Populares Mês

sexta-feira, 6 de novembro de 2009


Enquanto o Sporting em ebulição, parece já não contar para o baralho e o Braga apesar do campeonato que está a fazer e de lhes ter ganho, parece não os assustar, já em relação ao Dragão a coisa fia mais fino. Eles têm medo do Dragão e é para o Dragão que estão apontadas todas as baterias da máquina de propaganda vermelha. Dia após dia, semana após semana o F.C.Porto é vítima de ataques soezes, onde vale tudo para atacar o Tetracampeão. Um ex-jogador da formação portista, de quem, se calhar, nunca ninguém ouviu falar - David Silva, alguém se lembra? -, tem um problema na Bulgária e logo aparece um site de desporto a colocar em destaque: «Ex-jogador do F.C.Porto envolvido em caso na Bulgária». Na quinta da queimada e no chiqueiro, os porcos bonzinhos e delgados, coadjuvados por guerras perdidas e por leitõezinhos que se vendem por um prato de lentilhas, vêem foras-de-jogo milimétricos, faltas para cartão, expulsões, etc, mas só para um lado, pois para o outro, até vale jogar com as mãos e dar pontapés na cabeça do colega de profissão caído por terra... Dá-se destaque ao que ganha Pinto da Costa e a Sad do F.C.Porto, mas passa-se muito ao de leve pelas contas mais que no vermelho do Benfica e da fuga para a frente de Vieira e seus pares, que se não der Champions podia dar falência. E digo podia, porque já sabemos todos que neste país centralizado, agora, como no passado, aparecerá sempre alguém a deitar a mão debaixo da águia para ela continuar a voar - seja em terrenos, em facilidades para pagar dívidas fiscais, ou tudo que seja necessário...
É neste cenário onde vale e vai valer tudo, para levar o clube do regime ao título, que o F.C.Porto viaja até à Madeira para enfrentar o Marítimo. Tem de ser um Porto dos melhores, audacioso e corajoso, capaz de enfrentar o adversário que é bom e tem bons jogadores - Marcinho, Baba, Bruno, Roberto Sousa, Djalma e Manu, por exemplo -, mas também tudo o resto, desde o ambiente adverso, até a um trio de arbitragem de má memória, chefiado por Paulo Baptista.
Antes de mais uma paragem para compromissos das selecções, a que se segue mais uma eliminatória da Taça de Portugal, é fundamental ganhar, para que no dia 20 de Dezembro a distância entre abutres e Dragões seja pelo menos igual e eles possam sentir o bafo do Dragão...

O árbitro é Paulo Baptista, auxiliado por José Braga e por Luís Tavares.

Convocados do F.C.Porto:

Guarda-redes, Helton e Beto;
Defesas, Sapunaru, Rolando, B.Alves, Maicon e Álvaro Pereira;
Médios, Fernando, Meireles, Belluschi, Guarín, T.Costa, Mariano e Prediger
Avançados, Hulk, Farías, Falcao, C.Rodríguez

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Bruno, Rolando e Álvaro, Fernando, Meireles e Guarín, Hulk, Falcao e Mariano.

Antevisão de Jesualdo:
Adversário moralizado
«Perspectivo um jogo muito complicado, como todos os jogos na Madeira. O registo do Marítimo nos últimos três jogos é bom e, frente ao FC Porto, será uma equipa mais agressiva e mais moralizada.»

Difícil e motivador
«Para nós, a seguir a um teste difícil, vem outro. Acaba por ser um jogo motivador, porque acreditamos que o Marítimo vai querer dividir o jogo connosco, vai querer ganhar.»

Sofrer outra vez
«O FC Porto vai ter que sofrer de novo, terá que ser uma equipa solidária e empregar-se a fundo para vencer este jogo.»

Tempo de crescer
«Se analisarem o nosso trajecto, vão verificar que já conseguimos dois objectivos: ganhámos a Supertaça e qualificamo-nos para os oitavos-de-final da Champions. O FC Porto tem ganho uma boa percentagem de jogos e vai, necessariamente, crescer à medida que os seus jogadores crescerem também. Mas isso tem um tempo, todas as equipas o têm.»

«Oitavos» de orgulho
«Ter conseguido quatro vezes consecutivas a qualificação para os oitavos-de-final da UEFA Champions League é, para mim, algo de muito grato. Fico muito orgulhoso por isso. Mas, no fundo, não é mais do que aquilo que o FC Porto habitualmente consegue, até porque se trata de uma das duas equipas com mais presenças na Champions.»

Trabalhar e avaliar para evoluir
«Não há ninguém que consiga melhorar sem trabalhar e sem avaliar esse mesmo trabalho. Não conheço ninguém que consiga evoluir no futebol sem trabalhar muito.»

Sapunaru descodificado
«Os meus jogadores têm todos um discurso de grande confiança e, nesse quadro, compreendo perfeitamente as declarações do Sapunaru. Mas também é verdade que, quanto mais responsabilidades assumirmos, mais teremos que demonstrar.»

Capacidades individuais e de decisão
«Há jogadores nucleares em qualquer equipa e há capacidades individuais que ainda não estão ao nível que nós queremos. O êxito das transições depende também da capacidade de decisão de quem tem a bola.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset