Populares Mês

quinta-feira, 31 de outubro de 2013


No F.C.Porto a fasquia está sempre alta, a exigência é sempre máxima, todos os jogos são importantes. Mas alguns são mais importantes que outros. É o caso deste mini-ciclo que se avizinha: Belém, São Petersburgo, Guimarães. São três jogos fora e é nos jogos fora que o rendimento da equipa do F.C.Porto tem sido menor - apesar das duas únicas derrotas portistas terem sido no Dragão. São jogos difíceis e se contra o Belenenses um mau resultado pode ser reparado no futuro, no caso dos jogos frente ao Zenit e Guimarães, um mau resultado significa ficar fora e aquém das expectativas na Champions, uma desilusão no que toca à segunda prova do calendário desportivo português, a Taça de Portugal. Assim, mesmo os jogos que se seguem não sejam um teste às nossas capacidades - no F.C.Porto todos os jogos são para ganhar, logo, testes -, ultrapassar este mini-ciclo com sucesso e os objectivos intactos, pode significar o passo decisivo para que algumas desconfianças desapareçam, possamos encarar os próximos tempos com tranquilidade, serenidade e ambições intactas.
Há momentos nas épocas que funcionam como clicks, tudo transformam. São um passo em frente, fazem a diferença, atiram-nos para patamares nunca antes imaginados, marcam clubes, treinadores e jogadores. Foi ultrapassando com sucesso os vários mini-ciclos que em 2010/2011 fizemos história. Foi com crença, transmitindo confiança e forte convicção que Mourinho passou de potencial grande treinador, para grande treinador, quando em 2002/2003, acreditando e fazendo todos acreditar, que apesar da derrota nas Antas frente ao Panathinaikos, a eliminatória ainda não estava decidida.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

No Jogo de hoje e aqui, diz-se que Danilo ultrapassou Alex Sandro e é o lateral dos desequilíbrios. Estatisticamente até pode ser verdade, o lateral-direito marca mais golos que o seu colega do outro lado, mas para mim são os dois desequilibrantes, muito importantes na manobra da equipa, os melhores do campeonato, só não estão na selecção do Brasil porque o seleccionador é Scolari. Não digo a titulares, Dani Alves e Marcelo são grandes craques, jogam em dois dos maiores clubes do mundo, mas como boas alternativas. Mas como são jovens e o Sargentão não vai ficar para sempre na canarinha, o futuro é de Danilo, mais - Dani e Maicon já têm 30 e 32 ano, respectivamente -, Alex, menos - Marcelo só tem 25 anos -, na selecção brasileira e espero que também no F.C.Porto.
  
Notas soltas:
O nosso ex-consócio Luís Filipe Vieira faz hoje 10 anos que foi eleito presidente do Benfica. É natural que o jornal do Benfica, leia-se A Bola, destaque o facto, como é natural e previsível que da parte de alguns jornalistas do panfleto da queimada, os elogios ao presidente do Benfica sejam muitos. Agora que tentem passar a ideia que o Benfica constrói e o F.C.Porto ganha, como se o clube da Luz não ganhasse porque constrói e o F.C.Porto ganha porque não constrói... é completamente falso! O F.C.Porto ganha e constrói, como disso é exemplo, entre outras coisas, a belíssima trilogia: Estádio, Pavilhão e Museu.

Pinhão diz que o Espaço K no Museu do F.C.Porto by BMG, é uma homenagem à grandeza do Benfica porque não há lá um espaço dedicado ao Sporting. Eu acho que aquele espaço tinha que lá estar, porque é um momento único, marcante, daqueles que daqui por muitos anos, uns dirão, eu estive lá; outros, que pena!, eu não estive; e outros nunca se perdoarão por terem saído do estádio antes do jogo acabar. Mas será caso para perguntar: Pinhão, o facto  passares 90% dos artigos a falar do F.C.Porto, significa o quê?

Por falar em Museu, é da mais elementar justiça que o massagista José Luís, no clube há mais de 50 anos e referência do F.C.Porto, tenha lá o seu cantinho.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset