Populares Mês

terça-feira, 5 de janeiro de 2016


Não há muito para dizer, apenas, joguem e ganhem. É a única maneira que conheço de acabar com a intranquilidade, instabilidade, contestação e afins. A bola está do vosso lado. Estarei lá, como sempre, com espírito positivo, para somar e não para dividir.
Vamos Porto, carago!

O árbitro é Rui Costa, auxiliado por Tiago Costa e Miguel Aguilar.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, André André, Imbula e Rúben Neves;
Avançados, Brahimi, Aboubakar, Varela, André Silva e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Maicon, Martins Indi e Layún, Danilo, André André e Herrera, Corona, Aboubakar e Brahimi.

Da antevisão de Lopetegui, destaco isto:
«Perdemos um jogo nos últimos trinta para a Liga e sempre que perdemos e empatamos estamos tristes (não vou fazer gestos com a mão, senão dizem que estou a faltar ao respeito... [gracejou]). Cresci em equipas de máxima exigência. Aceito-a com bom grado, humildade e com naturalidade. A exigência é bem-vinda. Agora, há linhas vermelhas que não se devem passar. E falo de situações de falta de respeito ou violência. Isso enfrentarei sempre. O resto nós assumimos...»

«A exigência vai-nos ajudar a chegar ao título. Vamos chegar com ajuda dos adeptos. Sem ajuda deles é impossível. Não podemos mudar a direção do vento, apenas a direção das velas para que nos leve a determinado objetivo. Acredito que a maioria dos adeptos do FC Porto nos vai ajudar. Essa é a única maneira para que os nossos jogadores, e a maioria deles são miúdos, tenham o máximo rendimento possível...»

«Sentimos o apoio do presidente Pinto da Costa, sobretudo nos momentos em que precisamos dele. E aceitamos também a exigência dos adeptos, sempre com muita firmeza»

«Concordo com ele - Jesus. Tem razão em tudo o que disse. Umas vezes concordamos, outras não»

«Jogar quatro dias depois de Alvalade é positivo? Nem positivo nem negativo. Há que jogar amanhã… Temos de preparar o jogo da melhor maneira possível. E fazer um grande jogo perante uma equipa que está a fazer magnífica temporada»

«Tenho muito apreço pelo treinador deles, que está a fazer um trabalho extraordinário. Conseguir uma vitória é o mais importante. Temos de estar preparados para jogar amanhã. Queremos e precisamos de vencer»

«Osvaldo não continuará connosco. O mercado está aí e qualquer equipa poderá tentar melhorar. O FC Porto, o Benfica, o Sporting são equipas que estão criadas a pensar na luta pelo título, mas há sempre posições a melhorar»

Parte do histórico dos confrontos entre F.C.Porto e Rio Ave:
O encontro de amanhã entre o FC Porto e Rio Ave, será o nº 22 a contar para o Campeonato. O balanço dos anteriores 21 desafios disputados nas Antas e Dragão, é naturalmente positivo para o FC Porto: 17 vitórias, 3 empates e 1 derrota. O FC Porto como visitado marcou 55 golos e sofreu 11 tentos nessas 21 partidas com Rio Ave.
Vejamos agora os 10 confrontos realizados neste século XXI para o campeonato, entre FC Porto e Rio Ave, com resultados e marcadores respectivos, curiosamente, esses 10 desafios, foram todos disputados no Estádio do  Dragão, com um registo de 9 vitórias para os Dragões e apenas 1 empate:
2003/04, FC Porto 1 - Rio Ave 0, golo: Mc Carthy.
2004/05, FC Porto 1 - Rio Ave 1, golo: Luís Fabiano.
2005/06, FC Porto 3 - Rio Ave 0, golos: Quaresma, Alan e Hugo Almeida.
2008/09, FC Porto 3 - Rio Ave 1, golos: Lucho e Farias 2.
2009/10, FC Porto 2 - Rio Ave 1, golos: Hulk e Varela.
2010/11, FC Porto 1 - Rio Ave 0, golo: Varela.
2011/12, FC Porto 2 - Rio Ave 0, golos: James 2.
2012/13, FC Porto 2 - Rio Ave 1, golos: Jackson 2.
2013/14, FC Porto 3 - Rio Ave 0, golos: Jackson, Danilo e Herrera.
2014/15, FC Porto 5 - Rio Ave 0, golos: Jackson, Oliver, Danilo, C Tello e Alex Sandro.
Poucos resultados dilatados, 4 deles por margem mínima, mas curiosamente o Rio Ave tendencialmente no Dragão, sofre habitualmente golos nos descontos ou nos minutos finais, essa tendência esteve presente em 5 daqueles desafios registados, nomeadamente em 2003/04, Mc Carthy marca no ultimo minuto; em 2006/07, Alan e H. Almeida perto do fim dilataram para o 3-0 final; em 2009/10, Varela marca perto do fim e garante a vitória, em 2008/09, Farias perto do fim bisou e carimbou o triunfo. Na temporada passada, o FC Porto venceu com uma goleada, mas aos 78 minutos de jogo o FC Porto vencia por escasso 1-0, tendo o Rio Ave mantido a tradição ao sofrer 4 golos nos instantes finais no Dragão. Jackson em 3 temporadas com a camisola do FC Porto, marcou em 3 vitórias no Dragão ante o Rio Ave, em 2012/13 bisou, e ainda teve tempo para falhar uma grande-penalidade à Panenka e fazer desesperar o Dragão!
E como recordar é viver... Recordamos o primeiro FC Porto Rio Ave disputado nas Antas, na 20ª Jornada do Campeonato 1979/80. De forma inusitada e surpreendente o Rio Ave, ou Maravalhas e mais 10 a defender, quase virtualmente despromovidos na sua estreia na então 1ª divisão, empataram a uma bola com o FC Porto de Pedroto. Esse empate cedido pelos Dragões nas Antas, acabou por ser determinante, porque directa ou indirectamente fez abortar um tricampeonato para o FC Porto. Deixamos o onze desse FC Porto: Fonseca, Rodolfo (Lima Pereira entrou e jogou como P Lança), Simões, Teixeira e Murça; Romeu, Frasco, Sousa e Oliveira, Albertino (Costa) e Gomes. O minhoto Tó Lima marcou aos 9 minutos, e o ruivo Romeu empatou para os Dragões aos 41 minutos, no jogo da vida do guarda-redes Maravalhas!
 
Mais um capítulo do despudor dos sem vergonha:
Jorge Sousa errou, em benefício do F.C.Porto, no jogo da Choupana frente ao Nacional, ao não assinalar uma carga de Marcano sobre João Aurélio. Mesmo sendo o primeiro jogo em que os Dragões foram beneficiados - a ratazana Santos lá com  a sua liga da treta, era o melhor exemplo -, caiu o Carmo e a Trindade, a Torre dos Clérigos só não caiu porque tem boas fundações. Já abordei o assunto aqui, mas relembro que após esse jogo, desde Rui Vitória até Luís Filipe Vieira, passando pelo vice-presidente Silva e também pelo vice Cervan - este último, na suas crónicas de "senador pateta", às sextas no panfleto da queimada, contesta todas as nomeações para jogos do seu clube -, todos saíram a terreiro contra a arbitragem do juíz do Porto. Os vendidos da queimada, sempre na linha da frente de freteiros e recadeiros, fizeram a bonita capa que podem ver ao lado. No domingo passado, uma xistralhada das antigas, uma arbitragem vergonhosa, com clara influência no marcador - ia dizer possível influência, mas lembrei-me que mesmo tendo Iker Casillas defendido um penalty nos minutos finais do Tondela - F.C.Porto, eles deram por adquirido que no jogo da Madeira o penalty entrava...-, não se passou nada, os vendidos ignoraram, a máquina de propaganda vermelha branqueou a pouca vergonha, comparar as capas dos jornais sobre o jogo de Guimarães, com as do jogo da Choupana, é como comparar água com Cutty Sark. Lamentavelmente, os paineleiros afectos ao F.C.Porto passaram por essa pouca vergonha como raposa por vinha vindimada. Estavam mais interessados em bater no "espanhol" ou "basco", forma carinhosa como tratam Julen Lopetegui. Um colunista e que até já recebeu um Dragão de Ouro, refere-se ao treinador do F.C.Porto como "alguém cujo nome não me ocorre, mas que usa a braçadeira de treinador dos Dragões"
Com amigos destes, quem precisa de inimigos?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset