Populares Mês

terça-feira, 4 de setembro de 2018


Os mercados estão fechados, o F.C.Porto terá, pelo menos até à reabertura de Janeiro, um plantel com os seguintes jogadores:
Guarda-redes: Casillas, Vaná e Fabiano - Diogo Costa andará entre a equipa principal e a equipa B;
Defesas: João Pedro, Maxi, Felipe, Chidozie, Diogo Leite, Mbemba, Jorge e Alex Telles;
Médios: Danilo, Bazoer, Herrera, Sérgio Oliveira, Otávio, Óliver e Bruno Costa;
Avançados: Corona, Hernâni, Brahimi, Adrián López, André Pereira, Aboubakar, Soares, Marega e Marius.
Joker: Éder Militão.
A razão porque coloco Éder Militão como Joker - é apenas uma opinião pessoal que pode não ter nada a ver com a realidade e as ideias do treinador -, é simples: tenho a sensação que o jovem internacional brasileiro será titular, mas tanto pode jogar e cumprirá bem, a central, lateral ou a médio.

Lista para a UEFA:
A L​ista A inclui os nomes de Casillas e Vaná, Maxi Pereira, Éder Militão, Felipe, Alex Telles, Jorge, Óliver, Herrera, Danilo, Bazoer, Otávio, Sérgio Oliveira, Hernâni, Brahimi, Aboubakar, Marega, Corona, Adrián López e André Pereira.
Na Lista B estão Diogo Costa, Chidozie, Diogo Leite e Bruno Costa.

Sei que o F.C.Porto por via da violação do fair-play financeiro, só pode inscrever 23 jogadores em vez dos normais 25. Mas como não sei os critérios que obrigam a fazer parte da lista os jogadores formados localmente, até aos que são considerados da formação, passando pelo número de estrangeiros, tenho de aceitar que sendo preciso deixar alguém de fora, um tenha sido Tiquinho Soares e o outro Mbemba. As razões são simples: o primeiro tem uma lesão que ainda vai demorar bastante a recuperar; o segundo tem estado lesionado, não demorará tanto como Soares, mas depois de curado ainda tem de ganhar condição física, ritmo e como é novo no clube e não tem trabalhado com o grupo...

Numa análise ao que foi a intervenção do F.C.Porto no mercado de transferências, importa dizer o seguinte:
Como não somos um clube rico e as dificuldades para contratar são óbvias; sendo que já há meses que sabíamos que era preciso uma alternativa a Alex Telles, essa devia ter sido a primeira prioridade. Não foi, foi das últimas, antes vieram João Pedro que faz parte do plantel, mas pelos vistos ainda tem de crescer e Janko, este uma contratação que nem fazendo um grande esforço se percebe - talvez quando sair o R&C se faça claridade... Também veio Ewerton e já foi emprestado - acho que o brasileiro foi vítima das circunstâncias. Posso estar enganado, mas não é para mim claro que não tem capacidade para jogar no F.C.Porto -, Marius, Mbemba, Militão - em cima já está o que penso desta contratação -, Jorge e Bazoer, os últimos a chegar, ambos por empréstimo com opção de compra.
Sobre o Jorge, jovem de apenas 22 anos, estamos a falar de alguém que brilhou no campeonato brasileiro, tanto que chegou à selecção principal, mereceu a atenção do Mónaco - um clube que aposta muito em jovens e tem tido sucesso nessa política, tendo já facturado mais de 500 milhões em jogadores - os franceses fazem lembrar o F.C.Porto no passado recente -, clube onde foi muuitas vezes titular. Não será Alex Telles, mas quando for necessário substituir Alex, acredito que já ninguém ficará preocupado.

Bazoer, é também jovem, já internacional holandês, tem escola, PSV e Ajax, estava no Wolfsburg, onde não se afirmou totalmente. Tenho boas expectativas, já me disseram muito bem, mas apenas isso, como não conheço espero para ver.
Ambos vêm emprestados com opção de compra - que não é obrigatória, o que é óptimo... -, esperemos que possam justificar a continuidade no F.C.Porto. Sim, para que no futuro, no caso de Alex Telles e Danilo, saírem, já está cá alguém com conhecimento do clube, do futebol português, a  substituição ficará mais fácil, com todas as vantagens que isso traz.
Mbemba não conheço, não deu palpites, espero que possa ser uma alternativa a ter em conta. Falava-se em 8 milhões, diz o Jogo que custou 4,5 o que é verba perfeitamente aceitável.
Marius tem coisas interessantes, mas precisa de limar muitas arestas para vir a ser um jogador para somar.

Tudo somado, não temos o melhor plantel do mundo, mas se não houver lesões graves, alguns dos jogadores que estão a render pouco, melhorarem e tiverem o rendimento que já tiveram no passado, temos plantel para formar uma equipa com capacidade para lutar por todos os títulos internos, atingir os limites mínimos na Champions League e que são, chegar aos oitavos-de-final.

