Populares Mês

domingo, 15 de setembro de 2019


Depois de já ter desperdiçado em vários jogos vantagens de dois golos, assim de repente, lembro-me: Jamor frente ao Belenenses, onde acabou por vencer; no Dragão com o Vitória de Guimarães, perdeu; e em Vila do Conde onde empatou; o F.C.Porto correu riscos de voltar a perder pontos, ingloriamente. Isto porque depois de 70 minutos em que jogou bem, foi claramente dominador e superior, facilitou, não matou o jogo. Aconteceu porque a equipa de Sérgio Conceição nesse tempo não definiu bem, não aproveitou algumas oportunidades para aumentar a vntagem e pior, nos 20 minutos finais achou que o jogo estava ganho, descomprimiu, perdeu intensidade e concentração, em dois minutos sofreu dois golos, nunca mais se encontrou, na parte final esteve perto de perder, acabou por vencer no último suspiro, marcou Marcano.

Entrando com Marchesín, Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles, Danilo e Uribe, Otávio, Marega, Zé Luís e Luis Díaz, o F.C.Porto entrou a pressionar bem, teve muita posse, mas só ao minuto 13 e por Luís Díaz, esteve muito próximo do golo, a bola bateu no poste. O jogo continuou nessa toada até que ao minuto 24, Jadson cortou com o braço na área, o árbitro assinalou e o VAR confirmou, penálti que Alex Telles converteu, Dragões justamente em vantagem. Depois de Danilo falhar um golo cantado ao minuto 28 e Zé Luís ao minuto 38 obrigar o guarda-redes do Portimonense, Ricardo Ferreira, a uma excelente defesa para evitar o 2º golo portista, ele viria a surgir já em cima do intervalo. Cruzamento de Uribe, pareceu-me que houve um ligeiro desvio de Marega, e desta feita o cabo-verdiano ao segundo poste não perdoou.

Resumindo, uma 1ª parte bem conseguida da equipa de Sérgio Conceição, um F.C.Porto competente, por um lado não permitiu grandes veleidades à equipa algarvia, por outro marcou dois golos e ainda podia ter feito pelo menos mais um.

Na 2ª parte a questão era saber se o F.C.Porto tinha aprendido a lição e não ia cometer os mesmos pecados do passado recente. E até ao minuto 70 parecia que tinha aprendido. Porto sempre por cima e a falhar algumas boas oportunidades, por falta de melhor definição e eficácia, Portimonense sem criar um único lance de perigo. Mas depois aconteceu aquilo que se sabe e não preciso repetir...

Concluindo, a vitória é justa, mas uma equipa como o F.C.Porto não pode deixar que estas coisas aconteçam e pior, se repitam. Já pagámos um preço altíssimo por causa destas brincadeiras na época passada, foram 5 pontos que tinham feito toda a diferença nas contas do título.

PS - O SLB, coerentemente, já veio dar o lamiré sobre o jogo do F.C.Porto. Não interessa saber se tem razão ou não, o que importa é lançar a mensagem que agora a propaganda de freteiros, recadeiros e cartilheiros, sem esquecer as vaquinhas de serviço em alguns chiqueiros, vai dar o devido eco.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset