Populares Mês

sexta-feira, 22 de novembro de 2013


Até concedo que o Nacional tem melhores resultados na casa do F.C.Porto que na Madeira, mas nos últimos 10 anos, em jogos disputados no Dragão e a contar para o campeonato, a equipa insular apenas ganhou 2 e o F.C.Porto 8, sendo que 5 dos triunfos foram nos últimos 5 anos e com 13 golos marcados e 0 sofridos; os 2 triunfos madeirenses foram, um, na época para esquecer 2004/2005 - na exigência portista, pois um 2º lugar, mais uma Supertaça e uma Taça Intercontinental, fariam as delícias de muita gente -, outro, em 2007/2008, com o F.C.PortoCampeão e portanto, na ressaca de mais um título. Se isto é suficiente para até o treinador do F.C.Porto considerar o Nacional a besta negra dos Dragões... Agora, se não encararmos o jogo com a responsabilidade que todos os jogos merecem; se não tivermos a atitude, o espírito e a qualidade necessária; estivermos a pensar no jogo da próxima terça-feira para a Champions; ou pior, se olharmos para a equipa madeirenses com complexos, traumas e um bicho papão, a tal besta negra... aí corremos riscos de não ganhar. Se fizermos o que tem de ser feito, como somos melhores colectiva e individualmente, jogamos em casa, em condições normais, ganharemos. Só não será assim por incompetência ou se todos os deuses da fortuna estiverem do lado da equipa de Manuel Machado.

O árbitro é Carlos Xistra, auxiliado por Nuno Pereira e Jorge Cruz

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, Reyes e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Carlos Eduardo, Quintero, Defour e Herrera;
Avançados, Jackson, Licá, Ricardo, Varela e Josué.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Josué.


PS 1 - Mangala está castigado, Maicon vai ser titular, disse ontem na antevisão o treinador Paulo Fonseca. O pai do jogador, em vez se limitar a congratular com o facto, veio botar faladura, falando demais.
Porque é que pais, empresários e afins, não se calam?

PS 2 - "A atribuição da Bota de Ouro é um processo viciado", Fernando Gomes, presidente da FPF.
Sempre quero ver o que este e outros cavalheiros vão fazer para a ceia, se for Cristiano Ronaldo a vencer o troféu.

PS 3 - F.C.Porto - Atlético nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Lembram-se do que aconteceu da última vez que as equipas se defrontaram, também para a Taça?...

Estatísticas e curiosidades em torno do F.C.Porto - C.D.Nacional:
O F C Porto - Nacional de amanhã será o 15º confronto para o Campeonato, sendo que o F C Porto venceu 11 jogos e perdeu 3 confrontos como visitado com o Nacional da Madeira. O F C Porto marcou nesses 14 confrontos 30 golos e sofreu 11 golos dos madeirenses em jogos disputados no Porto.
 
Vejamos, então resultados e marcadores respectivos nesses 14 anteriores confrontos:
1988/89 F C Porto 3 Nacional 0 golos: Gomes 2 e Semedo.
1989/90 F C Porto 2 Nacional 0 golos: Zé Carlos e Bandeirinha.
1990/91 F C Porto 1 Nacional 2 golo: Domingos.
Nacional da Madeira na II Divisão B e II Liga cerca de 11 temporadas desportivas.
2002/03 F C Porto 5 Nacional 2 golos: Helder Postiga 2, Clayton, Deco e Maniche.
2003/04 F C Porto 1 Nacional 0 golo: Ricardo Carvalho.
2004/05 F C Porto 0 Nacional 4
2005/06 F C Porto 3 Nacional 0 golos: Mc Carthy, Lucho e Pepe.
2006/07 F C Porto 2 Nacional 0 golos: Anderson e Fucile.
2007/08 F C Porto 0 Nacional 3
2008/09 F C Porto 1 Nacional 0 golo: Bruno Alves.
2009/10 F C Porto 3 Nacional 0 golos: Rolando, Falcao e C Rodriguez.
2010/11 F C Porto 3 Nacional 0 golos: Hulk 2 e James.
2011/12 F C Porto 5 Nacional 0 golos: Defour, Walter, Kleber, Sapunaru e Hulk.
2012/13 F C Porto 1 Nacional 0 golo: Jackson.
 
Curiosidades:
A inauguração do Estádio do Dragão aconteceu a 16 de Novembro de 2003, completou este mês o seu 10º aniversário, o F C Porto realizou cerca de 230 jogos oficiais (Entre todas as competições Nacionais e Internacionais) no nosso Estádio desde a sua inauguração, desses 230 jogos oficiais: Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga dos Campeões ou Liga Europa, o F C Porto regista apenas 20 derrotas em jogos oficiais no Estádio do Dragão, sendo que o Nacional foi o Clube que mais vezes venceu no nosso Estádio, para além dasderrotas "gordas" e inusitadas, registadas em 04/05 e 07/08 para o Campeonato, na Taça da Liga o Porto de Villas Boas perdeu 2-1 no Dragão com este Nacional, isto é, os madeirenses são o unico clube do Mundo que venceu o F C Porto no Dragão e por 3 ocasiões em jogos oficiais.
 
Relativamente aos 14 anteriores confrontos já realizados, o resultado mais comum foi o 3-0 a favor do F C Porto, essa tendência aconteceu em 4 jogos.
 
Paulo Assunção, Ruben Micael, e Maicon (expectavelmente titular amanhã), chegaram ao F C Porto todos eles oriundos do Nacional da Madeira, sendo que no F C Porto acumularam títulos vários.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset