Populares Mês

sexta-feira, 1 de novembro de 2013


Belém, primeira paragem numa viagem que também comporta visitas a S.Petersburgo, quarta-feira e Guimarães, de domingo a oito dias. Se olharmos para as estatísticas, concluímos que o F.C.Porto costuma dar-se bem no Restelo e tem um saldo amplamente favorável - na última década, 9 vitórias nos jogos para o campeonato e uma vitória após desempate através das grandes penalidades num jogo para a Taça de Portugal. Mas como as estatísticas valem o que valem, não ganham jogos, estão aí para serem contrariadas, para manter os números favoráveis, ampliá-los e iniciar mais uma década de vitórias, é preciso um Porto com a cabeça só no Belenenses, a atitude correcta e capaz de alargar por mais tempo de jogo a qualidade exibicional que só tem aparecido a espaços e em particular no Estádio do Dragão. É tempo do F.C.Porto conseguir afirmar-se nos jogos fora e frente a equipas em que é favorito. Para isso não é preciso pedir a Lua, basta um bom Porto, errar menos passes e ter mais killer instinct de que falava Bobby Robson.

O árbitro é Manuel Mota, auxiliado por Paulo Vieira e José Gomes

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Herrera, Carlos Eduardo, Defour e Josué;
Avançados, Jackson, Ghilas, Ricardo, Varela e Licá.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour ou Herrera e Lucho; Varela, Jackson e Josué.
  

Histórico do F C Porto ultimos 20 confrontos, assim como algumas curiosidades:
Manda a tradição, cada vez que o FC Porto se desloca ao Restelo, antes de o jogo começar, o Capitão e Equipa do FC Porto coloca uma coroa de flores no mausoléu de Pepe (José Manuel Soares, que faleceu a 24 de Outubro de 1931, com 23 anos). Um gesto tão repetido que se perde no tempo e se mistura já com vários mitos e lendas, mas amanhá regressará ao Restelo a Coroa Azul de Pepe.
O Belenenses regista 72 presenças na I Divisão Nacional, apenas acumula 7 ausencias no Futebol maior, sendo que a primeira ausencia aconteceu em meados dos anos 80, até aí era um crónico totalista da I Divisão Nacional, a par dos 3 Grandes.
Portanto, o F C Porto já defrontou por 72 vezes o Belenenses na condição de visitante, e nesses 72 jogos em Lisboa, o FC Porto ganhou 29 jogos, empatou em 17 ocasiões, e regista 26 derrotas, marcou o F C Porto 94 golos, e sofreu 97 golos.
Se o balanço é equilibrado, a tendencia foi alterada nos ultimos 30 anos, e a estatística dita que o F C Porto tem sido habitualmente feliz quando joga  no Restelo, isto nas ultimas duas/três décadas.
Assim, nos ultimos 20 confrontos entre Belenenses e F C Porto, registam-me 12 vitórias do F C Porto, 4 empates e 4 derrotas. Vamos deixar resultados dos ultimos 20 confrontos, e respectivos marcadores, surgem hiatos pelo meio, que correspondem às ausencias do Belenenses da I Divisão.
88/89 Belenenses 1 FC Porto 1 golo : Rui Águas.
89/90 Belenenses 1 F C Porto 0
90/91 Belenenses 0 F C Porto 1 golo : Domingos. 
92/93 Belenenses 0 F C Porto 0
93/94 Belenenses 0 F C Porto 2 golos: Domingos (2).
94/95 Belenenses 0 F C Porto 2 golos: Domingos e Latapy.
95/96 Belenenses 1 F C Porto 1 golo: Domingos.
96/97 Belenenses 0 F C Porto 2 golos: Jardel 2.
97/98 Belenenses 1 F C Porto 0
99/00 Belenenses 0 FC Porto 0
00/01 Belenenses 2 FC Porto 0
01/02 Belenenses 3 F C Porto 0
02/03 Belenenses 1 FC Porto 3 golos: Jorge Costa (2) e Alenichtev.
03/04 Belenenses 1 F C Porto 4 golos: Deco, Derley, Cesar Peixoto e Marco Ferreira.
04/05 Belenenses 0 FC Porto 1 golo: Costinha.
05/06 Belenenses 0 FC Porto 2 golos: Adriano (2).
06/07 Belenenses 0 FC Porto 1 golo : Helder Postiga.
07/08 Belenenses 1 FC Porto 2 golos: Lucho e Lisandro.
08/09 Belenenses 1 FC Porto 3 golos: Hulk, Lucho e C Rodriguez.
09/10 Belenenses 0 FC Porto 3 golos: Hulk, Falcao e Rolando.
De registar que o FC Porto nas 8 ultimas deslocações ao Restelo acumulou 8 vitórias. Nos ultimos 20 confrontos no Restelo o resultado mais comum foi a vitória do F C Porto por 2-0, foi essa a tendencia em 4 jogos.
Curiosidades:
Rui Pedro Soares Presidente do Belenenses, é um confesso adepto do F C Porto. Do simpático Clube de Belem transitaram para o F C Porto em períodos, décadas diferentes atletas como, os defesas Freitas e Murça, o esquerdino Paraguaio Gonzalez, isto nos idos anos 70, todos eles foram BiCampeões com a camisola do FC Porto. Na década de 90, o possante trinco Emerson chegou ao F C Porto oriundo do Belenenses, e mais recentemente Cesar Peixoto ou Rolando fizeram o mesmo trajecto que os anteriores.
Rabat Madjer o homem do calcanhar mágico, fez a sua estreia com a camisola do FC Porto à 8ª Jornada do Campeonato de 1985/86, justamente no Restelo, coroada tal estreia com uma bela exibição.e uma vitória do F C Porto por 3-2 com 2 golos de Gomes e 1 de Vermelhinho, com Madjer a ser protagonista.
Domingos, era habitualmente feliz no Estádio do Restelo, fez 5 golos em 4 jogos naquele Estádio.
Paulo Fonseca actual Treinador do FC Porto representou o Belenenses como atleta na temporada 96/97,  emprestado então pelo FC Porto, camisola que nunca vestiu oficialmente.
Na década de 90, o "maluquinho" do Fernando Mendes, o Tulipa e o central Lula transitaram do Belem para o FC Porto,

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset