Populares Mês

quinta-feira, 6 de março de 2008


Não é fácil acreditem, é penoso até, depois de uma noite de desencanto e frustração, como já não sentia há muito tempo, estar aqui a fazer a análise do jogo, mas a vida continua e há mais vida para além do Schalke.
Vamos lá então a isso.
Um F.C.Porto que é superior, fica pelo caminho por exclusiva responsabilidade própria. Passando por cima do jogo de Gelsenkirchen, onde é bom referi-lo, estivemos aquém das expectativas, a partida de ontem mostrou as dificuldades que o Porto de Jesualdo tem, sempre que enfrenta adversários fechados e precisa de recuperar: foi com os alemães e tem sido uma constante na Liga portuguesa; somos uma equipa de contra-ataque, temos problemas quando temos de jogar em ataque continuado.
Trabalhamos muito, lutamos muito, jogamos melhor, mereciamos ter ganho, mas, em partidas deste nível, em que as oportunidades escasseiam, não se podem falhar golos como aconteceu com Tarik, mas, principalmente Quaresma. Há mérito do guarda-redes? Sem dúvida, mas, muito demérito dos avançados portistas.
Não vai ser fácil a uma equipa que apostava tanto na L. dos Campeões, reagir a este murro no estômago, esperemos que o grupo canalize para as provas em disputa ( campeonato e taça), toda a raiva e frustração desta dolorosa noite europeia. É uma situação difícil, vai ser preciso muito trabalho a nível psicológico, mas, acredito que Jesualdo e aqueles jogadores que são a verdadeira alma do Dragão, saberão motivar-se e motivar os outros para o que resta da época.
Sobre os jogadores vou falar de quatro "Monstros" e uma desilusão.
Os "Monstros" foram :B.Alves, P.Assunção, L.González e L.Lopez, a desilusão R.Quaresma.
B.Alves: fez um jogo extraordinário; secou completamente Kuranyi e todos os que lhe apareceram pela frente, fez variações de flanco sempre com conta peso e medida, ajudou no meio-campo, nunca se rendeu; merece todo o nosso carinho e é com jogadores destes que se tem de contar, para manter a chama a do Dragão, bem acesa.
P.Assunção: por favor renovem com ele! Merece todos os cêntimos que ganha , nunca se cansa, está em todo lado, joga por ele e por outros, um grande craque e o melhor jogador portista da época.
Lucho: fantástico jogador, grande profissional: foram notórias a partir de determinada altura, as dificuldades físicas porque passava; Lucho cerrou os dentes, nunca vacilou e continuou a fazer uma exibição notável; um exemplo para todos!
L.Lopez: outro que merece tudo de bom; joga, marca, corre, luta... enfim, outro verdadeiro craque!
A desilusão foi R.Quaresma: no post que fiz relativo ao jogo Boavista- F.C.Porto disse:"ontem no Bessa o ciganito mostrou as suas duas faces:nos primeiros quinze minutos, displicente, desconcentrado, parecia que ia passar ao lado do jogo...depois, bem depois, soltou-se o génio e Quaresma partiu para um final de jogo extraordinário e em várias ocasiões, só não marcou por acaso.
É esta face de Quaresma que queremos na quarta-feira. Fica o Harry Potter intimado a mostrá-la contra o Schalke."Lamentavelmente contra os alemães, apareceu a pior face do Harry Potter. É pena, mas, é verdade, o génio de Quaresma nos grandes jogos fica invisível.
Uma palavra final para Jesualdo: não se pode no jogo de ontem, culpá-lo de nada. Fisicamente a equipa esteve bem, mesmo quando foi obrigada a jogar com dez jogadores contra uns calmeirões daqueles, no banco agiu bem mexendo de forma correcta, merecia melhor sorte.
Ah, não posso deixar de manifestar todo apoio e solidariedade aos jogadores que falharam as g.penalidades: esqueçam!, só falha quem marca.
Ficam algumas declarações do técnico portista:
«Pela qualidade mostrada nos dois jogos, acho que fomos eliminados por uma equipa com menos qualidade. Mas não acho que o Schalke 04 tenha pouca qualidade. É uma equipa robusta, fria, com jogadores muito fortes e que não sai beliscada apesar do F.C. Porto ter sido maior. Tirando os primeiros vinte minutos em Gelsenkirchen, fomos dominadores, tivemos as melhores ocasiões de golo, resistimos a alguma ineficácia na finalização, resistimos à lesão do Bosingwa, resistimos a tudo e com alguma crueldade fomos eliminados nas grandes penalidades. Temos que realçar a atitude dos jogadores do F.C. Porto, que foram brilhantes e não mereciam passar por isto. Quero que eles sintam que perder assim, que custa muito, serve para reforçar a equipa para o futuro. Passamos por uma situação que a nível anímico é muito agressiva, mas vamos sair mais fortes daqui até porque ganhámos o jogo. É isto que sinto e espero que regressemos rapidamente às vitórias nas competições que agora temos: a Liga e a Taça de Portugal».

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset