Populares Mês

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014


Depois de ter conquistado o Penta, época 1998/1999, o F.C.Porto esteve sem conquistar o título de campeão nacional português durante 3 anos. Mesmo que tenha conquistado uns trocos, Supertaças e Taças de Portugal, que fariam as delícias de dois clubes de uma cidade muito falada nestes tempos natalícios, não pelas melhores razões, mas pelo lixo amontoado, logo os mesmos de sempre, prognosticaram o fim do ciclo e hegemonia portista. Os tempos tinham mudado, Pinto da Costa já não era o que era, estava desorientado, o Dragão estava sem chama. Sabemos o que aconteceu depois, foram campeonatos, Taças e Supertaças, uma Taça UEFA e, pasme-se, uma Champions League. Que sorte!, exclamaram eles, logo agora tinha de aparecer um predestinado, José Mourinho e evitado a queda de Pinto da Costa e do F.C.Porto - claro que o Presidente e a organização portista, não tiveram nadica di nada a ver com o sucesso, tudo se deveu ao malcriado, truculento, sem fair- play e outros mimos, do mais tarde designado Special One, que mal abandonou o F.C.Porto passou a ser a melhor pessoa do mundo! Como o ano seguinte foi complicado e como os trocos, foram novamente coisa pouca, apenas uma Supertaça e a Taça Intercontinental, eles voltaram a carregar na mesma tecla, é agora, é agora, foi apenas o Mourinho que evitou o inevitável
Azar, veio um holandês com mau feitio, Co Adriaanse e lá se foi outra vez a teoria com a conquista da dobradinha à moda do Porto. O holandês com mau feitio abandonou o barco a poucos dias do início oficial da época e mais uma vez eles esfregaram as mãos, coisas destas nunca aconteciam no Dragão, aproximam-se tempos de mudança, o azul vai dar lugar ao vermelho que o verde conta pouco. Rui Barros toma conta da equipa, o F.C.Porto ganha a Supertaça, vem Jesualdo que nunca tinha ganho em lado nenhum e campeão, bi-campeão... Alto e para o baile - a seguir costumava-se dizer: quem apalpou as mamas à minha miúda? - isto não pode continuar, o ciclo parece eterno, tem de ser parado e se não é dentro do campo, tem de ser fora dele. Saia um Apito Dourado! Benfica quer ver o Porto a pagar em todas as frentes; Porto fora da Champions; Presidente da Liga anula trunfo portista, etc. É o fim, quebramos a espinha do Dragão, sem provas europeias Pinto da Costa está acabado e o F.C.Porto vai demorar anos a sair do buraco. Platini, amigo, 2/3 de Portugal estão contigo! Dasss, malditos, nunca o Comité de Disciplina da UEFA tinha recuado e logo tinha de recuar com os de lá de cima. E o TAS? Bando de vendidos, onde é que se viu, uma sentença que arrasa o acordão da UEFA e dá razão ao Porto? Jesualdo ganhou mais um campeonato, mas como quem ganha muito, tende a relaxar e a adormecer... Chegamos a 2009/2010, tempos do Mestre da Táctica, Exterminador Implacável, Catedrático e mais tarde, Doutor do Povo, do Super-Benfica. Ufff, finalmente, agora já não há retorno. Pinto da Costa está desesperado, já se prepara para abandonar o barco, é um novo ciclo e uma nova hegemonia que se abre, clamava o Reco-Reco Guerra, logo secundado pelo freteiro Delgado e pelo Serpa, também conhecido pelo Kasparov. Ai sim? Toma lá três campeonatos, três
Supertaças, uma Taça de Portugal e mais um troféu internacional, a Liga Europa, tudo com o requinte de um campeonato ter sido conquistado em plena Luz, a suprema das humilhações. Meu Deus, eles têm sete vidas como os gatos, embora sejam Dragões. E chegamos a 2013/2014. Como são como o sapo e burros como uma porta, senão estavam caladinhos, mesmo que o F.C.Porto continue na liderança do campeonato, ainda esteja nas Taças e numa prova internacional, já falam novamente em degradação da organização portista ou em sinais inquietantes de mudança de regime. Pobres e triste criaturas, não percebem nem nunca vão perceber os sinais. Uma grande organização tem raízes profundas, sólidas, até pode abanar, fruto de algumas circunstâncias - renovações, más decisões, recuos estratégicos, etc -, mas não cai.
Um bom 2014 para todos vocês, Kaspas, Recos, Freteiros e afins, tenham muita vida e saúde. Queremos vê-los na primeira fila a roerem-se de inveja dos nossos êxitos. Continuem a sonhar, mas esperem sentados.

PS só para Dragões:
Pinto da Costa não é eterno e depois, perguntam alguns? Claro que Pinto da Costa não é eterno, mas quando essa questão se colocar e não se coloca nos tempos mais próximos, entramos nós. Compete-nos a nós, sócios do F.C.Porto, separar o trigo do joio, exigir que os superiores interesses do F.C.Porto estejam sempre acima de interesses pessoais ou particulares, sejam eles quais forem.
O F.C.Porto podia ter ganho os dois últimos campeonatos com Vítor Pereira sem uma estrutura e uma organização forte, determinada e coesa? Não, não podia. Mas a estrutura não pode nem deve invadir espaços que são sagrados, são da exclusiva responsabilidade da equipa técnica. Esta época, por razões que já aqui abordei e não quero repetir - Ano Novo, vida nova -, tem havido um ou outro foco de instabilidade, mas continuamos aí. A "morte" da organização e da forte estrutura do F.C.Porto, é manifestamente exagerada.

PS para Luís Horta presidente da ADoP:
- Sr. Dr. Luís Horta, o Olival foi hoje visitado por uma brigada da ADoP, organismo que o senhor preside e controlaram 4 jogadores do F.C.Porto. Como estamos a pouco mais de uma semana do Benfica-Porto e eu não quero ficar com bichinhos na cabeça, pergunto-lhe: também foram ao Seixal controlar jogadores do Benfica?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset