Populares Mês

quinta-feira, 21 de abril de 2011


Meus caros amigos, estamos a viver tempos inolvidáveis, momentos de grande felicidade desportiva, daqueles que ficam guardados para sempre num cantinho da nossa memória. Nem é tanto pela Taça, temos muitas, é pela forma como destroçamos a arrogância, a bazófia, a mania das grandezas, sem substracto, dos que estão acima da lei, mas é também por tudo aquilo que o Benfica representa: o pior deste país centralista, mesquinho e invejoso. Quem, como eu, viveu o tempo das vacas magras e que atravessou o deserto, com apenas um copo de água, Taça de Portugal de 1968; que depois -principalmente desde que Jorge Nuno Pinto da Costa, primeiro como Chefe do Departamento de Futebol e a seguir como Presidente, colocou o F.C.Porto num patamar elevadíssimo - e já viveu momentos do mais puro êxtase, Viena, Tóquio, Sevilha e Gelsenkirchen, nunca pensou ser possível, ainda, viver tanta emoção, tantas alegrias, tantos momentos de sonho. Como diz o meu amigo Francisco Vargas, nem um guião de filme seria tão perfeito. Mas a época ainda não acabou, o futebol é momento e depois da Páscoa há mais jogos para ganhar e títulos para conquistar. Os portistas têm de apoiar e ajudar. Eles só fizeram uma retirada estratégica, mas vão voltar e como vimos pela experiência da época anterior, há portistas muito sensíveis a esses argumentos, que têm memória curta e que mesmo depois de quatro titulos consecutivos, bastou perdermos um, para logo tudo ser colocado em causa... Seria algo que nem me atrevo a imaginar, juntar à Supertaça e ao Campeonato, a Taça de Portugal e a Liga Europa. Mas se isso não for possível, não levantarei um dedo crítico. A temporada 2010/2011, ainda não acabou, mas já ultrapassou e em muito, as minhas melhores expectativas.

Troca de e-mails, Domingos Desolhado, André Villas-Boas; e o Pasquim da Queimada, sempre a
ajudar-nos a postar...

Há tempos atrás, o filho muito amado de Freitas do Amaral - se no desporto, for como o pai na política, ainda acaba portista! -, conhecido no "Dragão até à morte" por Mingos Desolhado, enviou um e-mail ao nosso treinador - podem ver em baixo. Villas-Boas, acusou a recepção, guardou e agora respondeu.

São apenas quatro linhas, nem era preciso mais, para colocar a ridículo um tipinho que só é conhecido por mandar umas bitaitadas contra tudo que diga respeito ao F.C.Porto.
Que Páscoa, vais passar, ó Desolhado!

«Honra
From: Domingos Amaral
To: André Villas-Boas

Caro André Villas-Boas
Apesar do título estar decidido, como aqui previ no final da quarta jornada (!), há ainda uma questão pendente entre o teu FC Porto e o meu Benfica. Lembras-te da tua provocação quando falaste em 10-1 no score entre os dois clubes? Certamente que sim. Foi enviesada, pois só levavas em conta o único jogo da era Jesualdo que te dava jeito. E deu mau resultado, pois a seguir perdeste.
Contudo, consolidar é pertinente. Eu explico: na época passada, em três jogos, o Benfica ganhou dois (na Luz, por 1-0, e no Algarve, por 3-0) e apenas perdeu no Dragão, por 3-1. O score dessa época é-nos assim favorável com 2-1 em vitórias e 5-3 em golos.
Depois, chegaste tu, ganhaste 2-0 em Coimbra, para a Supertaça, 5-0 em casa para o campeonato, perdendo depois, no Dragão para a Taça, por 0-2. Este ano, o score de vitórias está pois em 2-1 para ti, e 7-2 em golos.
Consolidemos agora as duas épocas: até aqui, em seis jogos, há 3 vitórias para cada lado, e o goal-average é favorável ao FC Porto, com 10 marcados contra 7 sofridos. A tua brincadeirinha dos 10-1 já parece intelectualmente desonesta, não é verdade?
Mas, olhe-se ainda para este essencial detalhe: desses seis jogos apenas um foi na Luz. E três foram no Dragão. Portanto, para as contas estarem fechadas, faltam os dois embates na Luz que aí vêm. Só aí, caro amigo, se poderá ver quem foi melhor, esta época ou, se preferires, no consolidado das duas! E, prometo-te que, para o Benfica, é uma questão de honra ganhar esses dois confrontos. Iremos encher a Luz para te fazer engolir a fraude aritmética dos 10-1. E provar que o que hoje alguns chamam, com um deslumbramento pacóvio, de “mind game”, às vezes não passa de uma mera “chico-espertice”.»

«Que honra, Domingos?
From: André Villas-Boas
To: Domingos Amaral

Caro Domingos, como vês, será que viste?, quem tem de engolir és tu, não a aritmética, mas a humilhação de duas derrotas, qual delas a mais castigadora. Título e eliminação da Taça de Portugal na tua cara, à vista dos teus olhos esbugalhados - de que é?
Quanto à honra, coitados, onde ela já vai!»

No Pasquim da Queimada, ninguém se entende: Guerra e Delgado ameçam deitar-se ao rio; Pimpim dá saltos e mais saltos, bate com a cabeça na parede e arranca os cabelos: Serpa, que fez a crónica do Benfica 1 - F.C.Porto 3, não tem dúvidas no fora-de-jogo, mas o penalty não é falso, não, nada disso, é apenas muito discutido; Sapunaru estava de cabeça perdida, porque levou um amarelo "justo" e devia pedir licença aos Stewards para que os jogadores do F.C.Porto pudessem festejar junto aos adeptos; e finalmente, emocionei-me muito, confesso, com o Vasconcelos, com a pena que ele tem se o Hulk e o Falcao saírem do Dragão...

Clicar nas imagens para ler e ver

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset