quinta-feira, 29 de novembro de 2007
O Liverpool é melhor, jogou melhor, mereceu ganhar.
Tudo isto é certo, mas, fica uma grande tristeza, uma enorme frustração, uma tremenda desilusão, pela derrota e pela pálida imagem deixada em Inglaterra. O verdadeiro F.C.Porto, meus senhores, súbitos de Sua Majestade, não é este, este é o Porto de Jesualdo, um treinador inventor e com a mania das grandezas.
Fucile o melhor lateral-esquerdo portista, não jogou, porque era preciso altura e o uruguaio só mede 1,78. Entrou M. Cech, é muito pior, mas, mede 1,83. Não entrou R.Meireles (de início), embora esteja a jogar bem, porque era preciso altura e físico, o ex-boavisteiro só mede 1,79. Entrou Kaz (atenção que não estou a dizer que jogou mal), que mede 1,92. Por azar quando o Liverpool recorreu a P.Crouch, o polaco já tinha saído.
Estava eu a reflectir sobre grandes e pequenos, quando me veio à memória um célebre Inglaterra-Portugal disputado em Wembley, o seleccionador era o saudoso J.M.Pedroto, que para esse jogo escolheu um meio-campo de minorcas, com Octávio, J.Alves, Teixeira e outro que agora não me lembro o nome. Que banho de bola levaram os ingleses, os pequenos jogadores portugueses brincaram ao gato e ao rato com os matolões britânicos e conseguiram um 0-0 que espantou o Mundo do futebol. Saltou-me também à memória, esta mais recente, uma crónica de J.Valdano na A Bola a propósito do Espanha-Suécia, em que o antigo astro argentino exaltava L.Aragonés, por ter colocado em campo contra os altos e fortes nórdicos, um conjunto à base de jogadores talentosos mas pequenos, D.Villa, Iniesta, Xavi, etc.,... mas, quem era e quem são Pedroto, Valdano ou Aragonés, comparados com o nosso grandíssimo mister, Prof. Jesualdo Ferreira?
Agora, dirigo-me aos jogadores do F.C.Porto: meus amigos, vocês representam um clube que é símbolo de uma cidade e de uma região, que chegou até aqui graças à coragem de muita gente sem medo, por isso, pensem no que diz o povo " O que não tem remédio, remediado está ", limpem a cabeça, esqueçam o pesadelo de Anfield Road, nada está perdido: somos líderes, só dependemos de nós, vamos terminar em 1º lugar do grupo. Acredito que mais uma vez, seremos os únicos nos oitavos- de- final da L.Campeões. Faremos valer o nosso lema " nós conseguimos, os outros ficam-se pelo quase ". Pensem também que no sábado temos outro jogo muito importante, enfrentem-no sem medo, com entusiasmo, sejam audázes, esqueçam as palavras controlo e contenção, se olharem para o banco e virem o vosso treinador com aquela cara de pánico que o caracteriza, olhem para o para os adeptos portistas, esses são homens sem medo... mais uma vez lá estarão para vos apoiar.
Ultimas notas: não ao desbaratar do prestígio e desvalorização dos activos.
Já não me lembro da última vez que fomos goleados ou sofremos 4 golos. Quem tiver a memória mais fresca e quiser ter a maçada de me lembrar... desde já agradeço!
PS- Disse-me um amigo ontem à noite e para disfarçar a azia " o Jesualdo é um génio, aquilo foi só para enganar o Benfica". Oxalá, meu caro, oxalá!