Notas finais:
Sendo que os tempos em que o F.C.Porto era uma referência, considerado até um verdadeiro caso de estudo a nível mundial, na forma como descobria, formava, valorizava, transferia com mais valias e voltava a descobrir....num círculo virtuoso que tantos e tantos frutos rendeu, desportiva e financeiramente, dificilmente voltarão, por razões que vão desde a impossibilidade de ter parceiros, como os fundos, que acreditavam, iam connosco a jogo e todos ganhavam com isso; até ao despertar de alguns tubarões para o talento que emerge e porque têm uma capacidade financeira que lhes permite contratar jovens por dezenas de milhões - por exemplo, o Real Madrid gastou 90 milhões em dois jovens brasileiros de 18 anos -, fica cada vez mais complicado para clubes como o F.C.Porto voltar a chegar ao talento como acontecia no passado. Mas se esses tempos ficaram definitivamente para trás, a solução para que o F.C.Porto possa continuar a ter possibilidades de atingir as metas acima referidas, é e cada vez mais, apostar na formação, formar melhor. Para isso seria importantíssimo a construção, no Grande Porto, de um Centro de Formação. Também, ter um scouting cada vez melhor e com mais meios, activo e que faça chegar a informação a quem de direito, para que seja possível chegar o mais cedo possível a alguns jogadores. Sem esquecer a importância que é ter uma rede de contactos de referência, gente que traga qualidade e não gente com um histórico de flops que não os recomendam para negociar connosco. Gente que seja capaz de trazer, mas que depois também seja capaz de colocar.

O F.C.Porto prolongou por mais um ano, até 2021, o contrato com Marega. Foi o finalizar de um processo que já estava previsto antes do jogador e o seu representante, tomarem uma posição que ninguém esperava e merecia, tentando sair, não de uma forma normal, mas pressionando e forçando a saída. Com esta decisão está definitivamente encerrado um episódio que não foi bonito e não devia ter acontecido, mas que tendo acontecido, foi resolvido sem dramas e de uma maneira natural.
Esperemos que a partir de agora Marega volte a ser o jogador importante que foi na ápoca anterior e não haja nenhuma recaída em Janeiro.

Se Marega está resolvido, espero muito que o mesmo possa acontecer com Brahimi e Herrera, jogadores que estão em final de contrato.
Independentemente de tudo, desde serem jogadores nucleares e importantíssimos na equipa - Herrera  é o capitão... -, até à grande vontade do treinador em contar com eles ou outra razão qualquer, seria dramático, um crime de lesa pátria, ver Herrera e Brahimi saírem do F.C.Porto como saíram Marcano e Reyes, isto é, a custo zero.

O chiqueiro da queimada, caixa de ressonância do Benfica e sempre pronto a fazer fretes ao SLB, recebeu uma sopradela - manda para a Bola, fala com o Delgado... - e como a má-fé e a desonestidade é a imagem de marca de um jornalismo de sarjeta, como é o que se faz actualmente na Bola - aqui tratada como merece, chiqueiro, pocilga, antro, pasquim ou panfleto da queimada -, há que tentar fazer do nada, alguma coisa, sempre com a ajuda dos cartilheiros de serviço que logo se prontificam amplificar, como se viu pela forma como João Gobern tratou o caso Bueno - ler clicando na imagem.

1 - Nunca o F.C.Porto comunicou a rescisão definitiva do contrato com Alberto Bueno.
2 - Sendo assim, só quem tem porcaria na cabeça, ou sabe que não é importante esclarecer, porque o objectivo é confundir, fazer ruído, perturbar, é que esquece que sempre que há um empréstimo, tem de haver uma rescisão. Sempre que o jogador regressa ao clube, tem de ser novamente inscrito na Liga. Foi o que fez o F.C.Porto na última sexta-feira com Bueno.
Quanto a verba que Bueno recebeu, há algumas hipóteses a ter em conta. Uma, podia fazer parte do contrato inicial e quando houve liquidez, recebeu. Outra, o clube onde Bueno esteve emprestado não garantia a totalidade do salário, o F.C.Porto teve de comparticipar, daí o pagamento ao espanhol.

Quando um jornal e no que toca ao F.C.Porto procura, a partir do nada, arranjar confusão e no que respeita ao Benfica, faz tudo para reduzir o muito que existe, a nada, estamos no âmbito da  prostituição jornalística em todo o seu esplendor.

PS - Estamos prestes a assistir a mais um fenómeno do Entroncamento. De um enxerto de mirtilo vai sair um pataco vermelhinho e cheio de luz.
Augusto Baganha, o agora demitido e inconformada presidente do IPDJ, fez na RTP uma declaração altamente polémica e que tem de ser aprofundada. Disse Baganha: "Tudo começou a mudar nas relações com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, quando, faz agora um ano, o estádio da Luz foi interditado".
Mas Baganha disse mais, desta vez na SIC Notícias, disse que teve de avocar o processo que deu origem à interdição da Luz, na interdição que durou uns poucos dias, porque ele estava parado no congelador de Vítor Pataco, curiosamente, o novo presidente do IPDJ.
Mas esta gente não tem vergonha na cara? Mas a oposição que dispara contra tudo que mexe, não tem nada a dizer sobre esta nojeira?

Última hora:
Alô, alô, JMM, é para continuar a assobiar para o ar? Alô, alô contorcionistas e lavandarias especializadas em branqueamentos, em particular as lavandarias da Cofina e da Queimada, é a vossa hora. O SLB está à rasca, precisa urgentemente da vossa ajuda.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset