Populares Mês

quarta-feira, 10 de julho de 2013


Hoje, pela tardinha, o F.C.Porto deixou o estágio em Horts, na Holanda e deslocou-se Moperting na Bélgica, para defrontar os holandeses do MVV Maastricht, clube da segunda-divisão holandesa. No 1º jogo do estágio, frente a uma equipa claramente inferior, Paulo Fonseca fez entrar como onze inicial: Fabiano, Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro, Castro e Josué, Lucho, Varela, Ghilas e Licá. Apesar do cansaço próprio dos inícios de época que deixa os jogadores presos e não permite ritmos altos, o Tri-campeão português, dominou completamente o jogo, fez uma exibição simpática e sem forçar, chegou ao intervalo a vencer por margem confortável, 3-0, com golos de Varela, Ghilas e Castro.

Na segunda-parte, o treinador dos Dragões só deixou Alex Sandro em campo e a equipa portista passou a jogar com Kadú, Fucile, Otamendi, Mangala e Alex, depois Iturbe, Defour e Fernando, Carlos Eduardo, depois Tiago Rodrigues, Kelvin, Jackson e Izmaylov. 
Nos primeiros 15 minutos a dinâmica foi boa, a qualidade de jogo melhorou, mas depois e até ao fim, foi tudo muito parecido com os 45 minutos iniciais... Até nos golos, mais 3, Jackson, Iturbe de penalty, a castigar falta sobre Kelvin e Izmaylov.

Jogo próprio do início de época, vitória clara e natural do F.C.Porto, que fez ao que tinha a fazer - treinou, goleou e sem ser exuberante, deixou uma imagem positiva, a quem foi ao estádio e em quem viu na transmissão do Porto Canal.

Notas finais:
Sem ser claramente notório, as fragilidades do MVV permitiam facilidades que no futuro não acontecerão e permitiam que os três do meio-campo fossem trocando de posição e com bastante espaço, aparecendo na frente, pareceu-me que em relação à temporada anterior, há uma nuance: o triângulo do sector intermediário passa a estar invertido, deixa de ter só um pivot e passa a ter duplo pivot.
Muitos portistas a ver e a apoiar, um óptimo sinal.
Apenas, Herrera, Reyes e Helton, não foram utilizados.
O grau de dificuldade era muito baixo e assim, análises individuais, principalmente aos novos, ficam para o jogo do próximo sábado contra o Marselha. Assim como veremos se terá sido apenas uma impressão a alteração do sistema. Os franceses, uma boa equipa, já obrigarão a uma maior exigência e sem juízos de valor definitivos, apenas será um jogo de preparação, já poderemos ficar com uma ideia mais concreta da evolução da equipa e do comportamento de quem chegou este ano ao F.C.Porto.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset