Populares Mês

sábado, 28 de fevereiro de 2009



Nas crónicas dos jogos, normalmente a análise ao trabalho do árbitro aparece no fim, no entanto, para arrumar já a questão, tenho a dizer o seguinte: péssima arbitragem de um árbitro sem categoria: mal técnica e disciplinarmente, com maior prejuízo do F.C.Porto. Ficou por marcar um penalty sobre C.Rodríguez. A campanha badalhoca, dos penaltis marcados nos 3 últimos jogos, a favor do F.C.Porto, resultou em pleno. Mas a cereja no cimo do bolo, foi já no fim do jogo, num canto favorável ao F.C.Porto, com J.Ferreira a assinalar uma falta que ninguém viu, ainda a bola ia no ar...Teve medo o juíz de Setúbal, que aparecesse o golo no último minuto? Apesar do mau trabalho do árbitro, o F.C.Porto não mereceu ganhar e também quero deixar isso claro.

O jogo foi mais do mesmo, isto é, mais uma exibição abaixo dos mínimos exigíveis, por parte do F.C.Porto. É preciso uma grande paciência, paixão clubística e vontade de apoiar, para continuar a ir ao Dragão ver este Porto, medroso, trapalhão, sem chama, com um futebol aos repelões e que vive apenas de fogachos. Hoje foi C.Rodríguez, noutros jogos é Hulk e de longe a longe, Lisandro.
De quem é a culpa desta pobreza exibicional, que frustrou mais uma vez, um Estádio cheio de adeptos, que de água na boca, com o excelente jogo de Madrid, se deslocaram ao Dragão?

Para mim é de Jesualdo e vou tentar explicar porquê.
Que ganhou o F.C.Porto, com P.Emanuel a defesa lateral-direito? Ganhou solidez defensiva? Não, não ganhou, porque o capitão portista tem tendência para fechar no meio, deu espaço e abriu autênticas auto-estradas, por onde o Sporting atacou e criou mais perigo. Ganhou alguma coisa ofensivamente? Não, não ganhou, porque P.Emanuel raramente passa o meio-campo. Então porque jogou o Nº3 a lateral? Porque Jesualdo tem medo, não arrisca nada e mesmo sabendo que uma vitória, significaria um grande passo em frente na luta pelo título, a mensagem que o treinador do Tricampeão transmitiu, foi de receio, temor, excessivo respeito, de uma equipa, que na quarta-feira tinha levado 5-0 do Bayern. Não pensar que seriam favas contadas ou que a vitória seria fácil, de acordo, mas nem tanto à terra nem tanto ao mar. Depois alguém percebe, que as substituições, tenham sido feitas - com excepção da entrada de T.Costa para saída de Cissokho, lesionado -, a 7 e 1 minutos do fim? Que poderiam fazer Farías e Tarik, senão queimar tempo?

Tal como aconteceu no jogo contra o Benfica, o F.C.Porto desperdiçou uma grande oportunidade de marcar diferenças. Mais uma vez, tal como tinha acontecido contra os vermelhos, Jesualdo contentou-se com o empate. Não foi assim que o F.C.Porto construiu o seu prestígio e se tornou cá dentro e lá fora, uma equipa temida, respeitada e ganhadora. Todas as semanas, nas antevisões dos jogos, Jesualdo pede o apoio do público do Dragão. Esse apoio não lhe tem sido negado - mais uma vez muito bem os Super-Dragões, sempre a apoiar. Mas não tem havido da parte da equipa e do seu líder, a devida recompensa exibicional, para tanto apoio, entusiasmo e dedicação.

O único que escapou à mediania foi C.Rodríguez que fez um grande jogo.
Os outros: Helton não foi posto à prova.
P.Emanuel, não tem culpa de não ser lateral e não saber jogar a lateral.
Os centrais foram cumprindo com mais ou menos dificuldades, assim como Cissokho.
Lucho, com problemas físicos vai fazendo o que pode e pode pouco, como se viu principalmente na primeira-parte.
R.Meireles, primeiro na esquerda e depois na direita, foi tentando estar com um olho em Cissokho, primeiro e P.Emanuel depois, e outro na organização, o que é demasiado para o nº16 portista. Assim, Meireles não se solta como devia no apoio ao ataque, não pode aparecer na zona de tiro e tirar proveito do seu excelente pontapé.
Fernando, um desastre total. Trapalhão, errando passes, até os mais simples, rodando para a direita quando devia rodar para a esquerda e vice-versa, o trinco portista nunca conseguiu ser o tampão contra as ofensivas leoninas, nem o médio capaz de colocar a equipa a jogar bom futebol. Está nos últimos tempos a baixar e como tal...para que foi contratado Andrés Madrid?
Na frente, Hulk e Lisandro, completamente de gatas, foram os que mais acusaram o jogo europeu.
Gostei de T.Costa a lateral e só é pena que Jesualdo não tenha tido a coragem de ter apostado no argentino de início.
Tarik e Farías entraram para queimar tempo?!
Já perdemos 11 pontos em casa. Quando é que eu vi este filme?

Declarações de Jesualdo no fim do jogo:
Dois pontos perdidos
«Perdemos dois pontos, sobretudo porque quisemos ganhar desde o primeiro minuto. Analisando o jogo com frieza, tem de se reconhecer que o resultado é justo e que nenhuma equipa mereceu ganhar. O jogo foi quezilento, teve muitas paragens e houve pouco controlo emocional por parte das duas equipas. As diferenças no tempo de recuperação não se fizeram notar e louvo a grande dignidade demonstrada das duas equipas».

Jogo de grande carga emocional
«Não houve muitos lances de golo e parece-me que o Sporting foi muito forte defensivamente. Estes são sempre jogos diferentes, o F.C. Porto e o Sporting conhecem-se muito bem e não é fácil inventar muita coisa nestes jogos. A carga emocional de um clássico é sempre diferente e é importante que a minha equipa cresça a esse nível. Só o tempo e o trabalho vão permitir equilibrar esses factores, mas quero dar os parabéns aos meus jogadores que estiveram muito bem em termos de aplicação e trabalho. A equipa estruturou-se de forma diferente do habitual, mas nem por isso perdeu a sua identidade».

Continuar unidos
«Este jogo era importante no sentido em que nos permitiria reforçar a liderança do campeonato. Relembro que continuamos líderes, faltam 10 jogos para disputar e a carga emocional associada ao nosso calendário futuro obriga-nos a continuar muito unidos. O jogo de hoje teve intensidade mas não teve muito ritmo, sobretudo em termos tácticos. Vamos descansar amanhã e reavaliar a condição dos jogadores na segunda-feira»

Agora sem ironias, ganhamos a Copa BES/A Bola, a 5ª em 6 edições. Será que vamos receber primeiro este Troféu que a Taça de Campeões, época 2007/2008?

Classificação:
1º F.C.Porto 4 jogos e 6 pontos
2º Benfica 4 jogos e 5 pontos
3º Sporting 4 jogos e 4 pontos

Ó Hermínio entrega a Taça!



Original Video- More videos at TinyPic

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset