Populares Mês

sábado, 8 de agosto de 2009


Começar como acabamos: a ganhar!

Enquanto o histerismo dos campeões da pré-época não acaba e todos os dias somos bombardeados com uma "estrela", que grita aos quatro ventos, "este ano estamos mais fortes!" -deve ser para se convencerem a eles próprios ou então, para tentarem assustar os outros...como se já não estivessemos vacinados contra a fanfarronice vermelha...-, arranca amanhã o calendário do futebol português, com a realização da Supertaça, que opõe o Campeão, F.C.Porto, ao finalista vencido da Taça de Portugal, Paços de Ferreira. A Supertaça, que vai para a 31ª edição, tem como grande dominador o clube do Dragão, que conquistou por 15 vezes o Troféu, com o nome de uma grande figura do futebol luso, o já desaparecido jornalista, Cândido de Oliveira.

Queremos começar a época como acabamos a anterior, a ganhar, e para isso temos de nos apresentar bem, não numa forma exuberante, que seria prematura, mas a um nível que nos permita justificar o favoritismo e a superioridade, de uma equipa melhor e mais bem apetrechada. Com o processo de integração dos novos a decorrer com toda a naturalidade e de forma que eles saibam o que a casa gasta, o F.C.Porto arranca para uma temporada difícil - cada ano que passa sem eles ( Benfica e Sporting ) ganharem as nossas dificuldades aumentam -, de muito trabalho, onde o perigo vai espreitar a cada esquina... nada que não se ultrapasse com o profissionalismo, rigor, qualidade, raça e mística, de um Dragão, que não tem medo de ninguém. Nós adeptos, cá estaremos, como sempre, prontos para ajudar, apoiando e defendo o clube contra tudo e contra todos, mas com a exigência que é a nossa imagem de marca. Foi assim que fomos ensinados e foi graças a essa exigência, ousando e pensando Grande, que nos transformamos no Melhor Clube de Portugal e um Grande da Europa - não na teoria, mas na prática.

O árbitro é Jorge Sousa, auxiliado por José Cardinal e por Tiago Trigo.

Convocados do F.C.Porto:Guarda-redes: Helton e Nuno
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Álvaro Pereira, Ronaldo, Maicon e Miguel Lopes
Médios: Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri, Tomás Costa e Fernando
Avançados: Mariano, Hulk, Farias e Varela.

Antevisão de Jesualdo:
Equipa preparada«A equipa está pronta para o início da época. Foi isso que planeámos desde o arranque dos trabalhos. O que fizemos até agora foi muito positivo e os jogadores têm trabalhado de forma excelente. Estamos em condições de disputar o primeiro troféu da época e, naturalmente, queremos ganhar. Considero que a equipa está preparada para isso».

Continuar a melhorar«A saída de jogadores da equipa obrigou-nos a trabalhar para termos um modelo exigente. Este ano, o FC Porto atingirá um patamar de competência ainda mais notório e é com estes jogadores que vai continuar a procurar a subida gradual daqueles que chegaram e dos que fizeram o ano passado a primeira época no clube. Com o tempo, vamos procurar consolidar os nossos processos».

Estrutura montada e estratégia definida«O FC Porto construiu a sua estratégia pensando em dois conceitos fundamentais: o seu sucesso desportivo e a consolidação da sua marca. Temos, neste momento, uma estrutura montada e uma equipa que já triunfou no passado. No entanto, os nossos adversários directos também têm uma estrutura montada e, à medida que o tempo vai avançando, as competições ficam mais difíceis. O FC Porto está a modelar as suas estratégias para continuar a avançar dentro daquilo que é a realidade actual».

Preparação para época longa«Não estamos preocupados com o que se ganha na pré-época. Aquilo que nos interessa é sermos um dos principais candidatos ao título e, sabendo que temos 50 ou mais jogos para fazer, estamos a preparar-nos de forma a enfrentarmos esse desafio. Está tudo a zero, o que é bom, e já ninguém se lembra do que conquistámos para trás».

Paços com ritmo de jogo«O Paços de Ferreira é a única equipa, com o FC Porto, que pode ganhar todas as competições nacionais esta época. Conseguiu com muito mérito chegar onde chegou na época passada e participar nas competições europeias esta temporada. Esses encontros que realizou deram-lhe um ritmo de jogo possivelmente superior ao do FC Porto, mas, por outro lado, também admitimos que possam apresentar algum cansaço e algum impacto anímico fruto desta última derrota. Penso que os jogadores do Paços encaram este jogo como o mais importante até aqui e vão dar tudo para serem bem sucedidos».

Apelo aos adeptos«O jogo vai disputar-se em Aveiro, num estádio onde já jogámos nesta pré-época, e queremos que esteja presentes muitos adeptos do FC Porto para nos apoiarem nesta corrida pela Supertaça».

Ambição renovada«Vim para o FC Porto para ganhar e a minha perspectiva é continuar a fazê-lo. A força da equipa e dos seus processos é a única força que eu conheço que permite ultrapassar todos os problemas e todas as dificuldades. Este plantel do FC Porto foi construído de acordo com essa estratégia.»

De tudo o que foi dito pelo técnico portista, realço o facto dele dizer que o F.C.Porto, esta época, atingirá um patamar de competência ainda maior. Significa que Jesualdo, apesar das saídas de jogadores importantes, acredita que tem matéria prima para elevar a fasquia, o que é óptimo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset