sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Passado o frenesim, natural, do sorteio da Liga dos Campeões, é a altura de nos concentrarmos no jogo frente à Naval, última equipa, faz perto de 10 meses e 25 jogos passados, a derrotar o Dragão na principal prova do calendário futebolístico português.
Um F.C.Porto mal na Mata Real, bem melhor frente à forte equipa do Nacional - parabéns pelo fantástico feito frente ao Zénit -, vai defrontar uma equipa que teve um mau início de época, mas que foi bem "abanada" pelo seu técnico, depois do jogo perdido em Belém e já a pensar na recepção ao Tetracampeão. Não vai ser fácil - há muito que acabaram os jogos fáceis -, mas espera-se da equipa de Jesualdo, ainda sem Hulk, o seu jogador mais forte e de melhor rendimento, nos jogos fora de portas, uma atitude, uma qualidade e uma determinação igual à do jogo frente à equipa de Manuel Machado, com uma diferença: a eficácia tem de ser melhor. Não se podem desperdiçar tantas oportunidades!
Não é altura para dar abébias e seria difícil de entender, que na "batalha Naval, o Porta-Aviões" fosse ao fundo em duas épocas seguidas!
O árbitro é Elmano Santos, auxiliado por Sérgio Serrão e por Valter Oliveira.
Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Maicon e Sapunaru;
Médios: Fernando, Raul Meireles, Guarín, Belluschi e Valeri;
Avançados: Falcao, Mariano, Rodríguez, Varela e Farías.
Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira, Fernando, Meireles e Belluschi, Mariano, Falcao e Varela.
Dificuldade elevada
«Vai ser uma deslocação difícil, porque a Naval é uma boa equipa, joga num estádio pequeno e que, por ter perdido o último jogo, vai apresentar uma motivação acrescida ao defrontar o FC Porto. Teremos pela frente, como temos sempre nos jogos fora de casa, um jogo de grau de dificuldade elevado»
Estabilidade do adversário
«A Naval mantém praticamente os mesmos jogadores que tinha na época passada, tem um plantel que já se conhece e um treinador que conhece bem os seus jogadores. Por estes motivos todos, será sempre um jogo de grande dificuldade para nós»
Rotina e segurança
«Só no final da semana de trabalho é que irei debruçar-me sobre a equipa a escolher. Certamente que as estruturas da equipa que apresentam mais rotinas de jogo são aquelas que nos dão mais segurança para esta partida»
Muito trabalho pela frente
«O facto de a nossa equipa ter estado bem no jogo com o Nacional não retira nada ao nosso momento, à nossa realidade. Temos muito trabalho pela frente, muita margem para crescer e estamos ainda longe daquilo que pretendemos para a equipa. Acima de tudo, temos a consciência clara do que temos pela frente. O jogo com o Nacional não alterou nada neste contexto, foi um bom teste, mas a nossa realidade é a de que temos de trabalhar muito»
Falcao e Lisandro
«O Falcao e o Lisandro são jogadores completamente diferentes. A análise que devemos fazer é a comparação do Falcao que acabou de chegar e do Lisandro quando chegou ao FC Porto. O Lisandro de hoje é diferente daquele que chegou ao FC Porto. Fico sempre satisfeito que um ex-jogador do FC Porto marque golos e esteja bem, desde que não os faça a nós. O que considero é que o Falcao, no momento actual e nas suas características, é um jogador acima do que era o Lisandro na altura em que o encontrei no FC Porto»
Preparar jogadores para a equipa
«Até ao dia 31 [de Agosto] o plantel não está fechado, mas reforço o que já disse antes: em função dos jogadores que temos no plantel, são esses jogadores que temos de preparar para a equipa. Temos uma base que venceu o Tetra e que já trabalha connosco há algum tempo e um conjunto de jogadores que chegaram agora e que tem de fazer o seu percurso. Temos, por isso, muito trabalho pela frente. Não perdemos de vista os caminhos que queremos seguir e queremos ter sempre um quadro de jogadores apto a estar presente em todas as competições que o FC Porto enfrenta»
PS- Porque faz hoje 15 anos que faleceu Rui Filipe e em alguns comentários isso foi lembrado, quero dizer a todos que em 28 de Novembro de 2008 o "Dragão até à morte" publicou um post sobre o falecido loirinho com o título: Ai que saudades...Rui Filipe o craque simples!.
Quem quiser ver - acho que vale a pena - basta clicar no link.