Populares Mês

terça-feira, 5 de novembro de 2013


Tal como já tinha dito aqui, repeti ontem e repito hoje: acredito convictamente que vamos ganhar ao Zenit. E acredito porque há coisas que ainda não se perderam no F.C.Porto e uma delas é a capacidade de dar a volta por cima nas situações mais complicadas. É assumirmos os nossos erros e os nossos defeitos, corrigir e responder positivamente nas horas difíceis. Vamos entrar em campo vendo os oitavos-de-final ao longe, vamos sair do campo vendo os oitavos mais perto. Eu unca desisto do Porto antes que a matemática me obrigue a desistir. Não é apenas uma questão de fé, mesmo que a fé, como diz o povo, mova montanhas. Não, é porque a História recente e menos recente do F.C.Porto, obriga-me, no mínimo, dar sempre o benefício da dúvida ao meu clube. Porque sou um optimista e não um pessimista, muito menos um derrotista. Porque apesar de ter todo o respeito pelos pessimistas - a equipa não tem correspondido às expectativas...-, não tenho respeito nenhum pelos derrotistas, aqueles que estão à espera que as coisas corram mal e aproveitam esses momentos para colocar tudo e todos em causa. Foi assim, é assim, vai continuar a ser assim no futuro. Quando as coisas dão a volta e os factos desmentem o seu derrotismo, assobiam para o ar, pegam na bandeira, colocam o cachecol ao pescoço, vestem a camisola do F.C.Porto e é vê-los a dar azo à sua alegria. São sempre os primeiros a festejar a aafirmar que sempre acreditaram. As duas últimas épocas, sobre esta matéria, então, foram paradigmáticas. Mas se Portugal está cheio deste tipo de gente, mesmo nos mais altos cargos do estado, porque carga de água não teria o F.C.Porto também os seus cínicos, hipócritas, falsos, chico espertos e Judas, gente cobarde que ataca sob a forma de pseudónimo ou a coberto do anonimato? É, o F.C.Porto também tem os seus manhosos, delgados, goberns e afins.
Nota:
Witsel tinha apanhado 2 jogos, o Zenit recorreu, o recurso teve provimento e o belga vai jogar frente ao F.C.Porto. Mesmo que este facto tenha um grande significado, diga muita coisa sobre o poder da Gazprom, patrocinador do Zenit e da UEFA, não mudo a minha opinião: vamos ganhar aos russos.

Árbitro: Tom Harald Hagen (NOR) 
Árbitros assistentes: Dag-Roger Nebben (NOR), Jan Erik Engan (NOR) 
Árbitros assistentes adicionais: Ken Henry Johnsen (NOR), Dag Vidar Hafsås (NOR) 
Quarto árbitro: Sven Erik Midthjell (NOR) 
Delegado da UEFA: Teuvo Holopainen (FIN) 
Observador: Christakis Skapoullis (CYP)
 
Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, D.Reyes, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho,  Mikel, Defour e Josué;
Avançados, Jackson, Ghilas, Ricardo, Varela e Licá.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Josué.


Antevisão de Paulo Fonseca:
«Este jogo tem uma importância grande para as duas equipas mas acaba por não decidir nada nesta fase»

«Este jogo tem uma importância grande para as duas equipas mas acaba por não decidir nada nesta fase»,

«Todos os jogos são importantes no FC Porto. Este é um jogo importante, em função dos resultados das jornadas anteriores, que nos obriga a vir aqui tentar vencer, e por isso é um jogo importante. E também por ser um jogo da Liga dos Campeões. No FC Porto todos os jogos são importantes»

 «Acredito que o Zenit vá tentar fazer um jogo inteligente, mas não acredito que não tenha a intenção de vencer. Acredito que ambas as equipas vão querer vencer, e isso pressupõe um jogo aberto, com clara intenção de atacar. Isso tanto serve para o FC Porto como para o Zenit»

«O jogo do Dragão teria sido completamente diferente» se Herrera não tivesse sido expulso logo nos primeiros minutos, mas a equipa está preparada para responder da melhor forma à exigência do jogo, sabendo que será difícil, fora de casa, frente a uma equipa poderosa».

«Temos as nossas armas e acreditamos nelas. Acreditamos que podemos alcançar um resultado que vá ao encontro das nossas pretensões»

«Independentemente dos jogadores, estávamos a contar com uma equipa fortíssima. Jogue quem jogar, há um claro intuito de fazer um jogo que nos permita levar os três pontos»

«Vamos manter a nossa identidade, sabendo que defender bem é essencial. É uma questão que se coloca sempre a grandes equipas. Frente a equipas que jogam com bloco baixo a dificuldade para construir jogo é maior. O Zenit tem jogadores muito fortes nas ações individuais, o que favorece esse tipo de jogo. Mas vamos manter a identidade, iguais a nós próprios, a querer defender o mais longe possível da nossa baliza e a tentar ter a bola o mais perto possível da baliza contrária.»

«Já tivemos oportunidade de vos esclarecer, por altura do primeiro jogo. Como é do conhecimento geral Marat Izmaylov tem problemas pessoais que está a tentar resolver»

Antevisão de Danilo:
«Um resultado que não seja a vitória complica um pouco, mas decisivo não é, pois ainda faltam dois jogos. No FC Porto todos os jogos são decisivos, a exigência é sempre vencer. Sabemos que temos uma luta mais direta com o Zenit, pois o Atlético distanciou-se. Sabemos que vai ser muito complicado, mas se jogarmos como treinamos e como estamos habituados vamos sair daqui com uma vitória»

«Hulk e Danny são as principais peças do Zenit, mas o coletivo também é forte». Mostraram isso no Dragão. Estivemos bem, mas a dado momento não defendemos bem e eles marcaram através de uma jogada coletiva»

«O Hulk foi feliz no cruzamento mas não há desculpas. Era um lance evitável. Por isso viemos aqui ainda com mais vontade de vencer.»

« O FC Porto tem jogadores muito experientes, apesar de ter uma equipa jovem, e onde há muita autocobrança. Será um jogo muito complicado e a concentração tem de estar sempre elevada, mas todos os jogadores do clube exigem muito a si próprios. Não é preciso ninguém cobrar, que todos sabemos das nossas responsabilidades»

«Estamos preparados para o melhor Zenit, e acredito que o Witsel é um dos melhores do Zenit. A dificuldade vai ser a mesma. Sei que também pode decidir um jogo, mas a nossa equipa está mais focada naquilo que pode fazer. Temos de nos preocupar mais connosco. A responsabilidade maior é nossa»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset