Populares Mês

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


É verdade que Artur Soares Dias fez uma arbitragem vergonhosa e depois do lance da mão de Mangala que alguém lhe soprou, foi cobarde, encolheu-se, saltou para o andor do santo Eusébio, prejudicou de forma clara o F.C.Porto - aquele lance do Mangala, que só ele viu e que se não fosse o árbitro auxiliar tinha acabado com mais uma vergonha igual à expulsão do Danilo, é paradigmático. Disse-o no post de ontem, repito-o hoje, que já tive oportunidade de ver todos os lances polémicos. Mas e digo-o com veemência, ninguém conte comigo para atirar para cima do árbitro toda a responsabilidade da derrota de ontem. Não e não! Até Artur Soares Dias começar a descambar, o que fez de relevante o F.C.Porto? Nada! Pedia-se personalidade, coragem e ambição, pedia-se raça, crença, ALMA e espírito do Dragão. Ao fim e ao cabo, pediam-se os valores que nos guindaram para o patamar de melhor clube português. Tivemos alguma coisa parecido com isso? Não! Mas alguns destes valores que se estão a perder não são de exclusiva responsabilidade de Paulo Fonseca (*). Não, estão mais acima também e como sabem e já disse muitas vezes, no meu Porto, não é o Presidente que ganha e o treinador que perde. E por isso digo que há uma nova filosofia no F.C.Porto com a qual não me identifico e que já me fez colocar a questão: será que vale a pena ter um blog pró-F.C.Porto, manter o Dragão até à morte? Vale a pena gastar uma boa parte do meu tempo, deixar de fazer algumas coisas que gosto muito, por exemplo, ler, para defender o F.C.Porto - dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos - contra tudo e contra todos, quando tenho a nítida sensação que o actual Porto já é não o mesmo, o espírito de luta e de combate, o Porto guerreiro que não levava desaforo para casa, deu lugar ao Porto caladinho, mansinho, come e cala, leva na cara e dá a outra face? Isto é, parece um regresso ao passado, tempo do Porto desportista, fidalgo, uns "tipos porreiros" mas que não ganhava nada. Será que me devo "chatear" quando o clube gere um canal de televisão que não só não se importa com o que dizem e fazem contra o F.C.Porto, como ainda por cima, dá protagonismo a quem trata com desrespeito a maior figura da história do F.C.Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa? No seu livro "31 anos de presidência 31 decisões", o Presidente diz que não reconduziu Domingos Matos na presidência do Conselho Fiscal, porque ele era administrador da Cofina, grupo proprietário de alguns dos jornais que mais ataca(va)m o F.C.Porto. Pergunto: e então, Júlio Mgalhães, assalariado do grupo F.C.Porto, continua colunista do Record, cujo director é um fanático anti-portista, com provas sucessivas do mais rasca, rasteiro e sem ética, jornalismo que se pratica na nossa praça? Alguma vez no passado isto era possível? Não! Quem está ao serviço do F.C.Porto tem de estar de corpo e alma no F.C.Porto, tem de ter coragem, determinação, não ter medo de desagradar aos inimigos do F.C.Porto, não tem de se preocupar se o que diz desagrada aos amiguinhos da capital. Não, este Porto que acha que sendo assim, vai mudar comportamentos, cativar gente para a sua causa, neste Portugal vergonhosamente centralista, é cada vez menos o meu Porto. E portanto, ainda não sei a resposta, à pergunta se vale a pena continuar. Mas que tenho de pensar nisso a sério... ai isso tenho.

(*) - Nunca me atreverei a pedir a sua saída, mas acorde e seja líder, homem. Você está no F.C.Porto e nós não queremos apenas bons moços, queremos muito mais do que isso. Consigo já perdemos mais jogos esta época, apenas na 1ª volta, que nas três anteriores. Consigo não vejo critério, linha de rumo, coerência. Consigo nunca vi um golpe de asa que verdadeiramente me surpreendesse. A sua marca só aparece pelos piores motivos. Umas vezes aparece Defour que depois desaparece; idem com Herrera ou Josué; Quintero saiu de cena por se esticou na letra, mas o belga fez igual e continuou, jogou com o Atlético, deu-se ao luxo de marcar um golo e não festejar para mostrar que estava zangado, no entanto continua a ser convocado; Quaresma chegou e jogou; e nem o efeito Kelvin aproveitou. Já para não falar na dupla de centrais. E por favor, primeiro coloque a equipa a jogar bem e ganhar e depois, sim, diga que tem uma confiança cega no título.

Notas finais:
Muito do que aqui disse não foi porque o F.C.Porto perdeu, nem pela forma como perdeu. Não sou esse tipo de Dragão. Não, há amigos que sabem e podem testemunhá-lo, que este não é um desabafo de ocasião...

Não, não me custa ver arrogância do que em Maio do ano passado ajoelhou, nem o regresso aos tempos da super-bazófia, do catedrático, exterminador implacável, mestre da táctica, doutor do povo, etc. Ele é muito limitado, um triste, incapaz de aprender com os erros e ficar caladinho. O que me custa é não ter a certeza que este Porto de Paulo Fonseca será capaz de os fazer engolir tudo e voltar a ajoelhar em Maio.

Uma boa notícia:
Saúdo o regresso de Gonçalo Paciência ao activo.

 Ontem na Luz só tivemos isto! 
PS - Soube há pouco que Júlio Mgalhães já não é colunista do Record. Congratulo-me com o facto  e mesmo tendo feito o post sem saber, não me custa pedir desculpas ao DG do Porto Canal. 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset