Populares Mês

segunda-feira, 11 de agosto de 2014


me tinha despedido de Eliaquim Mangala, aqui, hoje apenas mais algumas notas. 
A confirmação tardou porque uma parte do passe pertence a um fundo e como essas parcerias são proibidas em Inglaterra foi preciso resolver o problema, encontrar a solução que permitisse a confirmação do negócio. Alguns dragões que andavam nervosos, achavam que o F.C.Porto andava activo no mercado porque de repente a loucura tomou conta de quem dirige a SAD portista, já podem dormir descansados.
Todos ficaram satisfeitos neste negócio. O jogador porque se valorizou muito ao serviço do F.C.Porto e sai para o campeão inglês onde vai usufruir de muito melhores condições financeiras. Para os nossos parceiros que beneficiaram bastante e assim, como esta época é um bom exemplo, estão sempre disponíveis para irem connosco a jogo, factor que nos tempos que correm é muito importante, quiçá decisivo. O F.C.Porto que beneficiou do rendimento desportivo de um excelente jogador e um profissional de mão cheia e ainda teve lucros significativos - se compramos por 6,5, depois vendemos 33,33 ao fundo Doyen por 2,647 e vendemos os nossos 56,67% por 30,5 milhões, valor líquido, mas admitamos que a esse valor tenhamos de descontar os 10% do empresário, 3,05, é um negócio excelente, à Porto, na casa dos vinte e poucos milhões de euros de lucro.

Mangala saiu, Marcano entrou. Já era uma contratação conhecida, há várias semanas que a defesa estava fechada - em 15 de Julho já tínhamos falado em Marcano no Dragão até à morte.
Sobre o central espanhol, para mim um ilustre desconhecido, faço o que sempre faço: espero para ver e depois dou opinião.

Regressou a normalidade ao futebol português:
Fóruns, mesas redondas, cimeiras, debates em tudo que era rádio e televisão, os jornais foram ouvir todo o cão e todo o gato, a propósito do Benfica e até o meu "amigo", o pequenino e quiduxo Rui Gomes da Silva, mandou umas bocas, intimou Vieira - nunca a expressão clube do regime fez tanto sentido. Hoje, o 8 passou a 80, os vilões passaram a heróis, o que era verdade ontem, já é mentira hoje, a Supertaça é tão importante que a alegria transbordou e até o troféu se partiu. O mais maior, melhor, grande clube do mundo está de regresso. Carlos Daniel, o benfiquista de Paredes, que andava nervoso, estava quase a ficar possesso como nos tempos de Quique Flores, já pode ir de férias tranquilo.
Como portista só posso agradecer, a "pole position" voltou outra vez a Sul, assim como o favoritismo. Sim, o favorito e quem parte à frente, não pode ser sempre o campeão, só quando o campeão é o F.C.Porto.

Estive a ver a equipa B - derrota 1-3 frente à Oliveirense - e sem querer fazer uma análise muito profunda, foi apenas o primeiro jogo e seria prematuro, deu para ver que há qualidade, algum talento e potencial, mas há ainda muita imaturidade e ingenuidade, muita habilidade inconsequente, um futebolzinho que ainda precisa de dar o salto da formação para o futebol dos adultos. Com a bola todos sabem jogar, sem bola não há pressão, não há intensidade, a organização deix(ou)a muito a desejar. Por exemplo, Gonçalo Paciência tem lances de génio, pormenores deliciosos, mas marca muito poucos golos. E a um avançado, ponta de lança, em primeiro lugar pedem-se golos. É essa a função de Luís Castro, sem castrar a habilidade e o génio de Gonçalo, fazer dele um goleador. O filho de Domingos tem tudo para "explodir" como um avançado que faz a diferença. Teremos capacidade para o transformar, de maneira que passe de promessa a realidade? Idem para Pité e Ivo que também são dois casos de talento que precisa de ser bem trabalhado - não percebi a substituição do ex-Beira-Mar quando tinha acabado de marcar um golo, estava claramente em crescendo, a levar a bola e a desequilibrar.
Como o campeonato da segunda Liga é longo, demasiado longo até, não faltarão oportunidades para falar novamente destes e de outros jovens B, mais pormenorizadamente. Ver se Rafa consegue ser mais agressivo a defender, porque defesa que só ataca e tem muitas dificuldades em defender, não vai longe. Se Tomás não será mais defesa que médio - vejo-o muito curtinho como médio, acho que tem a calma, serenidade e leitura correcta para ser um excelente central. Ou se André Silva perde aquela sofreguidão que lhe tira discernimento, capacidade para tomar as melhores decisões, faz dele um jogador que parece muitas vezes trapalhão.



Com o Mike de férias, só o Melga está atento ao fenómeno futebolístico. Assim, três Melgadas:
Artur, ao contrário de Beto, na final da Liga Europa, cumpriu escrupulosamente a lei, não se adiantou... nem um milímetro!, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.
- Será que se o Mike estivesse por aqui, concordava com esta análise?

Se o Clasie não dissessse que o F.C.Porto é um grande clube ninguém sabia. Como ele disse... ficamos todos a saber.

Como podem verificar, a imagem do panfleto da queimada é clarinha como a água. Não há dúvida nenhuma, nem é preciso ver com atenção, para concluir que o jogador do Rio Ave está nitidamente em fora-de-jogo.
- Ai, Mike, Mike, fazes-me cá uma falta... No próximo ano ou vamos os dois de férias ao mesmo tempo...ou despeço-me.
- O quê?!
- Estava a brincar... BES, BES, BES! 
- O quê?!
- Antigamente dizia-se: béu, béu, béu! Agora diz-se BES, BES, BES!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset