regressados:
Muito bem Fucile, tanto à direita como à esquerda. Raça, sempre, mas calma e não às reacções extemporâneas, mesmo quando a razão está do seu lado. Iturbe, um golo extraordinário, tal como tinha acontecido na época passada, também na pré-época, frente oa Celta e alguns bons pormenores. Será para valer?

Dos antigos:
Helton, muito bem e Fabiano sem nada para fazer; bem Jackson, Defour, Izmaylov, todos os centrais e Alex Sandro; Fernando, se não fosse aquele erro grosseiro, que só não deu golo porque Helton fez uma grande defesa, teria feito um belo jogo; Lucho viu-se pouco; Varela entrou com tudo e mostrou serviço; Castro, pouco tempo; e Danilo, tanto de um lado como do outro, ainda está perro. Um erro imperdoável, esqueci-me do melhor nos antigos, o puto da crista, o 90+2, o KELVIN!

Nota final:
Tivemos coisas muito boas, algumas coisas menos boas, mas estamos no bom caminho, temos gente para formar um belíssimo plantel e uma equipa de qualidade. Vida muito difícil para Paulo Fonseca. Primeiro, quando tiver que fazer a selecção dos jogadores que saem; depois, num plantel com tanta qualidade e tanto talento, quando tiver que escolher o onze e os dezoito.


Marseille 0-3 FC Porto - Highlights por simaotvgolo12

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset