Populares Mês

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009


Depois de ter conseguido uma excelente exibição em Madrid - talvez a melhor da época, atendendo ao grau de dificuldade do jogo -, em que dominou, chegou até a banalizar, a equipa colchonera e só por um misto de falta de sorte e azelhice, não acabou com a eliminatória - aqui abro um parêntesis para para dizer o seguinte: muito mal andaremos todos no F.C.Porto, se pensarmos que o Atlético só vale aquilo e que já estamos nos quartos-de-final. A equipa madrilena é bem melhor do que mostrou na terça-feira e já o demonstrou na Champions League, onde por exemplo, em Liverpool, só não ganhou, porque no fim do jogo, o árbitro inventou um penalty que deu o empate à equipa inglesa -, o F.C.Porto tem pela frente no regresso da Liga Sagres, o Sporting. Teoricamente, atendendo ao que as duas equipas fizeram nos jogos europeus, o F.C.Porto já ganhou. Mas não é bem assim e na prática às vezes acontecem grandes surpresas. O leão envergonhado, ferido no seu orgulho, vai dar tudo para limpar a face e resgatar o "honra" perdida. A este propósito é bom recordar, que o F.C.Porto passou por uma situação parecida em Londres com o Arsenal - derrota por 4-0 - e passados três dias estava a jogar e a ganhar em Alvalade. Assim é bom que a equipa portista esteja preparada e encare o conjunto orientado por Paulo Bento, tendo em conta o que ele fez na segunda-parte do jogo contra o Benfica e não o que fez, na segunda-parte do jogo contra o Bayern. Se fizermos isso, se conseguirmos jogar como em Madrid, estou convencido que vamos ganhar e dar um grande passo no caminho para o Tetra.
Não podemos é ser ter perdulários no ataque e tão permissivos na defesa...mesmo sem lateral direito de raiz.
Tenho-me apercebido de um grande entusiasmo em volta do jogo de amanhã. Que a equipa possa oferecer-nos aquilo que esta época, no Dragão, temos tido tão poucas vezes: um bom jogo, uma boa exibição e uma vitória.
Nota final: tenho Miguel Ribeiro Telles como uma pessoa sensata, ponderada e que não gosta de criar polémicas. Vê-lo agora criticar o comportamento do F.C.Porto acerca do pedido de antecipação do jogo, parece uma tentativa falhada de desviar as atenções da copiosa derrota de quarta-feira e arranjar por antecipação, desculpas, caso as coisas corram mal amanhã.
Há quem ache que o F.C.Porto devia reagir. Eu não penso assim. Seria, antes do jogo, lançar achas para a fogueira e perturbar o ambiente que se quer pacífico, para o clássico. Depois do jogo, sim, entendo que o F.C.Porto deve responder e explicar as suas razões.

O árbitro é João Ferreira, auxiliado por Luís Ramos e Pais António

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Helton e Nuno,
Defesas: Rolando, B.Alves, Cissokho, Stepanov e P.Emanuel,
Médios: Lucho, Fernando, R.Meireles, Mariano, T.Costa e Andrés Madrid,
Avançados: Tarik, Lisandro, Hulk, C.Rodríguez e Farías
Antevisão de Huk
«É um desafio importante. Trata-se de um clássico e esperamos fazer um grande jogo diante dos nossos adeptos.»

«São coisas que acontecem no futebol [referindo-se ao facto de o Sporting ter sido goleado (0-5) pelo Bayern Munique no Estádio de Alvalade]. Não acredito que venham fragilizados.»

«Vimos o empate em Madrid com uma certa angústia, pois podíamos ter ganho. Mas o futebol é mesmo assim. Resta-nos continuar a trabalhar para os jogos que temos pela frente.»

«Ainda faltam muitas partidas até ao final do campeonato e não é uma vitória frente ao Sporting que nos vai garantir o título. Ainda assim, sabemos que se trata de um encontro importante e vamos fazer de tudo para vencer.»

«O facto de já termos defrontado o Sporting várias vezes esta época permite-nos conhecê-lo um pouco melhor. É uma boa equipa e acredito que vamos ter um grande jogo no Estádio do Dragão.»
«Penso que todas as equipas grandes do campeonato português têm capacidade para disputar as competições europeias.»

«Fico feliz por ter conseguido mostrar o meu trabalho no jogo frente ao Atlético e, acima de tudo, por ter ajudado o F.C. Porto. Trabalho sempre para dar o meu melhor nos jogos.»

«É um pouco difícil segurar os nervos nessas alturas [referindo-se ao facto de a equipa de arbitragem ter assinalado várias faltas contra o F.C. Porto nos lances por si divididos], mas não podemos reclamar, pois não queremos prejudicar a equipa.»

«Não acho que estejamos em vantagem, só porque o Sporting vem de uma derrota. Nós também nos sentimos de alguma forma frustrados com o empate de Madrid, pois tínhamos condições para ter saído de lá com um resultado positivo. Além disso, os clássicos nunca têm favoritos. Só espero que os nossos adeptos encham o estádio para nos apoiar.»

Antevisão de Jesualdo:
Lateral direito é assunto resolvido
«O Fucile não está recuperado e o Sapunaru também não. Esse assunto não me provoca dores de cabeça, está resolvido para nós e amanhã terão oportunidade de ver a nossa opção».

Sporting com capacidade
«O nosso jogo e o do Sporting para a Champions League foram partidas completamente diferentes. Nós fizemos um bom jogo mas não ganhámos. O Sporting fez um mau resultado. Acontece a todas as equipas e a nós também já aconteceu. Nenhum resultado negativo é bom para a preparação de um jogo, mas estou certo de que o Sporting tem capacidade para ultrapassar essa situação»

Jogos da Champions não condicionam
«Quer o nosso jogo de Madrid, quer o encontro do Sporting não condicionam a nossa estratégia para sábado. Não alteram a nossa preparação para o jogo, nem tão pouco a nossa abordagem à partida. Jogam-se três pontos e nada ficará definitivamente decidido. Sabemos porém que, quantos mais pontos tivermos à medida que vamos queimando etapas, tanto melhor».

Data alterada em tempo devido
«A minha posição enquanto treinador, e não como resposta aos dirigentes do Sporting, é a de constatar que o F.C. Porto teria sempre mais um dia de descanso, quer o jogo fosse no domingo ou na segunda-feira. O F.C. Porto fez uma viagem, mudou de ambiente e jogou fora de casa, facto que complica sempre a recuperação. A exigência do nosso calendário para esta fase, com jogos da Liga, da Champions e da Taça, era muito alta, e pareceu-nos importante pedir, dentro dos regulamentos, que o jogo com o Sporting fosse antecipado para sábado, já que nessa altura tínhamos agendado o jogo das meias-finais da Taça contra o Estrela ou o V. Guimarães para quarta-feira. Sei que o jogo estava marcado para as 21h30 e foi o Sporting que pediu para alterar a hora para as 20h30. Esta polémica parece-me uma forma de alimentar o ambiente à volta do clássico, que é sempre rico neste tipo de situações».

Equipa recuperou bem
«Estamos bastante incomodados pelo facto de não termos ganho em Madrid e a derrota do Sporting torna o jogo mais difícil para nós. A nossa equipa recuperou bem e a densidade de jogos que temos pela frente obriga-nos a fazer uma gestão atempada. Amanhã ficam concluídos dois terços do campeonato e, apesar de se falar muito no F.C. Porto e no Sporting, é preciso ter em conta o Benfica e o Leixões. As outras equipas que não os três grandes também influenciam as classificações do campeonato».

Recuperar Lucho e apoiar Helton
«As queixas dos jogadores preocupam-nos sempre, mas compete ao jogador, aos treinadores e ao departamento médico gerir essas situações de forma positiva. O Lucho é um jogador que precisa de jogar e de treinar. Conheço os meus jogadores e sei perfeitamente o que tenho de fazer para os ajudar. Senti a necessidade de apoiar fortemente o Helton. A equipa também o percebeu e a segunda parte de Madrid resultou também do envolvimento emocional da equipa. Todos sabemos que o Helton já salvou o F.C. Porto muitas vezes e que a equipa já salvou o Helton muitas vezes».

Comunhão com os adeptos
«Gostava de oferecer aos adeptos uma vitória. Uma equipa jogar mal e ganhar uma vez acontece, mas é impossível jogar mal e ganhar regularmente. Os conceitos de boa e má exibição são relativos. Sei que falta vender poucos bilhetes para o clássico e era importante sermos uma vez mais um corpo único no Estádio. É sempre importante sentir o apoio dos nossos adeptos».

F.C. Porto Vitalis com boas hipóteses
«Costumo ver alguns jogos de andebol, de hóquei em patins ou de basquetebol e sei que a equipa de andebol do F.C. Porto parte bem classificada para os play-off, tem apenas um jogador estrangeiro, tem vários jovens internacionais portugueses e tem um jovem treinador ambicioso, que foi também um grande atleta da modalidade. Um clássico com o Sporting é sempre um clássico e tudo pode acontecer, mas acredito que o F.C. Porto pode ganhar esse jogo».

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset