Populares Mês

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

 
Hoje o Estádio do Dragão faz 12 anos. E o que dizer sobre o Dragão que já não tenha sido dito na comemoração de aniversários anteriores? Nada. Portanto, apenas algumas perguntas e respostas relacionadas com estes 12 anos de vida do belo anfiteatro do F.C.Porto.

Por exemplo, se me perguntarem qual foi o jogo mais marcante, direi o que a esmagadora maioria dirá: foi o F.C.Porto 2 - S.L.Benfica 1, disputado em 11 de Maio de 2013.

E qual o golo que apontarei como principal referência? Também acho que alinharei pela esmagadora maioria: foi o golo de Kelvin, ao minuto 90+2 desse mesmo jogo.

Já quanto ao golo mais bonito, aí já não será tanto assim, não haverá tanta gente a pensar o mesmo, mas para mim foi o de Tarik Sektioui na vitória do F.C.Porto frente ao Marselha por 2-1, jogo disputado em 7 de Novembro de 2007.

E a melhor época destes 12 anos de Dragão? Foi a de 2010/2011. Mesmo não tendo ganho a prova mais importante, a Champions, como aconteceu em 2003/2004, o F.C.Porto ganhou campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa. Como se fosse pouco, nessa época, para além disso, houve um conjunto de grandes alegrias, daquelas que marcam e ficam para sempre na memória, tantas como em nenhum a outra. Os 5-0 ao Benfica; a remontada na Luz, vitória por 3-1, para a Taça de Portugal, após derrota por 2-0 na 1ª mão; campeões na casa do principal rival, uma humilhação que os obrigou a ligarem a água e apagarem a luz para esconder a vergonha; os 5-1 ao Villarreal na meia-final da Liga Europa, depois de um 0-1 ao intervalo; os 6-2 no Jamor ao Vitória S.C., praticamente sem tempo para treinar e descansar; o banho de bola para a Supertaça na vitória por 2-0 frente ao clube do regime...

E a melhor exibição? A da vitória portista sobre o Manchester United por 2-1, após estar a perder por 0-1. Benni McCarthy marcou os dois golos, brilhou por isso, mas o que mais impressionou foi a manifestação da força colectiva daquele Porto que vulgarizou o todo poderoso Manchester de Sir Alex Ferguson.

E o melhor treinador? José Mourinho. Conseguir ganhar a Champions League, nos actuais moldes da competição, ao serviço de um clube português, é extraordinário, o maior feito da História do desporto colectivo deste país à beira mar plantado.

E o melhor jogador? Como Anderson Luís de Souza, conhecido no futebol por Deco, ainda jogou no Dragão...

E a imagem mais marcante? Sem dúvida, Jorge Jesus de joelhos.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset