Populares Mês

quarta-feira, 23 de julho de 2014


Granada pressiona; Granada está a perder a paciência e não vai esperar mais; Granada exige ficar com parte do passe; transferência de Brahimi gera tensão; Brahimi custa 8,5 milhões de euros. Tudo miminhos dos nossos "queridos amigos" que e lamentavelmente, mexem com as cabecinhas pensadoras e o sistema nervoso de alguns portistas muito impacientes. Afinal, no momento certo e no tempo do F.C.Porto, Brahimi assinou por 5 anos, custou 6,5 milhões, o F.C.Porto ficou com 100% dos direitos económicos e a cláusula de rescisão é de 50 milhões
Como sempre e porque não conheço muito bem o jogador - vi apenas uns minutos frente à Alemanha e embora já me dessem as melhores informações, sou como S.Tomé... até porque também tive um amigo que torceu o nariz -, vou aguardar, ver com calma e sem precipitações e lá mais para a frente, então sim, direi qualquer coisa. Não se pode pensar e exigir que um jogador que chega de novo mostre logo tudo. Até pode acontecer, mas o normal é precisar de tempo.

A "honestidade" do "porquinho de brega".
Depois de ter andado a dizer que Brahimi custava 8,5 milhões de euros, Nuno Vieira, no panfleto da queimada de hoje e a propósito da contratação de Brahimi, diz o seguinte: "... a operação foi fechada por 6,5 milhões de euros, um valor LIGEIRAMENTE inferior ao que foi ventilado nos últimos dias." Portanto, uma diferença de 2 milhões, num negócio que era para ficar, segundo ele por 8,5, é coisa pouca, apenas uma verba LIGEIRAMENTE inferior. OK. Mas o mesmo "artista", a propósito de dois jogadores que o F.C.Porto dispensou, Josué e Licá e que custaram 0,5 e 1,5 milhões de euros, respectivamente, aí, os mesmos 2 milhões, já são... uma verba SIGNIFICATIVA! 
O "porquinho de brega" e os seus compinchas da queimada, colocam como destaque os sete milhões que o F.C.Porto gastou em jogadores que agora foram dispensados, como se o amanhã não existisse, quando não se sabe o que vai acontecer no futuro, por exemplo, se a verba investida ainda vai ser recuperada e com juros.
Deviam ter vergonha quando falam de ética, quando apregoam a moral e os bons costumes.

No Campeonato da Europa de sub-19, Portugal derrotou a Hungria por 6-1. Foi uma exibição de qualidade da equipa portuguesa, alicerçada num colectivismo assinalável, colectivismo que potenciou algumas individualidades, uma das mais destacadas, André Silva, jovem avançado do F.C.Porto que conseguiu um Poker - 4 golos. Para além de André, na selecção de Hélio Sousa ainda estão mais quatro jogadores pertencentes ao Dragões: Rafa, Ivo Rodrigues, Francisco Ramos e Tomás Podstawski. Isto leva-me  a dizer o seguinte:
Sendo importante ganhar títulos na formação, é sempre melhor crescer com hábitos de conquistar títulos do que sem eles, ganhar títulos não é tudo. Formar jogadores de qualidade, capazes de chegar à equipa principal, é a verdadeira essência da formação num clube como o F.C.Porto. Os citados, mais Rúben Neves, Gonçalo Paciência e outros que temos na formação - não é necessário que todos sejam portugueses - serão, embora com os cuidados necessários, se houver vontade e coragem de os meter à carga, o futuro do F.C.Porto e no caso dos portugueses, do futebol português.
Pergunto-me, como com tanta qualidade, o F.C.Porto não conquistou o título nacional de sub-19... Não pode ter sido apenas o andar a saltitar entre um lado e outro, entre os sub-19 e a equipa B.
Também na formação, a "morte" do F.C.Porto era manifestamente exagerada.

Para terminar, ainda sobre André Silva, Mike e Melga encontraram-se, fica o diálogo:
- Melga, ainda bem que o André Silva é apenas André Silva.
- Claro que sim, não estou a perceber onde queres chegar...
- Melga, estás de raciocínio lento, pareces aqueles que levaram o Vila Pouca a colocar uma barra no blog a dizer que não é Psiquiatra. Quero dizer que ele não apareceu em grande destaque de capa e com uma frase  a acompanhar a foto: O novo Fernando Gomes!

PS - O porquê de "porquinho de brega"
O F.C.Porto ia jogar a Braga, estávamos na recta final do campeonato 2011/2012, era o obstáculo mais difícil que tínhamos de ultrapassar na caminhada para o título. Nuno Vieira no panfleto da queimada, antes do jogo na Cidade dos Arcebispos, com claro objectivo de lançar a confusão, criar instabilidade, fez uma peça onde dizia:
Aconteça o que acontecer, na próxima época Vítor Pereira não continua no F.C.Porto. Como se provou, nem a badalhoquice do "porquinho de brega resultou", F.C.Porto foi campeão, nem Vítor Pereira saiu.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset