Populares Mês

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


Não conheço Viena, embora pelo que tenho lido, ouvido e visto em documentários ou séries televisivas, como por exemplo, "Rex o cão polícia" - versão original e não aquela cópia foleira que passou num canal português...- que se desenrolava na capital da Áustria, me permitam ter uma opinião positiva acerca de Viena. Mas mesmo que não conhecesse nada e soubesse que a capital austríaca é a mais feia das cidades, eu adoraria sempre Viena. As razões são óbvias e o que acontece comigo deve acontecer com todo o universo portista. Foi em Viena, na noite de 27 de Maio de 1987 que o meu amadíssimo clube, o F.C.Porto, me proporcionou a segunda grande alegria - a primeira foi o fim da travessia do deserto, 19 anos e aconteceu em 1978 -, uma explosão de alegria tão forte e tão violenta que até ficamos com medo de que nos dê qualquer coisa má. Foi em Viena, no na altura chamado Estádio Pratter - agora Ernst Happel - e perante 4/5 de alemães, vencedores antecipados, que o Dragão lançou fogo e marcou a letras de oiro o seu nome no livro de honra do futebol europeu.
Foi uma noite mágica, inolvidável, gloriosa que merece ser recordada a cada momento. Por isso e mesmo que já tivesse homenageado os seus Heróis em 2007, numa bela cerimónia que decorreu no Estádio Dragão, fez bem a Administração da SAD em aproveitar esta jornada da Liga Europa na capital austríaca, para voltar a prestar tributo aos seus primeiros Campeões Europeus.
Espero que os profissionais de hoje saibam seguir tão belo exemplo, saibam deixar também a sua marca, honrando a história e num local mítico, deixar o selo de qualidade, a qualidade do Grande F.C.Porto, o melhor clube português.

Notas finais: uma vitória garante desde logo o primeiro lugar no Grupo L e portanto, vamos a isso!
Está muito frio e até pode nevar, dizem de Viena? Também em frio e neve esses Campeões que viajaram até à Áustria são o modelo a seguir. Em Tóquio, 13 de Dezembro de 1987, em condições impróprias, com um frio de rachar e neve até ao tornozelo ganharam a Taça Intercontinental, a primeira de duas já conquistadas pelo Grande Clube Nortenho. Também por aí não há desculpas...

O árbitro é o macedónio Aleksander Stravev, auxilado pelos seus compatriotas Ljubomir Kretvski e Marjan Kirovski.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Beto,
Defesas, Sapunaru, Fucile, Rolando, Sereno e Otamendi,
Médios, Castro, Guarín, R.Micael, Fernando, J.Moutinho e Belluschi,
Avançados, Ukra, Varela, Falcao, Walter, Hulk e James

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile, Fernando, Moutinho e Micael, Varela, Falcao e Hulk.

PS - Walter, ao contrário do que eu pensava - constava na lista de convocados -, não viajou para Viena. Não sei as razões, mas não me cheira nada bem que um jogador convocado seja excluído há última hora... Aguardemos para saber os motivos que levaram a uma decisão tão drástica...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset