Populares Mês

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


O F.C.Porto tinha sido Tetracampeão e vencido a Taça de Portugal, mas apesar disso, o técnico que conseguiu a dobradinha, A.Oliveira, saiu, por várias razões, embora depois do caso Paulinho Santos(*), tenha perdido quase toda a margem de manobra. Para o seu lugar e perante muitas reservas dos adeptos portistas, entrou Fernando Santos. A vida não foi fácil para aquele que viria a ficar conhecido pelo Engenheiro do Penta. Mesmo chegando ao fim da primeira-volta na liderança do campeonato - 39 pontos contra 36 do Benfica e 35 do Boavista...-, o F.C.Porto tinha perdido 12 pontos, na 17ª e última jornada tinha empatado na Amadora e no início a da segunda-volta voltou a tropeçar, empatando em Vila do Conde. Havia desânimo, falta de confiança, pouca motivação, nenhuma galvanização. Foi aí que num rasgo ousado, caro, é verdade, mas beneficiando de uma conjuntura favorável, Pinto da Costa e seus pares, foram a Barcelona contratar Vítor Baía. Foi o click que faltava! Na estreia do Vítor, 2ª jornada e frente ao Beira-Mar, ganhamos por 7-0. Voltou a crença, o entusiasmo, a segunda-volta foi bem melhor e fomos campeões, conseguindo um feito único no futebol sénior português, a conquista de cinco campeonatos consecutivos.
É disso que estamos a precisar e se na altura foi um guarda-redes - era o elo mais fraco -, com a vinda de Baía, agora é um avançado. Contratar alguém que tenha o mesmo efeito que a contratação de Baía teve em 1998/1999, é o desafio. Eu acredito...

(*) - F.C.Porto-Benfica e como quase sempre acontecia, Paulinho Santos e João Vieira Pinto trocaram mimos. João Pinto fracturou o maxilar e no final do jogo acusou Paulinho de lhe ter dado uma cotovelada. O portista negou sempre, mas passados alguns a TVI - através do jornalista cantor - mostrou que não tinha razão - Viria a ser castigado, só regressando aos jogos quando JP regressou, numa originalidade que só acontece com jogadores do F.C.Porto e que Virgílio, o Leão de Génova, tinha sido o pioneiro... Oliveira que tinha defendido o seu jogador, achou ao ver as imagens, que devia pedir desculpas públicas a João Pinto e ao Benfica. Não havia necessidade, mas o que é isto, gritou o universo azul e branco. No dia seguinte, Pinto da Costa ao chegar às Antas acompanhado de Paulinho, concordou e o futuro de A.Oliveira começou a  ser traçado.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset