Populares Mês

terça-feira, 22 de abril de 2014


A Champions e a Liga Europa já tinham ido, o mesmo aconteceu na semana passada com a Taça de Portugal e a classificação no campeonato ficou ontem decidida, com o terceiro lugar a garantir a pré-eliminatória da prova rainha da UEFA, resta apenas a Taça da Liga. Mas como para mim a Taça da Liga nunca contou, nem vai contar agora - obviamente que quando o F.C.Porto joga quero que ganhe sempre, mas festejar uma Taça da Liga... nem pensar -, é a hora de começar a falar daquela que foi a pior época do F.C.Porto, pelo o menos desde que existe o Dragão até à morte.
Está claro no meu espírito que não se pode resumir tudo de mau que aconteceu nesta época do F.C.Porto, a uma má escolha do treinador. Mas também está muito claro que esta época negativa do F.C.Porto deve-se muito ao facto do treinador escolhido, Paulo Fonseca, não estar preparado para o enorme desafio que é treinar o melhor clube português. E muitos dos problemas que o F.C.Porto começaram aí.

É verdade que temos desinvestido, por isso o plantel perdeu alguma qualidade, não é o melhor do mundo e é curto para grandes feitos a nível internacional. Mas mesmo quando investimos e se recuarmos no tempo, quem chega, salvo algumas poucas excepções, não está sempre uns furos abaixo de quem já fez o seu trajecto e está no ponto para sair e render milhões? Essa não é a política e o que tem acontecido sempre no F.C.Porto e de há muitos anos a esta parte? Por exemplo, quando saiu Ricardo Carvalho e veio Pepe; ou saiu Ricardo Quaresma e veio Hulk, um ilustre desconhecido, também não se disse o mesmo? E depois, não foram eles crescendo até se transformarem em grandes personagens no futebol europeu e transferidos por valores elevadíssimos? Não será isto que se está  a passar agora no F.C.Porto e a única diferença é que ao contrário de outros anos, tivemos um treinador que não só não fez evoluir ninguém que chegou, como fez regredir os que já cá estavam? Mas admitamos que o plantel é fraco e pensemos exclusivamente no campeonato, sempre o principal objectivo do F.C.Porto e vamos ver com quem perdemos pontos:  deixando Benfica e Sporting de fora, mesmo que o plantel dos calimeros seja pior que o nosso, temos, Nacional e Estoril 5 pontos; Marítimo e Académica 3; Belenenses e Guimarães 2, total, 20. Têm estas equipas melhores plantéis que o do F.C.Porto? Não têm. Pode questionar-se se um clube com um orçamento tão alto não tem que ter melhor plantel. Mas e só o futuro responderá a esta pergunta, com tantos exemplos, quem nos garante de daqui a um ano ou dois, não estejamos concluir que tal como aconteceu no passado, precipitamo-nos em muitas avaliações? Quem chegou de novo, chegou num ano muito difícil. Para além de todas as diferenças, clube, país, futebol, métodos de trabalho, grau de exigência, etc., teve pela frente uma temporada atípica do F.C.Porto, é natural por isso que a integração tenha corrido pior, pareçam piores do que são na realidade. Por isso, é minha profunda convicção que se na próxima época tivermos um Porto normal, isto é, com a casa arrumada, políticas bem bem definidas e em todas as áreas, desde a comunicação até à formação e o Líder a liderar, junto com uma escolha acertada para o homem do leme, leia-se treinador, tudo vai ser diferente. Mais uma vez os Velhos do Restelo vão engolir em seco. Espero ainda andar por aqui para conferir.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset