Populares Mês

domingo, 8 de novembro de 2009


Estava-se a adivinhar: vitória frente à Académica com péssima exibição; empate frente ao Belenenses - levou três em casa do Paços de Ferreira... - e mais uma exibição sem o mínimo de qualidade; derrota justa frente ao Marítimo e citando Jesualdo: " a pior exibição da época".

Nós falamos, alertamos para a forma como ( não) estavamos a jogar, apelamos ao brio e à raça, pedimos atitude de Campeão, mas não adiantou nada...Ninguém percebeu os sinais vindos do exigente público do Dragão, e assim, o F.C.Porto numa época que precisava de estar forte, ganhador, à altura do seu enorme prestígio, é uma equipa sem rei nem roque, com pouca defesa - Rolando tanto prometeu que cumpriu... -, sem meio-campo e sem ataque. Uma caricatura de uma grande equipa, que, para espanto de todos os portistas, a cada semana que passa está pior, perdendo até aquilo que sempre a distinguiu: a capacidade de lutar contra o destino.
Da partida ficou a forma fácil como o Marítimo dominou o jogo na 1ª parte, perante a atitude passiva dos jogadores do Tetracampeão no campo e do treinador no banco. Entrando mal no jogo - tem sido quase uma constante -, marcando mal e mal organizado, o F.C.Porto não fez um remate à baliza e pior, permitiu que, principalmente pelo lado esquerdo a equipa madeirense fizesse o que queria e só não sofreu mais que um golo por sorte. Como Hulk não defende e Guarín vá saber-se porquê, fugia para o meio e ia para zonas que não lhe diziam respeito, aquele corredor esquerdo da equipa insular com Alonso e Manu fez o que quis e deu água pela barba ao "coitado" do Sapunaru que não sabia para onde se virar. E Jesualdo assistia...

Na 2ª parte houve uma reacção, ligeira muito ligeira, mas o perigo só rondou a baliza dos verde-rubros a partir do momento que Bruno Alves foi para a frente, em mais uma atitude desesperada, que infelizmente nos últimos tempos tem sido muitas vezes utilizada... Mais três pontos perdidos - cinco nos dois últimos jogos - e não só não aproveitamos o deslize do líder, como corremos o risco de ficar a cinco pontos no nosso maior rival - porca miséria!

Não vou fazer a análise dos jogadores um a um. Tirando o capitão não vi mais ninguém...

Nota final: disse no dia em que fecharam as inscrições de novos jogadores - 31 de Agosto - e o F.C.Porto não contratou o avançado que me parecia necessário, que esperava estar errado e ele não viesse a fazer falta. Parece-me que, não sendo o único problema, o F.C.Porto precisa urgentemente de alguém para a frente e com qualidade.

PS - Já assisti, no F.C.Porto - desde que Pinto da Costa é Presidente - ao trabalho de muitos treinadores. Quase todos ganharam títulos - as excepções contam-se pelos dedos de uma só mão.
Umas vezes jogavamos melhor, outras pior, mas não me lembro de uma constante de tantas e tão más exibições como com o actual treinador portista - e então no Dragão!...

Mas não chega apontar a fraca qualidade exibicional e não tentar ver o porquê. É isso que vou procurar fazer. É a minha opinião, vale o que vale, mas é minha e não podia deixar de partilhá-la, até porque não é nova e portanto, não corro os risco que me digam que foi por o F.C.Porto ter perdido. Tudo tem a ver com o chamado "Processo" que eu apelido de "Processo tartaruga"- porque é muito lento! Para Jesualdo tudo tem de ser muito bem sistematizado, muito bem trabalhado, cada jogador tem de ter horas e horas do "Processo" até chegar ao ponto de estar robotizado e ocupar o espaço de olhos fechados. No "Processo" não há lugar a dispersões, desatenções e até a criatividade é dispensável - a táctica acima de tudo e de todos. Os jogadores são quase escravos do "Processo". Ora, quando da equipa saem jogadores já habituados ao "Processo" e entram jogadores novos a coisa complica-se, emperra, e não anda. Se para o lugar de Cissokho, Álvaro Pereira, umas vezes melhor, outras pior, lá vai dando conta do recado, já para a frente faz falta um jogador como Lisandro, versátil, capaz de cair nos flancos, fazer diagonais, segurar a bola e desequilibrar, coisa que Falcao vai tentando, mas sem a qualidade nem a regularidade de Licha. Mas verdadeiramente onde a porca torce o rabo é na posição que era ocupada por Lucho. Belluschi que é um jogador de qualidade - com ele em campo o F.C.Porto nunca perdeu -, está a ter dificuldades em encaixar no "Processo" - contra o Belenenses jogou atrás junto a Fernando e mais preocupado com o espaço que devia ocupar que em jogar, criar e assistir, que é o que ele faz melhor - e Jesualdo incapaz de mudar, vai tentando outras soluções, enquanto no "laboratório" o argentino aprende - e como as soluções não têm resultado é o que temos visto...É, meus amigos, para mim a culpa é do "Processo". Ou o "Processo" deixa de ser tartaruga e passa a lebre ou estamos tramados e o Penta vai para o brejo.

Sr. Professor permita-me um conselho: pela sua rica saúde, acelere, mas acelere mesmo. No F.C.Porto não há tempo para ter tempo! Ah, não foi a pior exibição da época. Foi apenas uma igual às duas últimas. Ou acha que frente ao Belenenses e à Académica jogamos melhor?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset