Populares Mês

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


O Porto não é Barcelona, isso é óbvio. Falta-lhe entre outras coisas, por exemplo, toda a riqueza e poder da Catalunha, em várias áreas, que para o objectivo do post não vêm ao caso. Sendo assim, o F.C.Porto também não pode ser comparado ao F.C.Barcelona e percebe-se porquê. Mas há várias semelhanças entre os dois clubes: ambos são baluartes na luta contra o centralismo, mais o clube do Dragão, pelas razões que aponto em cima; ambos têm dominado o futebol nos dois países ibéricos; são os dois clubes com mais títulos conquistados neste novo Século; os sistemas e modelos de jogo são parecidos. Salvaguardando as devidas proporções, no caso do Barça, estamos a falar daquela que muitos apontam como a melhor equipa de futebol de todos os tempos, há muitas semelhanças na forma como o campeão espanhol e o Campeão português, evoluem.

Vejamos: na baliza dois bons guarda-redes, mais calmo o capitão do F.C.Porto, mais frenético e aéreo V.Valdés, faz lembrar o Helton de há anos atrás. No quarteto defensivo e no actual conjunto de Vítor Pereira, dois centrais Otamendi e Rolando, nos catalães, Puyol e Piqué, sendo os laterais, no F.C.Porto um esquerdo, Alvaro, muito profundo e um direito, central adaptado a lateral, Maicon, enquanto nos azul- grená a profundidade é dada pela direita e por Daniel Alves, com Abidal, meio central, meio lateral, a fechar por dentro na esquerda. No meio-campo, Fernando e Busquets têm as mesmas funções; idem para Xavi e Moutinho, Bellschi e Iniesta. Na frente, Hulk é o nosso Messi; James, Villa ou Alexis Sanchez; Djalma, Fàbregas ou Pedro. O modelo privilegia a posse, obviamente, muito mais elaborada na equipa do país vizinho - é uma lenda no Barcelona que já vem de muito longe e treinador que não vá por aí, arrisca-se a não ter futuro...- que no F.C.Porto. 
Sublinho, salvaguardando as devidas proporções, há muitos pontos de contacto em as duas equipas. Espero que ninguém me entregue à Inquisição, por me atrever a fazer esta análise.


O Pai Natal da Luz já começou a distribuir prendas... O União de Leiria tem salários em atraso e precisa de dinheiro? Compram-se dois jogadores, Djaniny e Rúben Brígido e resolve-se o problema. Mas o Leiria é o próximo adversário do Benfica para a Liga Zon Sagres? Ai sim? Coincidência, apenas coincidência. Ai de quem se atrever a dizer o contrário!...

Dr. CUTTY SARK, depois do jantar: "Sempre que o Presidente do F.C.Porto espirra, os árbitros constipam-se"; "Lance entre Adrien e Insúa foi igual ao lance entre João Luiz e Belluschi e o Sporting não se queixou". A isto chama-se um jantar bem regado...

Alex Sandro no Jogo: 
Nota 6
«Manuel José nunca procurou o 1x1 e, por isso, ficou por saber o que vale a defender este lateral que, ofensivamente, parece valer os 9,6 milhões de euros que o FC Porto pagou. Segura bem a bola, cruza tenso e joga sempre no apoio ao extremo.»

No Pasquim da Queimada:
Nota 6
«A caminhar para ser um "Palito".
Entrou com passinhos tímidos, mas a fechar bem o corredor esquerdo, avisando Manuel José que, por ali, ia ser complicado desassossegar o dragão. Ainda na primeira-parte, ganhou confiança para embalar e disparou para uma exibição muito promissora, exibindo que também é capaz de jogar à Alvaro Pereira, oferecendo profundidade à equipa.»

No Rascord:
Alex Sandro, 3 de 0 a 5 - não vi a análise descritiva, só a nota.
Pontuação geral do Paços - 49,1; pontuação geral do F.C.Porto - 40,3. Levamos um banho de bola!

Sobre o lateral, que só tinha feito um jogo oficial pelo F.C.Porto, para além do que já foi dito, as análises dos diários desportivos são positivas. Exigir nestas condições, mais, é prematuro, só de quem aproveita tudo para criticar.

O dia estava frio, a hora era tardia, a prova não desperta grande entusiasmo, mas as claques lá estavam em Paços de Ferreira a apoiar o F.C.Porto. Parabéns!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset