Populares Mês

terça-feira, 28 de julho de 2009


Sem triunfalismos bacocos, próprios de quem confunde a árvore com a floresta e sem contar, ainda bem!, com a euforia histérica de uma C.Social cheia de saudades dos anos sessenta, do século passado, o F.C.Porto segue o seu caminho, queimando etapas, mas queimando-as bem, sabendo que estes são jogos de preparação, servem para ganhar capacidade física, integrar os novos, consolidar espírito de grupo, melhorar a parte técnica, enfim crescer, como equipa e como grupo, jogando para ganhar sempre - é a nossa imagem de marca e a isso obriga o nosso prestígio -, mas sem dar demasiada importância aos resultados, sejam eles positivos - como tem acontecido - sejam eles negativos - se vierem a acontecer.

Ontem frente ao Lyon - quem ouvisse os comentadores da Sport Tv, diria que estavamos a jogar contra uma equipa do Luxemburgo ou de Malta -, não fomos exuberantes, mas tivemos segurança, tranquilidade, qualidade e vencemos, com toda a justiça, um adversário, que apesar de não ter sido campeão na temporada anterior, tem, não nos esqueçamos, dominado o futebol francês.
Tendo por princípio, só fazer uma avaliação mais exaustiva, quando os jogos forem a valer pontos e troféus, penso que não cometerei nenhum erro grosseiro de análise, se disser, que apesar da saída de bons jogadores e com influência na equipa - Lucho, Lisandro e Cissokho -, temos um plantel mais equilibrado, com mais soluções e que vão dar algumas boas dores de cabeça a Jesualdo. Por exemplo, para os três lugares da frente, o treinador tem 6 jogadores capazes de lutarem pelo lugar: Hulk, Varela, Rodríguez, Farías, Mariano e Falcao, permitem várias combinações e todas de boa qualidade. O mesmo acontece no meio-campo, com Guarín, T.Costa, Fernando, R.Meireles, Belluschi, Valeri - tem pormenores que não enganam acerca da sua qualidade - e a incógnita Prediger - espero vê-lo uns minutos frente ao Besiktas.

Atrás também estamos fortes e se não houverem surpresas de última hora, ficaremos com uma defesa de betão. Fucile, Sapunaru, M.Lopes e Álvaro Pereira para as laterais, Maicon, N.André Coelho, Bruno Alves e um Rolando cada vez mais jogador, para o centro da defesa, dão totais garantias e garentem que a casa vai ter alicerces seguros.

Na baliza, Helton não pode ter ou melhor, continuar a ter, aquelas distracções que às vezes nos causam tantos amargos de boca. Ontem voltou a ser displicente e ia dando barraca...definitivamente isso tem de acabar, sob pena de esta época, com a chegada de Beto, ficar a ver jogar.
- Helton, vais continuar a dar o flanco aos teus detractores?

Frente ao Lyon, dos "velhos" e dos que jogaram tempo que se visse, gostei de todos e até estava capaz de pedir ao Hulk para acalmar um bocadinho e ser mais discreto...- Givanildo, meu rapaz, tem calma, a época é longa e assim tu não aguentas!...

Dos novos: muito bem Álvaro Pereira a justificar a contratação - se Aly Cissokho não tivesse saído ia ser o cabo dos trabalhos para Jesualdo.
Bem Belluschi, que tem muito talento e quando estiver totalmente integrado vai ser muito importante. Sabe ter a bola, é forte no um para um, aparece bem na frente...não é Lucho, ou melhor, é diferente de Lucho, mas é um belo jogador.
Varela cumpriu e vai brigar, ninguém duvide, por um lugar e quem o quiser fazer sentar no banco, vai ter de trabalhar muito.
De Valeri, que jogou pouco tempo já disse tudo e N.André Coelho nem tocou na bola...
Falcao, gostei do que vi. Diferente de Farías - muito mais mobilidade -, o colombiano recepciona e segura bem a bola, tabela e pressiona bem, sabe aparecer a finalizar...vou querer ver mais, mas estou a gostar.

Notas finais: no futebol o que é verdade hoje pode ser mentira amanhã e vice-versa, mas que Diabo, há alguns que não aprendem nada! Quando Hulk chegou e se soube que tinha custado 5,5 milhões de euros por 50% do passe, logo se levantou o coro da má língua, os críticos, os seres pensantes - alguns não passam de uns pobres de espírito...-, que gritaram: - tanto dinheiro por um ilustre desconhecido que veio do Japão, campeonato sem expressão e sem competitividade?!
Agora, quem nos dera ter comprado a totalidade do passe, dizem alguns, se calhar os mesmos que zurziram forte e feio, quando chegou o Givanildo!... Mas estes "sábios", sem conhecerem, já acharam caro o Prediger, como acharam caro o Álvaro Pereira. Em relação ao uruguaio, já se vão calando convencidos, espero que o mesmo venha a acontecer com o trinco argentino.

PS-
O jornal do Benfica - A Bola - trás na 1ª página que Keirrison vem para o Benfica - Há dias era Marcel. Estão explicadas as razões pelas quais o dito jornal o ligou tanto ao F.C.Porto. Eles depois do que aconteceu com Rodríguez, Álvaro Pereira e Falcao, andam mortinhos por fazer uma parangona com o título: "Benfica rouba ... ao F.C.Porto!"

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset