Populares Mês

segunda-feira, 11 de agosto de 2008


Uma primeira parte magnífica, com meia-hora arrasadora, rendeu dois golos e garantiu a vitória, que só não foi mais dilatada, porque as várias oportunidades desperdiçadas - algumas de forma escandalosa - não permitiram a tranquilidade necessária, para que a totalmente renovada, equipa da segunda-parte, fosse capaz de mostrar melhor serviço.
A segunda metade valeu pelas duas, ou três, arrancadas de Hulk, pelos remates de Tomás Costa, pelo entusiasmo do público, que deve ter desconcentrado Nuno e o levou a sofrer um golo perfeitamente anormal e a boa exibição de Stepanov.

Resumindo: estamos bem e quando digo que só falta um bocadinho assim...é porque acho que na lateral-esquerda ainda temos um problema, mas principalmente, porque Guarín não é trinco e na posição 6 há uma lacuna que urge resolver. Se não vem mais ninguém, e, enquanto aquela que parece ser a aposta de Jesualdo para o lugar - o citado Guarín -, não acerta, que tal R.Meireles no centro do meio-campo?

Plantel mais equilibrado, equipa mais forte?

Agora que a pré-época acabou e vai começar, oficialmente, a temporada, é tempo de fazer uma análise sobre o plantel e sobre a equipa, partindo do princípio, que Quaresma não fica. - Todos os indícios apontam nesse sentido, senão como perceber o que se passa com o "Cigano "?
Sinceramente, é difícil responder à pergunta. Do onze base anterior saíram: Bosingwa, P.Assunção e vai sair R.Quaresma. Entraram para os seus lugares; Sapunaru, Guarín e C.Rodríguez.

Começando pelo romeno: não tem a profundidade, nem a velociade do , mas tem algumas características, que podem compensar essas lacunas. Defende bem, não inventa, joga melhor de cabeça, pode ser central, é mais perigoso nas bolas paradas...ah!... parece ter muito melhor " cabeça " que a do agora, jogador do Chelsea. A cabecinha do internacional português, às vezes, deixava muito a desejar!

Por aqui não deve haver problemas.

Ao contrário, na posição deixada vaga por P.Assunção, temos um problema e até ver, ficamos a perder. Como já referi, Guarín não me parece ainda, capaz de ocupar o lugar.Em primeiro lugar não ocupa bem o espaço, perde bolas em zonas perigosas, muitas vezes, por querer inventar - ontem aconteceu isso algumas vezes -, não passa fácil e tem tendência a avançar, sempre, desequilibrando a equipa e impedindo Lucho e Meireles, de se soltarem. É bem melhor nas laterais do meio-campo - principalmente no lado direito - e aí pode dar à equipa muito mais.
Se Guarín não é alternativa, muito menos o é Bolatti - digo-o com pena, porque acho que tem capacidade, mas ele parece apostado em me desmentir . O argentino que seria o substituto natural do jogador do A.Madrid, então, não acerta uma e chega a fazer perder a paciência a um Santo.
Fernando é o que tem dado melhor conta do recado. O jovem internacional brasileiro vai ser um excelente nº 6, mas tem de crescer futebolisticamente, não ser tão faltoso, não ter medo de arriscar, deixar de jogar só para os lados e em passes curtos, enfim, ser um trinco de uma grande equipa. Com trabalho e mais experiência - terá boas oportunidades nas Taças para a adquirir -...acho que vai lá!

Aqui, na posição 6 está, no momento, a principal dor de cabeça de Jesualdo.

Finalmente e para o onze base, C.Rodríguez substitui bem R.Quaresma.

O uruguaio não terá o génio do" Harry Potter ", mas é muito mais versátil tacticamente e pode fazer várias posições: num 4x3x3 pode jogar na frente sobre a esquerda ou sobre a direita e ainda, no lado esquerdo do trio do meio-campo.
Num 4x4x2 pode jogar nas laterais sem problemas, ou como segundo avançado, é mais jogador de equipa, também é criativo e desequilibrador e não tem - espero que não venha a ter - tiques de grande vedeta.
Só não digo que ficamos a ganhar, porque não quero ferir as susceptibilidades, dos fãs do Quaresma.

O outro problema de Jesualdo - embora menor -, é o lado esquerdo da defesa.

Benítez ainda não me convence. Faz coisa boas, mas logo a seguir faz asneiras de principiante. Lino que começou muito bem a época, parece estar a perder confiança - será que já se apercebeu que não vai ser titular e atirou a toalha? - e não é o mesmo jogador. Seria a suprema das ironias, que mais uma vez, o lateral esquerdo fosse Fucile.
Perante esta análise, que é minha e discutível, será que temos melhor equipa?
Sinceramente, penso que estamos na mesma!
Onde penso que estamos mais fortes é nas opções que existem no plantel.
Na defesa e para o centro, partindo do princípio que vão jogar P.Emanuel e B.Alves, temos um razoável Rolando e um - continuo na minha - excelente Stepanov. Para a direita Fucile garante o serviço. Na esquerda vamos ver...
No meio-campo e no sistema preferido do Professor, teremos; Raúl Meireles, Lucho e Guarín.De fora ficam Tomás Costa que é um todo o terreno de grande utilidade, Fernando, Bolatti e o jovem Tengarrinha.
Na frente com Tarik lesionado, vão jogar, Mariano que não tem estado mal, Lisandro e C.Rodríguez. De fora Hulk - parece-me claramente, jogador de 4x4x2 e ligeiramente atrás de Lisandro. Colocá-lo nos lados...é matá-lo! -, Farías e os jovens, Rabiola a recuperar de uma grave lesão e Candeias.
Para a baliza estamos bem servidos com Helton e titular, Nuno a suplente e o jovem Ventura a espreitar a oportunidade.

Portanto e concluindo: em 4X3X3.

Helton
Sapunaru, P.Emanuel, B.Alves e Benítez ( Lino)
Lucho, R.Meireles e Guarín.
Mariano, Lisandro e C.Rodríguez
Em 4x4x2.

Helton,
Sapunaru, P.Emanuel, B.Alves e Lino (*)
Lucho, R.Meireles, Guarín e C.Rodríguez,
Hulk e Lisandro.
(*)- Porque neste sistema e com as costas mais protegidas, Lino pode potenciar o que tem de melhor: atacar! Para além disso, é mais importante que Benítez nas bolas paradas.

Última nota: no Sporting-Sampdória, Derlei, mas principalmente, Rochemback, deviam ter sido expulsos com vermelho directo. O médio então, teve uma entrada de arrepiar. Se em vésperas da Supertaça, isto se passasse com jogadores do F.C.Porto, P.Bento, os dirigentes e adeptos leoninos, viriam, fieis à sua tradição de queixinhas, lamentar-se. Como foi com eles...nem piaram!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset