Populares Mês

terça-feira, 30 de novembro de 2010


"O velho Ancião e o Calimero" é uma brincadeira inventada por alguém sem grande jeito para contar histórias, mas com uma grande força de vontade para aprender e por isso insiste, insiste, insiste até ao dia em que lhe digam, dedica-te mas é à pesca...
A acção tem lugar num campo dos arredores de Lisboa e quando o velho Ancião(VA), ao sair de casa, depara com um pequeno Calimero(C) triste, desesperado, quase a afogar-se em lágrimas.

VA - Que se passa, meu pequeno e simpático Calimero, para estares tão triste e tão choroso?
C - Oh, meu senhor, meu velho Ancião, nem sabe a minha triste sina, a minha falta de sorte, tudo me acontece. Veja bem - o senhor liga às coisas do futebol, não liga? O velho Ancião limitou-se a abanar a cabeça em sinal de concordância -, que pertenço a um clube que é vítima constante de injustiças. Saiba o senhor que no futebol português a pontuação é de 3 pontos por vitória e 1 ponto pelo empate...
VA - Mas não é assim em todo lado?
C - É, mas não devia ser! As bolas nos ferros da baliza deviam contar, meu senhor, já mandamos 15!!!, 15!!! bolas aos ferros e qual a vantagem disso? Nada, nada de nada, nem um pontinho, continuamos em quartos e a treze pontos do líder, quando se as bolas nos ferros valessem pontos, iamos em primeiro... Aaaaaiiiii! a minha triste sorte...
VA - ????

C - Mas se fosse só isso... Andei a queixar-me que as televisões é que mandavam, que jogavamos 72 horas depois do último jogo, quando um outro rival jogava passadas 96 horas. E o que aconteceu, logo na semana seguinte esse rival jogou 72 horas depois e ganhou por 5-0 ao campeão em título e nós? e nós? que jogamos 96 horas depois, perdemos em casa... aaaaiiii!... e até estivemos a ganhar 2-0!...
VA - Calma, calma Calimerito, não há azar que sempre dure...
C - Calma?, calma?, não goze comigo. Nesse jogo que perdemos, depois de estarmos com uma vantagem confortável, fizemos 75 minutos fantásticos... - aaaaaiiii!, porque é que os jogos não cabam aos 75 minutos? -, até que um nosso jogador, esse malandro do Maniche, que só sabe dar porrada e teve muita sorte de não vir novamente para a rua no último sábado, foi expulso e eles deram a volta, para isso marcando 3 golos. Chorei, lamentei-me, disse que se não fosse a expulsão nunca perderiamos o jogo, etc., na jornada deste fim-de-semana, o nosso adversário ficou reduzido a dez a 25 minutos do fim, só precisavamos de marcar um golo para ganharmos e não conseguimos. Que falta de sorte! Que triste sina. Aquele Vuk vai pagá-las, ai vai vai!

VA - É, de facto não tens muita sorte, meu caro amigo e nem a relva do estádio te ajuda...
C- Não!, não!, por favor, a relva não... Um estádio tão bonito, tão colorido, com cadeirinhas amarelas, verde garrafa, verde alface, azuis, castanhinhas, laranja... tem um relvado bichado!!! Aaaaaaiiiiii!, o WC não merece um relvado daqueles. Dizem que vão colocar relva artificial, de plástico. Já viu a minha sorte, quando disser: rapazes, temos de ganhar, nem que seja preciso comer a relva. O que vão dizer eles: mister, vamos ter de comer plástico?
VA - WC?
C - Sim, WisConde, W de Wis e C de Conde.
VA -???? Mas olha lá, ó Calimerito, há uma coisa em que não te podes lamentar, é de seres prejudicado pelos árbitros. O Olhanense marcou um golo limpo e foi invalidado; contra os da Cidade Berço, uma bola que não entrou na baliza, valeu golo; e no sábado, o teu golo foi em fora-de-jogo.
C - O que é isso, mas o que é isso velho Ancião, o senhor sabe muito bem que eu nunca falo dos árbitros e não era agora que ia começar...

Bem, meus amigos, esta é uma história de ficção e naturalmente, qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

PS - Tinha um post pronto para falar de José Mourinho, ou melhor, da sua declaração à SIC, dizendo que o seu sucessor é Rui Faria. Com o que aconteceu ontem em Camp Nou, com aquele abalo telúrico e com o Zé cinco vezes golpeado, achincalhado e quase torturado, fica para uma próxima oportunidade.
Às vezes há males que vêm por bem. Quem sabe se a partir de agora Mourinho não fica mais contido, mais no seu canto, sem as constantes provocações e "bicadas" que só o colocam mal junto de tantos e tantos que sempre o estimaram e idolatraram?


Clicar nas imagens para ler

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset