Populares Mês

quinta-feira, 24 de julho de 2014


Para mim paradigma do guarda-redes ideal é o alemão Manuel Neuer. É bom entre os postes - torna a baliza mais pequena; é bom a sair aos cruzamentos; está sempre concentrado, pronto a fazer a diferença, mesmo quando a maioria do tempo é mero espectador; é muito bom fora da baliza - funciona como se fosse um líbero; é extraordinário, para um guarda-redes, a jogar com os pés - tomaram muitos dos que jogam à sua frente terem a sua qualidade de passe, ao perto e quando arrisca mais. Resumindo, é um guarda-redes completo, o guarda-redes ideal para equipas grandes, fundamental se essas equipas - no caso Alemanha e Bayern - não têm centrais rápidos, mesmo que tenham uma excelente organização e os equilíbrios funcionem - há sempre contra-ataques que precisam ser travados... No Mundial, apesar do brilho de K.Navas, Ochoa ou Tim Howard, todos eles pareceram de menos em relação a Manuel Neuer. Vem isto a propósito do que vem sendo dito e escrito sobre o F.C.Porto estar interessado num novo guarda-redes. Com Helton em stand by - tenho opinião bem definida, mas enquanto a situação não ficar clarificado não vou dizer nada e portanto, tudo aquilo que vem na comunicação social sobre o ainda capitão do F.C.Porto, não me interessa. Domingo, o mais tardar, vai ficar tudo em pratos limpos... -, Kadú na equipa B e Ricardo a partir como terceiro guarda-redes, só faz sentido contratar alguém que tenha aquilo que Fabiano já tem - é rápido a sair ao encontro de quem aparece isolado e ágil entre os postes. Na tal concentração para fazer a diferença em jogos onde é pouco solicitado... ainda não deu para um juízo de valor seguro - e tenha aquilo que ao actual titular do F.C.Porto ainda não tem - saídas aos cruzamentos, jogar fora da baliza. O tal líbero que equipa grande que joga ao ataque, subida e não tem centrais rápidos precisa -, bom jogo com os pés e até nem refiro outra característica de guarda-redes de grande equipa: saber quando deve aguentar a bola, baixar o ritmo ou colocá-la rapidamente em jogo.
Portanto e como conclusão, se for possível encontrar alguém que tenha um perfil que reúna muitas destas qualidades, OK, se for alguém que não marque a diferença em relação ao que já temos... mais vale deixar ficar como está.

Como o F.C.Porto não divulga lista de dispensas, vamos acreditar naquilo que vem nos jornais e que Josué, Ghilas, Abdoulaye e Licá não fazem parte do plantel para 2014/2015. Após uma temporada em que todos os jogadores pareceram pior do que são na verdade, se as dispensas de Abdoulaye e Licá já eram expectáveis, para mim as de Ghilas e Josué são uma surpresa. O primeiro porque nunca teve oportunidade de jogar com regularidade e quem joga hoje e sai amanhã, ou entra a poucos minutos do fim e em circunstâncias difíceis, nunca pode mostrar todo o seu valor. Mas também porque com o mercado a durar até ao fim de Agosto e sem a certeza absoluta que Jackson vai ficar - a não ser que vamos estar prevenidos, mesmo para uma transferência tipo Hulk -, Ghilas podia fazer muito jeito.
Já em relação a Josué, é verdade que temos muitas e boas opções para o meio-campo e quem sair para ficar Josué?, mas continuo a pensar que tem talento, um belíssimo pé esquerdo, é português e portista. Ao contrário do que pensa um Dragão meu amigo, não creio que seja por irreverência e rebeldia a mais.
Aos quatro desejo que rapidamente encontrem clube e possam mostrar valor para regressar. Já aconteceu com vários que saíram e voltaram para serem muito felizes de camisola azul e branca vestida.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset