Portimonense 2 - F.C.Porto 3. Os jogos têm 90 minutos e não 70. Não aprenderam nada com as lições do passado
domingo, 15 de setembro de 2019
Depois de já ter desperdiçado em vários jogos vantagens de dois golos, assim de repente, lembro-me: Jamor frente ao Belenenses, onde acabou por vencer; no Dragão com o Vitória de Guimarães, perdeu; e em Vila do Conde onde empatou; o F.C.Porto correu riscos de voltar a perder pontos, ingloriamente. Isto porque depois de 70 minutos em que jogou bem, foi claramente dominador e superior, facilitou, não matou o jogo. Aconteceu porque a equipa de Sérgio Conceição nesse tempo não definiu bem, não aproveitou algumas oportunidades para aumentar a vntagem e pior, nos 20 minutos finais achou que o jogo estava ganho, descomprimiu, perdeu intensidade e concentração, em dois minutos sofreu dois golos, nunca mais se encontrou, na parte final esteve perto de perder, acabou por vencer no último suspiro, marcou Marcano.
Entrando com Marchesín, Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles, Danilo e Uribe, Otávio, Marega, Zé Luís e Luis Díaz, o F.C.Porto entrou a pressionar bem, teve muita posse, mas só ao minuto 13 e por Luís Díaz, esteve muito próximo do golo, a bola bateu no poste. O jogo continuou nessa toada até que ao minuto 24, Jadson cortou com o braço na área, o árbitro assinalou e o VAR confirmou, penálti que Alex Telles converteu, Dragões justamente em vantagem. Depois de Danilo falhar um golo cantado ao minuto 28 e Zé Luís ao minuto 38 obrigar o guarda-redes do Portimonense, Ricardo Ferreira, a uma excelente defesa para evitar o 2º golo portista, ele viria a surgir já em cima do intervalo. Cruzamento de Uribe, pareceu-me que houve um ligeiro desvio de Marega, e desta feita o cabo-verdiano ao segundo poste não perdoou.
Resumindo, uma 1ª parte bem conseguida da equipa de Sérgio Conceição, um F.C.Porto competente, por um lado não permitiu grandes veleidades à equipa algarvia, por outro marcou dois golos e ainda podia ter feito pelo menos mais um.
Na 2ª parte a questão era saber se o F.C.Porto tinha aprendido a lição e não ia cometer os mesmos pecados do passado recente. E até ao minuto 70 parecia que tinha aprendido. Porto sempre por cima e a falhar algumas boas oportunidades, por falta de melhor definição e eficácia, Portimonense sem criar um único lance de perigo. Mas depois aconteceu aquilo que se sabe e não preciso repetir...
Concluindo, a vitória é justa, mas uma equipa como o F.C.Porto não pode deixar que estas coisas aconteçam e pior, se repitam. Já pagámos um preço altíssimo por causa destas brincadeiras na época passada, foram 5 pontos que tinham feito toda a diferença nas contas do título.
PS - O SLB, coerentemente, já veio dar o lamiré sobre o jogo do F.C.Porto. Não interessa saber se tem razão ou não, o que importa é lançar a mensagem que agora a propaganda de freteiros, recadeiros e cartilheiros, sem esquecer as vaquinhas de serviço em alguns chiqueiros, vai dar o devido eco.